Estabilizadores de Tensão (Atualizado!))

[Atualizado em 22/06/2013 com as observações do Luciano, ver o final do post]

E não é que eu consegui fazer mais um episódio desse negócio?

Desta vez falo um pouco (22 minutos não é tão pouco assim) sobre as pragas dos estabilizadores de tensão.  Para quem gosta apenas de equipamentos eletrônicos antigos, pode pular direto para o ponto de 16:00 minutos, onde mostro um daqueles transformadores, com chave de onda, que o povo usava nas TVs antigamente.


Links:
Norma da ANEEL: http://www.aneel.gov.br/area.cfm?idArea=82

O Luciano Sturaro fez algumas observações sobre o vídeo e como não tenho como responder corretamente nos comentários (preciso colocar imagens) resolvi comentar a seguir (com o texto original do Luciano em azul):

"Rodrigo, duas coisas.
Esse "estabilizador" de PC, é a coisa mais porca que eu já vi. Primeiro porque o transformador é RIDÍCULO de pequeno. E a segunda coisa é que se você levantou o diagrama de conexão do transformador corretamente, ele não funciona com auto-transformador, e sim esta sendo usado como um reator em série com a carga!!! Provocando uma queda de tensão quando ela esta acima do valor ajustado no trimpot."

Dei uma conferida e acho que não é assim não. Pra facilitar olha o esquema aqui embaixo (clique para ampliar):

Esquema do Estabilizador de Tensão

Os dois fios da rede vão para o trafo (um no "tap" de baixo e outro, da chave e do fuzivel, no segundo tap de cima). Em uma posição do relê a tensão de entrada vai direta para as tomadas. Quando ele passa para a outra posição as tomadas ficam ligadas no "Tap" de cima do trafo e a rede continua ligada a dois pontos no trafo.

Já o segundo, como você mesmo deve ter percebido, não é um estabilizador e sim um REGULADOR DE TENSÃO MANUAL. 

Sim, eu sei. O título do vídeo poderia ter ficado no singular mesmo, mas como eu explico o funcionamento básico dos estabilizadores no começo, talvez não tenha ficado tão sem sentido assim. E eu leio o nome do equipamento em certa parte do vídeo. Mas realmente eu deveria falar mais claramente que não se trata de um estabilizador. Então, pra não restar mais dúvidas, segue a foto da placa de identificação do equipamento:
Placa Transdormador Regulador de Tensão

E o esquema dele você cometeu um pequeno erro. A lampada sempre fica ligada entre os taps 1 e 2 e nunca entre o comum e o tamp1, pois ali teremos 90 e poucos volts, e entre o tap1 e 2, em geral tem uns 12V mais ou menos. 

Erro meu, você está certo. Testei a lampada depois e ela funciona por volta desta tensão mesmo. Isso que dá levantar esquema com pressa para filmar.

O medidor também fica ligado entre os taps. E o medidor e um modelo de ferro movel que funciona tanto em AC como DC. E a tensão de fundo de escala dele é de 15V. Uma coisa que eu sempre fiz ao reaproveitar esses medidores para fontes, e raspar o zero dos números da escala e usá-lo como medidor de 0 a 15V eheh.

Isso que eu não entendi. Se o medidor é de 15V e é ligado entre os "taps" como ele consegue medir a variação de tensão ao se mudar a chave de posição? Como se pode ver no texto da placa da foto acima a frase "Mantenha o ponteiro no traço vermelho" dá a entender que ao se mudar de posição o ponteiro deve indicar uma mudança de tensão. Como eu já desmontei, não tenho como reconferir isso. E depois do vídeo gravado eu liguei o medidor na fonte de bancada e ele funcionou como você falou. Só não gostei da oscilação do ponteiro. Ele demora um pouco até estabilizar na posição.

Medidor de ferro móvel



Ahhh... e essa lampada não é original ehehe, alguém trocou por essa lampada rabicho.
Acho que falo isso brevemente no vídeo. A original pode ter queimado e alguém adaptou outra no medidor.

