Desmontando um micro system Lenoxx MC-252

Micro System Lenoxx MC-252

Daí eu encontrei este micro system (Lenoxx MC-252) jogado num terreno aqui perto, junto com uma cama e outros móveis quebrados. Trouxe pra casa pra ver se dava pra aproveitar algo e mandar o resto para a reciclagem (coisa que o antigo dono deveria ter feito). Segue o vídeo do processo de desmontagem e comentários e fotos:


Testei ele ligando na rede e não funcionou. Ele não estava funcionando e tinha algumas modificações na saída de áudio. Aqui vemos a placa do display no lado da solda:
Placa do display

Um daqueles dois CIs bolhas é um SC3610, relógio e frequencímetro. Não conhecia e gostei muito de descobrir que existem CIs para isso. Ele desconta as FIs de AM (455 kHz) e de FM (10,7 MHz) automaticamente. E do outro lado da placa tem o display e o CI do controle de volume (SC9153A):
Placa do display

Como eu disse no vídeo, me pareceu uma decisão estranha usar um CI para controle de volume e todo o circuito para ele ao invés de um potenciômetro. Acho que sairia mais barato, mas isso só o projetista original poderia dizer o porquê desta decisão.

Agora a fonte e o amplificador de potência de áudio:
Placa da fonte e amplificador
Esta placa toda dá pra reaproveitar, junto com o transformador, e usar como está. Vou testar qualquer hora com as caixas originais do micro system. O amplificador de áudio é um CI TA8227.

A placa de MP3 e do CD player parece um módulo pronto de outro fabricante. Ali no canto superior direito tem um 7805 para a alimentação. Ela tem um controlador de motor, memória RAM, uma flash e um CI que acho que é um microcontrolador. Preciso olhar ela com mais calma:


Placa do CD e MP3

A placa do rádio tem só o CI do rádio em si (TA2111) e várias chaves e transistores:
Placa do rádio

Falei que ia tirar foto do suporte da placa de MP3 e CD e tá aqui:
Suporte para a placa MP3
É bem estranho, parece que foi feito o suporte original para outra placa e depois colocaram mais um "talo" de plástico para a nova placa.

E o toca fitas é este aqui:
Módulo do Toca fitas
Este módulo parece que dá pra reaproveitar tudo como está. O CI é um AN7312 (amplificador para toca fitas) e vou ver se dá pra fazer um projetinho bem antigo que tenho na minha lista de "projetos pensados e nunca executados".

Um comentário:

  1. Olá, boa noite. Na fotografia, a 3ª de baixo pra cima... O que são os pontos com essa pasta meio que derramada sobre alguns circuitos? é uma pasta meio bege, seca que sai na unha ou com a chave de fenda. O que é essa pasta? Obrigado e tudo de bom.

    ResponderExcluir

1. Alguns comentários são moderados automaticamente. Caso isso ocorra pode levar algum tempo até que eu veja e o libere.
2. Comentários fora do assunto do post podem ser apagados.
3. Não, eu não posso consertar os seus aparelhos!