Por dentro de um testador de telefone público Adenn ADTSP09

 

Testador de telefone público Adenn ADTSP09

Recentemente (re)encontrei uns testadores de telefones públicos no fero-velho e comprei três para fazer uma série de vídeos aqui. O primeiro é este da foto, um ADTSP09 da Adenn. É um modelo que simula uma linha física, verifica a corrente de consumo do aparelho, emite um tom para teste do áudio e faz a simulação de coleta simples e dupla nos dois modos usados no Brasil (inversão e tom de coleta de 12kHz).

Segue o vídeo:


No vídeo não mostrei - pois só vi depois de gravar - mas tem uma etiqueta colada na tampa de cima do aparelho:

Etiqueta encontrada dentro do aparelho

A data de 01/06/1996 é bem próxima a época que comecei a trabalhar consertando telefones públicos. Trabalhei com isso por 8 meses até meados de 1997. Usava um aparelho parecido, da mesma marca, mas de modelo diferente, com mais funções. Inclusive esse outro modelo vou mostrar também no canal e no blog em  breve.

O aparelho por dentro:

Testador de telefone público Adenn ADTSP09
Dá pra ver que ele é "a cara dos anos 80" da eletrônica no Brasil: Capacitores eletrolíticos da Siemens, Capacitores de poliéster Philips, aquele trimpot vermelho e outras coisas comuns da época.

A placa do aparelho:

Testador de telefone público Adenn ADTSP09


Procurando na Internet não existe (até este post) nenhuma referência a esse equipamento. Como é um aparelho de uso especifico é bem compreensível não ter mesmo.

Um comentário:

1. Alguns comentários são moderados automaticamente. Caso isso ocorra pode levar algum tempo até que eu veja e o libere.
2. Comentários fora do assunto do post podem ser apagados.
3. Não, eu não posso consertar os seus aparelhos!