Microsoft Wireless Keyboard 1000 e Wireless mouse 2000 por dentro

Mais um dia, mais um "por dentro". Hoje é dia de falar do meu mouse e teclado da Microsoft, que me acompanham desde 2010. O teclado é o terceiro que passa por aqui e o mouse eu já perdi a conta de quantos já troquei antes de comprar o atual. Como duraram e ainda funcionam depois de sete anos de uso acho que já dá pra recomendar, né? Mas vamos ao vídeo e depois as fotos:


As fotos da placa da base, em cima e embaixo:

Microsoft wireless Desktop Receiver 3.1

Microsoft wireless Desktop Receiver 3.1
O modelo é descrito como "Microsoft wireless Desktop Receiver 3.1" e é um pouco grande. Normalmente as bases de teclados e mouses sem fios (atualmente) são no formato de um pendrive. Esta aqui tem a vantagem de ter um cabo longo e dá pra colocar bem perto do mouse e teclado. A antena é impressa.

O CI maior está marcado como SPCP26A011A e não há muita coisa sobre ele na web. Deve ser um microcontrolador com USB. O CI de RF é um TRF7909 e, mais uma vez, nada de informação. O CI de oito pinos acho que é uma memória equivalente a 24C02 (até onde consegui pesquisar).

O mouse é composto por duas placas empilhadas:
Microsoft Wireless Mouse 2000

O sensor tem 32 pinos e este encapsulamento transparente é muito legal. Não consegui identificar um part number nele. Virando o mouse vemos a placa de RF:

Microsoft Wireless Mouse 2000

Aqui temos duas bobininhas e a antena impressa. O CI maior não consegui identificar (já deu pra perceber que é meio complicado identificar os componentes destes aparelhos). O de oito pinos é uma memória 24AA161.

Já o teclado tem só um CI:

Microsoft Wireless Keyboard 1000

O CI está identificado com o código X816401 e tem o logo da Microsoft. A antena neste caso é um fio que dá a volta em todo o teclado.

3 comentários:

  1. Você prestou atenção ao detalhe do transmissor do teclado? Que ele é controlado a cristal? Eu espera também um CI que tivesse o transmissor embutido, mas ai pelo visto fizeram um transmissorzinho clássico a cristal mesmo!

    ResponderExcluir
  2. Talvez vc nem veja esse comentário, mas eu tenho um kit parecido com esse e meu mouse está com as placas internas oxidadas por conta de ser guardado e uma pilha ter estourado dentro dele e ficado lá por muito tempo. São duas placas e elas estão conectadas uma a outra, as duas placas foram afetadas inclusive a conexão entre as placas está oxidada tbm. Tem alguma coisa que eu possa fazer para tentar recuperar esse mouse? Tentei ligar e não funcionou, mas os contatos das pilhas estão bem oxidados e um deles até quebrou.

    ResponderExcluir
  3. Opinião de um intrometido: Talvez você nem veja esse comentário também. Refaça a conexão corroída com qualquer fio metálico, não esquecendo de remover a resina para que haja um perfeito contato na soldagem. Limpe tudo com álcool isopropílico.

    ResponderExcluir

1. Alguns comentários são moderados automaticamente. Caso isso ocorra pode levar algum tempo até que eu veja e o libere.
2. Comentários fora do assunto do post podem ser apagados.
3. Não, eu não posso consertar os seus aparelhos!