Pedal de efeitos: Parte final (finalmente!)

Bom, antes tarde do que nunca...

Há três anos montei um pedal de efeitos para guitarras e publiquei o andamento do projeto em cinco partes aqui no blog. Faltou finalizar e postar o código fonte. Era pra ser mais completo e com oito efeitos diferentes, mas engavetei (literalmente) o pedal e só agora recuperei, fiz um vídeo dele funcionando e dei uma conferida no software para ver se estava "publicável". Como estou fazendo uma limpeza nas coisas velhas por aqui e vou ter que dar um fim para o pedal (desmontar) achei melhor publicar os resultados até o ponto que parei. Vai que aparece um maluco que queira continuar ou fazer algo parecido...

Esta versão tem quatro efeitos: delay de aproximadamente 10ms até 250ms, delay até próximo de 800ms, delay de 1ms a 14ms (não é muito útil) e uma versão experimental de reverberação que não ficou muito boa. No vídeo abaixo dá pra ver os efeitos em ação. Como não tenho uma guitarra (e nem sei tocar), usei o Garage Band no iPad para simular a guitarra, com todos os efeitos (do Garage Band) desligados.



E para ficar registrado seguem, novamente, os esquemas do pedal. Primeiro a parte analógica com os amplificadores e filtros de entrada e saída:

Esquema pedal delay
E a parte digital:
Esquema pedal delay

O pedal:


A montagem interna (ninho de gato):

Mais detalhes podem ser encontrados nos posts anteriores:


Agora o software. Lembrando que não é a versão final e que não haverá modificações. Todo o software roda na interrupção do conversor AD. Como o software é pequeno e a memória do microcontrolador é grande (256kB) usei várias tabelas indexadas pelo valor da tensão no potenciômetro que seleciona o valor do delay. Não lembrava que havia feito isso, só agora revisando o código é que vi...

Para baixar o código fonte clique aqui! (Não ligue para a bagunça, o software ainda estava em testes...). Como sempre a licença é WTFPL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1. Alguns comentários são moderados automaticamente. Caso isso ocorra pode levar algum tempo até que eu veja e o libere.
2. Comentários fora do assunto do post podem ser apagados.
3. Não, eu não posso consertar os seus aparelhos!