Algumas observações:
1. O componente que parece ser um fusível conectado ao soquete da lâmpada acabou sumindo na minha bancada. E eu nem notei enquanto filmava. Um dia ele reaparece...
2. Sobre o Sr. Shuji Nakamura, tem uma entrevista dele para o site Ciência Hoje em Português. Mas o melhor texto sobre ele é o que saiu na Electronic Design.
3. A parte sobre lâmpadas incandescentes era pra ter mais coisa, como as lâmpadas pequenas de 3~12V. Mas como eu gravei sem roteiro, esqueci desta parte. Era pra ter também uma demonstração de uma "lâmpada de grafite", mas a experiência não deu muito certo (a fonte de alimentação não aguentou). Fica pra próxima.
Bom... lâmpada de grafite eu já brinquei. Se quiser colocar o meu video com exemplo, a vontade.
ResponderExcluirwww.youtube.com/watch?v=dADK8w9UfhI
Ops... eu comentei acima antes de assistir o vídeo quanto só tinha lido o texto, mas vamos as anotações: Lâmpada incandescente não usa vácuo, pelo menos não as modernas. São preenchidas com um gás inerte, no caso, argônio. Já o reator da compacta, o transistor é um clone chinês do MJE13005. É um bipolar NPN. E sobre o led branco, vale a pena citar que ele é meio que uma "gambiarra"... é um led azul ou ultravioleta, com um camada de fósforo por cima pra converter o espectro. Por isso que alguns led brancos muito vagabundos tendem a luz azulada. E o final do vídeo foi a melhor parte eheheh. Parabéns!
ResponderExcluirPrometo que esse é o último comentário hoje ehehehe... interessante pra anexar ao post. O esquema de desses reatores eletronicos.
ResponderExcluirwww.seekic.com/uploadfile/ic-circuit/201142063236547.gif