MP4 PlayerA Séfora tem esse MP4 já há algum tempo e acabou quebrando o conector USB. Isso parece um problema comum, já vi uns 2 outros MP4 com o mesmo problema. O conector é muito pequeno e de plástico. Com o tempo de uso e/ou excesso de força ao encaixar ele quebra facilmente.

O MP4 é o da foto acima da marca Merlin de 2GB, com rádio FM. Existem muitos outros MP4s parecidos com esse. Este aqui tem o velho conhecido ATJ2093 como processador, memória Samsung e um CI TEA5767 (Receptor de FM montado por baixo da placa). A bateria recarregável é de 3,7V 250 mAH. Na foto abaixo vemos que uma parte da placa é coberta por fita crepe. Talvez pra tentar isolar da carcaça metálica. Também vemos o local para mais uma memória (Para aparelhos de 4GB).
MP4 Vista Interna
É comum a quebra da parte de plástico em volta dos pinos do conector. Assim o cabo USB fica “bambando” e não encaixa direito. Não encontrei outro conector pra substituir, então pensei em algumas alternativas que não deram muito certo e uma que ficou horrível mas que funcionou.

A primeira tentativa de conserto foi feita com uma plaquinha de metal soldada no lugar da área quebrada. Não deu muito certo. O cabo continuava “bambando”. Ficou assim:

Conserto 1

A segunda foi pior ainda. Pensei em usar os conectores retirados de um kit de desenvolvimento da Texas (EZ430-F2013 – foto abaixo). O conector era muito frágil e ficou torto quando tentei retirar da placa original.
Kit MSP430 doador
Pra completar as trilhas da USB do MP4 se soltaram quando fui colocar o conector na placa do MP4. Já não se fazem placas como antigamente. Hoje as trilhas não passam de 20 mils e após um pouco de contato do ferro de solda elas descolam da placa.

Cabo soldado internamente
Com esse último incidente tive que apelar. Peguei um cabo USB comum e soldei diretamente na placa. Depois passei cola quente para segurar o cabo. Como a caixa possui uma espessura muito pequena não deu pra fazer o tradicional nó no cabo pra não sair. Mas a cola quente segurou bem e o MP4 está funcionando normalmente.

MP4 consertado