Consertando um MP4 player...

MP4 PlayerA Séfora tem esse MP4 já há algum tempo e acabou quebrando o conector USB. Isso parece um problema comum, já vi uns 2 outros MP4 com o mesmo problema. O conector é muito pequeno e de plástico. Com o tempo de uso e/ou excesso de força ao encaixar ele quebra facilmente.

O MP4 é o da foto acima da marca Merlin de 2GB, com rádio FM. Existem muitos outros MP4s parecidos com esse. Este aqui tem o velho conhecido ATJ2093 como processador, memória Samsung e um CI TEA5767 (Receptor de FM montado por baixo da placa). A bateria recarregável é de 3,7V 250 mAH. Na foto abaixo vemos que uma parte da placa é coberta por fita crepe. Talvez pra tentar isolar da carcaça metálica. Também vemos o local para mais uma memória (Para aparelhos de 4GB).
MP4 Vista Interna
É comum a quebra da parte de plástico em volta dos pinos do conector. Assim o cabo USB fica “bambando” e não encaixa direito. Não encontrei outro conector pra substituir, então pensei em algumas alternativas que não deram muito certo e uma que ficou horrível mas que funcionou.

A primeira tentativa de conserto foi feita com uma plaquinha de metal soldada no lugar da área quebrada. Não deu muito certo. O cabo continuava “bambando”. Ficou assim:

Conserto 1

A segunda foi pior ainda. Pensei em usar os conectores retirados de um kit de desenvolvimento da Texas (EZ430-F2013 – foto abaixo). O conector era muito frágil e ficou torto quando tentei retirar da placa original.
Kit MSP430 doador
Pra completar as trilhas da USB do MP4 se soltaram quando fui colocar o conector na placa do MP4. Já não se fazem placas como antigamente. Hoje as trilhas não passam de 20 mils e após um pouco de contato do ferro de solda elas descolam da placa.

Cabo soldado internamente
Com esse último incidente tive que apelar. Peguei um cabo USB comum e soldei diretamente na placa. Depois passei cola quente para segurar o cabo. Como a caixa possui uma espessura muito pequena não deu pra fazer o tradicional nó no cabo pra não sair. Mas a cola quente segurou bem e o MP4 está funcionando normalmente.

MP4 consertado

7 comentários:

  1. MEU MP4 ESTAVA DO MESMO JEITO,SENDO Q A BATERIA TBM TINHA PIFADO,DAI FIZ UMA GAMBIARRA PRA PODER LIGAR ELE SEM A BATERIA,CORTEI OS FIOS DA BATERIA E LIGUEI UM CARREGADOR DE CELULAR NO LUGAR DA BATERIA,TA FUNCIONANDO LEGAL,SENDO Q COMO Q PORTA USB DELLE QUEBROU NAUM TEM COMO EU PASSAR NOVAS MUSICAS,DAI EU QUERIA Q VC ME EXPLICASSE ESSE ESQUEMA Q VC FEZ NO SEU MP4,POIS REPAREI Q VC SOLDA OS FIOS NO MEIO DA PLACA E NO MEU MP4 TEM Q SER O MSMO ESQUEMA PQ A PARTE DA PLACA ONDE FICA O CONECTOR USB,FOI TOTALMENTE DANIFICADA,SE PUDER ENTRAR EM CONTATO AGRADEÇO!!!MSN: DJ.RADIX@HOTMAIL.COM

    ResponderExcluir
  2. eu com raiva joguei o meu no chão e agora ele não liga por favor me fala o que devo fazer

    ResponderExcluir
  3. o meu mp4 quebrou um filzinho tipo uma dinamitezinha pratiada e agora não quer liga o que eu fasso??

    ResponderExcluir
  4. Olá, os fios do meu Mp4 são branco e verde, coloco o branco no lugar de qual? E o preto e vermelho não consegui identificar o ponto da solda na sua foto. Solda onde mesmo?

    ResponderExcluir
  5. O meu Mp4 tem o fio verde e branco, soldo o branco no lugar do seu amarelo e o verde no lugar do azul? ou é o inverso? ah... os fios preto e vermelho pela ft não consegui ver claramente o ponto que vc soldou. Poderia me informar? Obrigada

    ResponderExcluir
  6. comprei um mp4 da dls ele esta novinho mais tem um pobreminha ele esta com pobremas nao esta carregando eo pobrema ta no aprelho meu

    ResponderExcluir
  7. queria saber quanto fica pra arruma ele pra pegar e ligar e carregar e usar normal

    ResponderExcluir

1. Alguns comentários são moderados automaticamente. Caso isso ocorra pode levar algum tempo até que eu veja e o libere.
2. Comentários fora do assunto do post podem ser apagados.
3. Não, eu não posso consertar os seus aparelhos!