Telefone de disco antigo verde

O aparelho da foto foi comprado ontem, no ferro-velho. Ainda não tenho um uso pra ele, mas acho que dá pra reaproveitar o disco para um projetinho com Arduino e a campainha eletromecânica para incomodar os outros. Claro que tem vídeo de "por dentro" (o pessoal parece que realmente gosta disso):


E vamos as fotos. Primeiro uma vista interna do aparelho:

Telefone de disco - por dentro

Como eu disse no vídeo, o circuito é mais ou menos padrão e pelo que me lembro tinha um tal de "padrão Telebrás" com um esquema básico. Me lembrou da época em que trabalhei consertando telefones públicos. O capacitor de 1uF é o da campainha para não deixar passar o nível DC. O transformador é uma hibrida telefônica para separar o áudio que vem do que áudio que vai:

Telefone de disco - por dentro - placa

O disco tem uma marcação escrita "1972" que deve ser o ano de fabricação. Pela caixa transparente dá pra ver os dois contados chaveadores. Um é fechado quando se gira o disco e só abre novamente quando ele para. O outro é interrompido um número de vezes igual ao do número discado:
Telefone de disco - por dentro do disco

A bobina da campainha, que aciona o badalo (ou martelo) que bate nos sinos. A peça de plástico branca é o "controle de volume" da campainha. Ele ajusta a força com que o badalo (ou martelo, como queira) bate nos sinos:
Telefone de disco - Campainha eletromecânica

Um angulo melhor, de cima, onde se vê o martelo (ou badalo, hehe). Preciso tirar a parte elétrica, desmontar as peças e limpar tudo:
Telefone de disco - Badalo da campainha