Por dentro de um Transcoder BR5000 da Tecnovideo

 

Transcoder Tecnovideo BR5000

Daí eu estava fuçando as fotos no celular e encontrei estas aqui que tirei no ferro-velho quando comprei os testadores de telefones públicos. Não lembrava delas, mas acho que dá um bom post de "por dentro". 

Então, o aparelho é um transcodificador da Tecnovideo modelo BR5000 e já estava sem a tampa e sem o transformador (prática comum nos ferro-velhos da vida). Não trouxe ele pra casa, deve estar lá ainda ou já foi desmontado pra reciclar a carcaça de metal. Nos antigos tempos dos videocassetes se você comprasse um aparelho lá fora (importado) teria que usar um transcodificador para ligar em sua TV brasileira (PAL-M). Este transcodificador é um modelo que transcodifica NTSC e SECAM para PAL-M, PAL-N e PAL-G (sim, existem PAL para todos os gostos, eu já cheguei a trabalhar com PAL-K).

Aqui uma visão do painel traseiro do equipamento:

Transcoder Tecnovideo BR5000


O circuito interno tem duas placas (principal e painel). A placa vista de cima:

Transcoder Tecnovideo BR5000

Pura circuitaria anos 80, com muitos CIs lógicos da SID, capacitores laranjas e fios pra todo lado. Aqui um detalhe da placa:
Transcoder Tecnovideo BR5000
Legal os quatro cristais enfileirados e as bobinas de forma azul. Muitos ajustes pra fazer nisso aí. Em outra área os CIs da SID Microeletrônica:

Transcoder Tecnovideo BR5000

A sujeira da placa deve ser por causa do tempo que o aparelho ficou aberto e jogado num canto.



2 comentários:

  1. Eu lembro que quando a Matsushita lançou estes CIs "decodifica tudo" foi tão surpreendente que até o professor Alcione chegou a escrever um artigo na antiga revista Antenna.

    ResponderExcluir
  2. Olá pakequis tenho 12anos e adoro o seu canal.

    ResponderExcluir

1. Alguns comentários são moderados automaticamente. Caso isso ocorra pode levar algum tempo até que eu veja e o libere.
2. Comentários fora do assunto do post podem ser apagados.
3. Não, eu não posso consertar os seus aparelhos!