Antes do kit chegar eu procurei na rede pra ver a “cara” do kit mas não achei muita coisa. Claro que tem o site da freescale com toda a documentação e softwares disponíveis para download. Mas faltava uma foto do kit. Eu não sei se isso é normal, mas gosto de ver as fotos de equipamentos eletrônicos por dentro.
Então... Como ninguém colocou as fotos e nem disse como é fuçar nele resolvi postar as minhas impressões.Começo pela quantidade de itens que vem no kit. Da listagem oficial (packing list) de 25 itens só não veio o stylus pack (Palm M125/M130). Estou usando o touch screen sem essas canetas, como será visto mais pra frente. Tirei fotos dos itens mais importantes e comento a seguir.
A documentação (foto ao lado): 3 CD´s, starter guide, packing list, garantia, etc...
Os CD´s são os seguintes:
1. i.MX21 Techinical Documentation & Software Utility
2. Linux Board Support Package
3. Platform creator suite for Linux OS
A placa suporta Windows CE também, embora os demos que vieram gravados sejam apenas em Linux.
Detalhe da placa do processador. O processador é um MC9328MX21 ARM9 rodando a 266 MHz. As memórias são duas HYB25L256160AF (RAM) da Infineon e duas S29WS128N (Flash) da Spansion. Uma terceira placa bem menor vai encaixada num soquete na CPU. É uma memória NAND Flash K9F1208ROB da Samsung. Os esquemas das placas podem ser baixados no site da Freescale.
Agora, em detalhe, a parte de rede da placa. Estranhei ver um CS8900A aí. É um chip datado e com taxa de 10 Mbps. A Freescale poderia ter colocado um chip melhorzinho.
Detalhe do CI de som. É um WM8731S Wolfson e tem entrada de microfone e linha além da saída pra fones. E por falar em fones vem um junto com o kit.
O display de 3.5” (320x240) com touch screen:
O teclado com 36 teclas. A marcação das funções é bem pequena e fica difícil usar alguns demos com o teclado.
A interface PCMCIA:
A placa de vídeo vem com um conector para vídeo composto e outro SVHS. Existe a marcação para um conector VGA de 15 pinos que não foi montado. O chip é um FS453LF da Focus.
O módulo da câmera de vídeo:



Só testei e desmontei o modelo das fotos. Já vi outros modelos em lojas de 1,99 e camelôs que parecem ter a mesma configuração interna, mas com caixas diferentes. E todas dizendo maravilhas de seu sistema. Tem uma que vi num catálogo impresso dizendo que basta umas apertadas durante 40 minutos para ficar 4 horas acesa. Um verdadeiro milagre...
Confesso que ainda estou procurando o “microprocessador inteligente”. Como se pode ver nas fotos abaixo existem apenas dois Circuitos integrados: Um comparador duplo
O circuito também não é muito complexo, embora cumpra o seu papel. Os transistores Q3 e Q4 formam um oscilador para chavear o transformadorzinho no canto superior esquerdo da foto. Isso serve para baixar a tensão para o carregamento das baterias que é controlado pelos comparadores de tensão.