Por dentro da TV LG 32LD650 (que está com áudio e vídeo lentos)

Olha o problema:


Esta TV era do meu irmão mais novo e começou a apresentar problemas há pouco tempo. Ela foi comprada em 2010 e é um dos primeiros modelos de Smart TV lançados por aqui. O acesso a web é feito via Ethernet ou com um adaptador Wifi para USB (que não vinha com a TV, mas a LG enviou pelos Correios gratuitamente).

Os problemas do aparelho começaram com a entrada de vídeo composto. Como nesta entrada estava ligado um DVD player (que eu ganhei numa rifa da igreja e dei de presente para meu irmão) pensaram que era ele que foi pro saco. Todo o resto da TV funcionava normalmente. Passado um tempo e as entradas HDMI também pararam. E isso continuou, parando uma coisa de cada vez: USB, recepção de TV analógica e finalmente a recepção de TV digital (que não parou completamente, como mostrado no vídeo). A TV acabou sendo levada pra casa da minha mãe quando ainda funcionava a recepção de canais, mas parou uma semana depois. Os menus funcionam bem lentos também:
Menu TV LG 32LD650


Pois então, como todos já devem saber existe um "procedimento de como consertar TVs LCDs" nas assistências técnicas que é mais ou menos assim:

1. O LCD quebrou devido a queda da TV (ou algo bateu na tela) - Solução: Se não encontrar outro LCD (boa sorte na busca), jogue a TV fora.

2. A fonte de alimentação não está entregando as tensões corretas (ou está sem tensão) - Solução: Troque a placa da fonte.

3. As tensões estão normais - Solução: Troque a placa principal (a "placa de sinal").

É mais ou menos assim que estão trabalhando hoje o pessoal de manutenção de TVs. O problema é o preço desta brincadeira. Olhei os preços de uma "placa de sinal" nova para trocar e esta custa mais de 1/3 do preço de um TV de 32" nova. Dependendo de onde você levar o preço com a mão de obra chega fácil a mais da metade de uma TV nova.
TV LG32LD650 conserto
É bom colocar um cobertor embaixo pra não arranhar a tela...
Até consegui o manual de serviço da placa, medi todas as tensões da fonte e estão normais. Medi também as tensões de todos os reguladores da placa principal e tudo certo também. Me parece um problema no CI principal (IC100). Algo a ver com o clock? Pode ser também a solda que costuma ser problemática em BGAs. Não tenho uma estação de retrabalho pra testar essa hipótese e mesmo assim é comum o problema voltar depois de um tempo (vide os problemas do XBox). Infelizmente a troca da placa parece inevitável...

Seguem fotos das placas da fonte e "de sinal":

Placa da fonte da TV LG32LD650

Placa principal TV LG32LD650

Placa de sinal TV LG32LD650

*Post guardado desde junho de 2014. A TV ainda está lá, esperando uma solução (que envolve tempo ou dinheiro, hehe).

15 comentários:

  1. Olá amigo, gosto muito do seu blog, fiz um curso de eletrônica isso por voltas dos anos 80 somente como hobby, tenho observado que hoje entramos na era do "descartável" em que não vale a pena consertar algumas coisas, nós somos forçados a comprar outro, de qualquer forma você tem um ótimo blog.

    ResponderExcluir
  2. Isso ta com todo jeito de ser o chip bga , essas soldas sem chumbo enchem os tec de serviço , rsrs.

    ResponderExcluir
  3. Caro amigo, tente atualizar o firmware antes de mais nada, ja fiz o procedimento 2x e resolveu, quem sabe pra voce tambem resolve, abracos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não dá, já tentei. A USB também não está funcionando...

      Excluir
  4. Boa noite , sou leigo no assunto de manutenção. E minha lg 42" ld650 começou a apresentar todos estes sintomas. Vou fazer uma pergunta de leigo , caso fosse a fonte o problema ela ligaria assim mesmo ? Ou seja ja que todos os problemas estao em falta de video e audio . não seria a placa çrincipal com certeza ?
    Agradeço a atenção. Abs.

    ResponderExcluir
  5. Boa noite , sou leigo no assunto de manutenção. E minha lg 42" ld650 começou a apresentar todos estes sintomas. Vou fazer uma pergunta de leigo , caso fosse a fonte o problema ela ligaria assim mesmo ? Ou seja ja que todos os problemas estao em falta de video e audio . não seria a placa çrincipal com certeza ?
    Agradeço a atenção. Abs.

    ResponderExcluir
  6. Fiz eletrônica nos bons tempos da Getúlio Vargas em São Paulo em 1995...de lá para cá tudo realmente mudou.

    Tenho a mesma tv e estas soldas sem chumbo são um inferno! Tentei ressoldar vários pontos desta placa e é um problema.

    A minha tv é a mesma e funcionou bem por 4 anos. Chegou em casa travada e a LongVídeo destravou na garantia. Depois de uns 3 anos, os menus ficaram muito, muito lentos e consegui resolver, voltando ao reset de fábrica. Quase 5 minutos para conseguir chegar lá pela lentidão e por fim, está sem som.

    Cheguei num integrado que, até onde consegui analisar, trabalha conversão D/A e amplifica por MosFet...sequer usa dissipador de calor e o menu de áudio dá ligeiras travadas.

    Estou sem soprador térmico e não sei se compensa trocar o famigerado! Vi um cara na internet que destravou esta placa ressoldando tudo com o soprador...acho que é bastante válido.

    abs.

    ResponderExcluir
  7. Tem um tutorial no htforum que ensina a colocar a placa principal em um forno eletrico por 15 minutos a 200 graus. Pir incrivel que pareça a tv volta a funcionar. Para garantir que o problema foi resolvido adaptei um coller via usb e cortei a parte traseira da tv para colocar o coller. Pode fazer que vai funcionar. A 200 graus os contaros das soldas voltam novamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também fiz o procedimento mencionado pelo o amigo e resolveu o problema se alguém quiser alguma dica é só entrar em contato via whatsapp 08399507395

      Excluir
  8. bom dia amigo minha tv e 32LD650 a mesma e a placa da fonte esta com a fonte muito quente chega a sair fumaça oque fazer desde ja agradeço

    ResponderExcluir
  9. Fiz o procedimento que o amigo ensina lá em cima colocar a placa no forno e resolveu meu problema a minha TV estava totalmente parada também coloquei um cooler em cima da bga e resolveu o meu problema qualquer coisa podem entrar em contato via zap 083999507395

    ResponderExcluir
  10. tenho uma tv dessa e esta sem sinal de imagem. só sai o audio

    ResponderExcluir
  11. aqui 10 minutos no forno do fogão a plaCa mae resolveu ta um cinema a tv

    ResponderExcluir
  12. Tenho uma tv igual, que atualmente apareceu este problema. Qual o melhor procedimento a fazer, pois ja levei a assistencia três vezes e volta do mesmo jeito

    ResponderExcluir
  13. A solução aqui:

    https://www.youtube.com/watch?v=j_5MYwd8i9o

    ResponderExcluir

1. Alguns comentários são moderados automaticamente. Caso isso ocorra pode levar algum tempo até que eu veja e o libere.
2. Comentários fora do assunto do post podem ser apagados.
3. Não, eu não posso consertar os seus aparelhos!