Faz tempo que este post estava nos rascunhos e achei melhor publicar como está mesmo. É mais um texto com notas para meu eu futuro.
Então, contando aqui tenho alguma presença na Internet desde 1997 e, como já falei em outros posts, sobrou pouco do que escrevi ou produzi de conteúdo pra web de antes de 2004. O Pakéquis mesmo existia bem antes deste blog, mas em forma de site e com outro nome. Só dá pra resgatar alguma coisa dessa época no Wayback Machine. Outros sites que eu tinha não consigo encontrar por lá por ter esquecido o endereço original.
A questão aqui é que eu não tinha backup disso, principalmente por ter apagado essas coisas dos meus HDs durante essa pré-história internética. Meu primeiro PC tinha um HD de 1GB e como enchia rápido as coisas eram apagadas sem dó. Consegui um HD de 4GB, pelo que me lembro e ficou assim até por volta de 2005, quando troquei de PC por um usado com HD de 80GB. Dessa época comecei a guardar melhor o que tinha. A foto abaixo é do HD de 1GB ou de 4GB, está bem ruim e não dá pra ler direito:
A principal virada foram as câmeras digitais, onde as fotos passaram a ser mais comuns e guardadas no HD do PC. Olhando aqui a minha pasta de fotos tem 530 GB e mais de 125.000 arquivos. Tudo acumulado desde 2004. Depois dos filhos as fotos ganharam muito mais volume e são arquivos que não quero perder. Depois vieram os canais que acumulam uns 2.5 TB de vídeos e outros arquivos. E os arquivos de referências e coisas que quero guardar para pesquisa futura, técnicos e não técnicos.
A questão deste post é sobre como manter isso sem perder durante todos estes anos. A minha solução de backup teve uma falha em 2023 quando perdi uma pasta com as fotos que tinha acabado de passar do celular para o PC. Um HD de 1TB que já estava mostrando problemas de SMART desde muito tempo acabou dando defeito e não tinha feito o backup ainda. Até coincidiu de ter as fotos da visita do Luciano aqui em casa e quando ele me pediu foi que vi que elas foram perdidas nesse HD. Foi o segundo HD perdido em quase 30 anos, o primeiro foi do meu primeiro notebook, um Acer Travelmate, de 20GB. Tem foto da época de quando troquei o HD original (IBM) por um novo:
Nessa do notebook não perdi nada, pois não costumo deixar arquivos no notebook. Tudo ficava salvo no meu PC desktop com cópias em HDs externos.
Falando em HDs externos, no começo tinha dois de 1TB da Hitachi de 3.5" e hoje uso uma combinação de 3 de 1TB de 2.5" e um de 4TB também de 2.5". A rotina de backups continua manual e é isso que estou tentando melhorar atualmente. Normalmente faço backup quando passo as fotos dos celulares do povo daqui de casa para o PC.
Com a perda do HD em 2023 resolvi que não tenho que confiar mais nesses discos que giram e que preciso de redundância. Fazendo as contas e baseando no meu maior HD externo que é de 4TB cheguei ao número (e preço) de 8TB como suficiente para os próximos anos. Como não quero passar novamente pela perda de arquivos por falha de HD, dobrei a meta e coloquei dois HDs de 8 TB em RAID 1. Assim tudo fica espelhado e caso um HD de defeito o outro estará com a cópia. Está assim há quase 3 anos já. Só tem o problema de não funcionar no Linux, que mostra os dois HDs separados, mesmo o RAID sendo feito pela placa mãe. No Windows funciona normalmente.
Para as cópias externas o HDzinho de 4TB tem o que interessa (arquivos dos canais, fotos e documentos importantes) e os 3 de 1TB cada um tem uma parte disso. Se a casa pegar fogo dá pra sair correndo com eles.
Caso não dê pra sair correndo com os HDs externos os documentos importantes e arquivos dos canais estão na nuvem. Só as fotos que ainda não subi tudo pra nuvem. Nuvem no caso são diferentes pra cada coisa. Não confio em apenas um serviço pra isso. Melhor perder parte do backup do que perder tudo.
Essa é minha opção de backup atual, com falhas claro, mas me atende. Os arquivos em sua maioria só interessam a mim mesmo e provavelmente sumirão quando eu não estiver mais aqui, o que é o mais comum. Meu interesse em coleções me ensinou que a maioria não sobrevive após a partida do dono.


Nenhum comentário:
Postar um comentário
1. Alguns comentários são moderados automaticamente. Caso isso ocorra pode levar algum tempo até que eu veja e o libere.
2. Comentários fora do assunto do post podem ser apagados.
3. Não, eu não posso consertar os seus aparelhos!