Testes do canal

Bom, algumas observações para meu registro e para que os meus leitores (todos os 3) possam saber o que está acontecendo.

1. Estou fazendo testes com meu canal de vídeos. O primeiro foi publicar um vídeo por semana, as terças e no mesmo horário (19 Horas). Depois de um tempo fiquei duas semanas sem vídeos e nessa semana agora lancei um vídeo por dia (de 2 a 6 de Setembro).

2.  O objetivo dos testes é conseguir indicadores que mostrem um caminho para aumentar o número de inscritos/dia e o número de visualizações.Tenho aqui um gráfico dessa semana:

Gráfico de Visualizações

3. Pelo gráfico vemos que durante o dia a visualização é mais ou menos constante e cai na madrugada e pela manhã. Os dois picos maiores são após o lançamento de um vídeo.

4. O resultado desse rush de cinco dias pode ser visto nesse outro gráfico:

Gráfico de Visualizações
5. Pelo gráfico vemos que quarta e quinta foram bons dias e a Sexta teve uma queda, mesmo com vídeo novo. Claro que tem outros fatores como tempo de duração e assunto do vídeo que lancei naquele dia. Isso precisa ser checado com mais testes. O resultado dessa semana foi um crescimento de 13% nas visualizações, o que é muito bom.

6. Por mais que eu lance vídeos novos a média da quantidade de inscritos diariamente continua mais ou menos constante há um ano, por volta dos 20 inscritos:

Gráfico de inscritos

7. Para aumentar a quantidade de inscritos/dia preciso melhorar a divulgação dos vídeos e do canal. Isso é um problema que já detectei faz tempo, mas como sou uma negação em marketing os resultados não mudaram. Estou tentando melhorar com uma maior participação nas redes sociais, publicando mais fotos e mini-vídeos.

8. Uma curiosidade é que o Pakéquis é muito bom na busca direta. A maior parte das visualizações vem da busca com 32%, depois as sugestões com 29;8% e as vindas de fora (externa) contam 15%:

Gráfico de descoberta
9. Analisando essa semana e os outros testes nas outras o resultado já era o conhecido: é preciso manter uma cadência de vídeos. Nessa semana que começa já tenho um novo teste com dois vídeos, um na terça e outro menor na quinta.

3 comentários:

  1. Oi Rodrigo. Que tal fazer alguns vídeos sobre uso de multímetros, geradores de função e osciloscópios como na série "101 usos " do Robert G Middleton ou do Newton C Braga "tudo sobre multímetros"

    ResponderExcluir
  2. Deixa te perguntar uma coisa, você pretende postar TODOS vídeos aqui no blog também? Ter ou não comentários nos vídeos de alguma forma te penaliza? Motivo, estou fortemente inclinado a nunca mais comentar nada lá diretamente no youtube, se tem uma coisa que eu não suporte são os hatters que não sabem respeitar uma opinião alheia.

    Como falei lá, penso que... pelo tempo que a gente se conhece, você deve levar algumas coisas que falo na esportiva, uma delas é a batidinha, se quer bater, bate até quebrar, só abaixa um pouco o volume delas na edição.

    No mais eu tinha mais o hábito de visitar primeiro o blog pra ver se tem vídeo, como me inscrevi no canal, passei a ir direto lá por causa da notificação. Nisso notei que muitas vezes você postava um vídeo e demorava a publicar no blog. Nisso passei a ir primeiro no youtube, mas a partir de agora estou voltando no método antigo, primeiro o blog, comentário só aqui e assistir o vídeo lá até o final, pois sei que ir até o fim conta melhor pro algoritmo do youtube. Se demora pra sair no blog, sem problema, eu espero.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Luciano. Sim, todos os vídeos serão postados aqui, como de costume. Eu não ligo para os haters e levo os comentários com tranquilidade. Meu problema são os stalkers que aparecem de vez em quando e ficam tentando contato no facebook e pedindo meu zapzap.

      Estou demorando pra postar no blog por falta de tempo. Deu uma acumulada nos últimos por causa dos reviews que tenho prazo pra fazer os vídeos de acordo com as lojas. Mas vou ver se dou um sync no blog e canal.

      No canal o que conta mais é o tempo total que um vídeo é visto. Comentários não contam tanto.

      Excluir

1. Alguns comentários são moderados automaticamente. Caso isso ocorra pode levar algum tempo até que eu veja e o libere.
2. Comentários fora do assunto do post podem ser apagados.
3. Não, eu não posso consertar os seus aparelhos!