No mais, legal pelos videos!
Muito obrigado! Seu comentário ajudou muito.

E pra finalizar, segue uma foto da placa do estabilizador:
Placa estabilizador de tensão

9 comentários:

  1. Parabéns pelos videos ta ficando show, eu também quando encontro essas caixas eu compro pois da tranquilamente para reutilizar, tenho uma de um estabilizador bem antigo e uma de um no-break. Tenho um regulador muito parecido com este seu manual, só que de potencia menor e ainda funciona só que não uso, não tem utilidade. Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os de No-Break eu não pego por causa do tamanho, tenho muito pouco espaço aqui.

      Excluir
  2. Rodrigo, duas coisas.

    Esse "estabilizador" de PC, é a coisa mais porca que eu já vi. Primeiro porque o transformador é RIDÍCULO de pequeno. E a segunda coisa é que se você levantou o diagrama de conexão do transformador corretamente, ele não funciona com auto-transformador, e sim esta sendo usado como um reator em série com a carga!!! Provocando uma queda de tensão quando ela esta acima do valor ajustado no trimpot.

    Já o segundo, como você mesmo deve ter percebido, não é um estabilizador e sim um REGULADOR DE TENSÃO MANUAL. E o esquema dele você cometeu um pequeno erro. A lampada sempre fica ligada entre os taps 1 e 2 e nunca entre o comum e o tamp1, pois ali teremos 90 e poucos volts, e entre o tap1 e 2, em geral tem uns 12V mais ou menos. O medidor também fica ligado entre os taps.

    E o medidor e um modelo de ferro movel que funciona tanto em AC como DC. E a tensão de fundo de escala dele é de 15V. Uma coisa que eu sempre fiz ao reaproveitar esses medidores para fontes, e raspar o zero dos números da escala e usá-lo como medidor de 0 a 15V eheh.

    Ahhh... e essa lampada não é original ehehe, alguém trocou por essa lampada rabicho.

    No mais, legal pelos videos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luciano, tomei a liberdade de responder seu comentário diretamnete no post, pois precisei colocar algumas imagens.

      Excluir
  3. Eu me lembro da época que usávamos esse estabilizador chaveado. Depois, surgiu um que se chamava "núcleo saturado" (ou coisa parecida), que não precisava selecionar a chavinha. Para mim, foi uma viagem de volta no tempo.

    ResponderExcluir
  4. Eu gostei muito, estou exatamente montando um filtro de linha, um pouco mais incrementado para meu pc, e acabei encontrando esta pagina, eu tenho um estabilizador de 300w, e esta desligado, porque meu pc consome 320w, e como eu confio muito mais na fonte chaveada do pc, creio que apenas um bom filtro de linha vai resolver meu problema, Guardei sua pagina, espero ver outros vídeos seus, parabéns

    ResponderExcluir
  5. Excelente vídeo, didático, acessível mesmo para leigos!

    Vou divulgar e recomendar, porque tem muita gente que não entende quando eu explico! (e além disso, já dizia o "velho deitado": santo de casa não faz milagre!)

    Em tempo - imagino que tu já tenha descoberto por aí! - o medidor que era utilizado é do tipo FERRO MÓVEL, que emprega um princípio similar ao do motor de indução, e tem como caraterísticas principais a baixa precisão, baixa sensibilidade (precisa de dezenas de mA para mover o ponteiro!), não linearidade da escala, medir valor EFICAZ tanto em CC como em CA, e, claro, o baixo custo, em função de ser de uma montagem mecânica bem rudimentar.

    ResponderExcluir

1. Alguns comentários são moderados automaticamente. Caso isso ocorra pode levar algum tempo até que eu veja e o libere.
2. Comentários fora do assunto do post podem ser apagados.
3. Não, eu não posso consertar os seus aparelhos!