Som do PC: Ainda a Fonte Chaveada de Alta Tensão

Bom, como eu disse no post de ontem estou fazendo os testes com carga na fonte. Faço estes testes com resistores de potência montados numa placa de eucatex com terminais conhecidos por aqui como "proto-bixo", por serem usados no primeiro ano do curso técnico. Não liguem pra bagunça (acho que essa parte não precisava ser mostrada, hehe):


Os resistores verdes formam a carga para a saída de alta tensão. São 10 resistores de 1k Ohm por 7W cada. No momento estão ligados em série (10k x 70W) e podem ser conectados rapidamente para 2,5k, mudando duas conexões. Neste último caso a corrente seria de aproximadamente 100mA.


Logo abaixo, na mesma placa, coloquei dois pedaços de resistência de chuveiro cortadas para dar 3 Ohms cada. Assim consigo testar em meia carga (1 resistência) ou em carga total com as duas em paralelo, o que dá 4,2A. Estas resistências esquentam muito (26W), por isso tenho que usar um ventilador próximo a elas.


O problema que estou tendo, e que já contei ontem, é que ao ligar a carga na saída de alta tensão a fonte começa o liga-desliga caracteristico das proteções do CI TOP247YN. O outro componente que poderia causar o desligamento seria o diodo TVS no primário, mas já foi devidamente "Muntzado" sobrando o CI mesmo. Talvez o trafo? quem sabe...

Um teste que fiz hoje foi colocar a saída de 6,3V a meia carga e ligar a carga de 10k na saída de alta tensão. A fonte ficou no liga desliga por um tempo e depois ligou, mas com 210V aproximadamente na saída. Com a saída de 6,3V sem carga a fonte parte, mas como a largura de pulso fica muito baixa (o loop é fechado no 6,3V) a alta tensão não fica tão alta assim.

Uma olhada na forma de onda no "dreno" do CI TOP247YN daria muito mais detalhes sobre qual seria a causa do problema. Infelizmente não posso fazer isso, pois o meu osciloscópio não é isolado (o terra da ponta de prova é o terra da alimentação) e mesmo se eu colocar um transformador isolador as entradas do scope não suportam mais do que 400V:


Estou usando uma ponta x10 que suporta até 600V para ver as formas de onda na saída de alta tensão. O osciloscópio fica apitando quando uso essa ponta com tensões maiores que 250V. Talvez a ponta não seja tão boa assim. Preciso ver isso também, não quero perder um osciloscópio por causa das pontas ruins...

Então pessoal, este é o estado atual do projeto da fonte. Ligo ela um pouquinho quase todo dia (ou uma vez por semana, por mês), testo aqui e ali, faço umas medidas e espero que em breve ela esteja funcionando 100%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1. Alguns comentários são moderados automaticamente. Caso isso ocorra pode levar algum tempo até que eu veja e o libere.
2. Comentários fora do assunto do post podem ser apagados.
3. Não, eu não posso consertar os seus aparelhos!