domingo, 4 de julho de 2010

Pedal de efeitos (Parte I): Testes Iniciais...

Bom, sobrou um tempinho hoje e deu pra montar um setup de testes para o pedal de efeitos para guitarras que venho planejando faz tempo. A idéia inicial é criar um pedal de delay e reverb microcontrolado. Novos efeitos devem ser acrescentados depois, se tudo der certo, é claro...

Pedal de efeitos - setup de testes

Neste primeiro teste montei uma malha R2R de 12 bits com resistores de 1k com 1% de tolerância. Pode parecer pouco nestes tempos de conversores de 16 e 24 bits para áudio mas vale lembrar que o Boss RV-3 usa conversor AD e DA de 12 bits (e o DA é com R2R). Já trabalhei com áudio em microcontroladores anteriormente usando conversores de 10 bits (AD e DA) e não ficou tão ruim assim. Foi num trabalho para a faculdade em 2004 ou 2005 (não lembro mesmo) onde usei dois microcontroladores MC9S12NE64 num projeto de transmissão de áudio pela Ethernet. Um uControlador convertia os dois canais de áudio numa taxa de uns 60kHz em 10 bits, empacotava num UDP feito nas coxas em assembly e enviava pela rede. Do outro lado um NE64 desempacotava e passava o áudio para um conversor DA feito também com malha R2R com resistores de 5% (!!!). E pior que funcionou muito bem, ninguém reclamou da qualidade do áudio. Levando isso tudo em consideração montei o seguinte conversor DA para o pedal:

Pedal de efeitos - setup de testes

O MCF51AC256 usado no pedal possui 24 conversores AD de 12 bits logo essa parte não precisou de muita coisa externa. Montei apenas um divisor em VCC/2 para gerar o nível DC e um capacitor de acoplamento. O controle dos efeitos ficará a cargo de um trimpot de 5k que vem montado na placa de demonstração.

Fiz um software de testes rapidinho no CodeWarrior 6.2 para ler os dois AD’s (entrada do sinal e o trimpot) e gerei uma dente de serra no conversor DA:

Pedal de efeitos - setup de testes

Agora só falta ligar isso numa fonte de áudio (vou usar o PC com alguns samples de guitarra) e um amplificador e começar a codificar o software do pedal. Mas isso fica pros próximos dias...

Um comentário:

  1. Bastante trabalho pela frente, hein?
    Tomara que sua inspiração não termine nunca, para que possamos ser brindados com suas ideias por muito tempo...

    Abração do Macagnan!

    ResponderExcluir

1. Alguns comentários são moderados automaticamente. Caso isso ocorra pode levar algum tempo até que eu veja e o libere.
2. Comentários fora do assunto do post podem ser apagados.
3. Não, eu não posso consertar os seus aparelhos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...