Consertando um rádio buzina de bicicleta

Consegui este rádio neste feriado (para fotos de onde ele foi encontrado clique aqui) e não fui muito feliz em encontrar mais informações sobre ele na rede. Por isso resolvi tirar umas fotos externas e internas durante o conserto e postar aqui.

Rádio buzina de bicicleta


Trata-se de um rádio, buzina e lanterna de bicicleta da marca ME (a logomarca é de um globo com ME no centro). O rádio só tem uma faixa (AM em ondas médias - 530kHz a 1,6MHz) e é independente da buzina e da lanterna. O potenciometro de volume também possui a chave liga desliga do rádio, como todo velho e bom rádinho de pilha. E por falar em pilha, o aparelho é alimentado por  4 pilhas pequenas AA (6V) cujo compartimento fica embaixo do suporte para fixar no guidão da bicicleta. Na tampa das pilhas existe a marcação "Patent No 1010708" e o "Made in Hong Kong":

Rádio buzina de bicicleta

Liguei o aparelho na fonte de bancada e descobri que o rádio estava funcionando perfeitamente para rádios locais. Já a buzina e a lanterna estavam com defeito.

Abri o radinho pra dar uma olhada:

Placa do rádio
Como dá pra ver, o rádio é separado do circuito da buzina e a lanterna não ia funcionar mesmo, pois faltava a lâmpada. O conector ali no canto é pra ligar uma fonte externa e não é original. Alguém furou a caixa com a ponta de um ferro de solda e inseriu o conector ali. O circuito da buzina é formado por dois multivibradores astáveis sendo um na frequência de áudio e o outro em baixa frequência modulando o primeiro. O botão vermelho (Horn) dispara apenas o oscilador de frequência mais alta e funciona mesmo com a chave de três posições na posição desligada (off).
Placa do rádio AM

A chave de alavanca possui três posições: "Off", "Light" (acende a lanterna) e "Blinking/Siren alarm". Esta chave estava bem dura para mudar de posição e meio bamba na placa. Como eu já desconfiava o defeito era este aqui:

Com o tempo e uso a chave arrebentou as trilhas da placa. Retirei a chave do circuito, desmontei ela inteira, limpei os contatos, remontei, refiz as trilhas da placa com fio rigido e pronto, tudo funcionando novamente. A chave continua um pouco dura, mas não tanto como antes. Pode acontecer de, no futuro, as trilhas quebrarem novamente. O ideal seria trocar a chave por uma nova, mas vai ser difícil encontrar outra do mesmo modelo. Antes de fechar de novo o aparelho coloquei uma lâmpada nova, de 6.5V no soquete da lanterna.

E para os curiosos segue um vídeo do radinho funcionando:

3 comentários:

  1. Olá amigo eu tive uma dessas quando criança. Era azul. Ganhei ela em 1992!
    Parabéns pelo achado!

    ResponderExcluir
  2. Olá amigo, eu tive uma dessas! Ganhei ela em 1992! Parabéns pelo achado!

    ResponderExcluir
  3. Eu tenho um igual a este sé que também não funciona a lampada.

    ResponderExcluir

1. Alguns comentários são moderados automaticamente. Caso isso ocorra pode levar algum tempo até que eu veja e o libere.
2. Comentários fora do assunto do post podem ser apagados.
3. Não, eu não posso consertar os seus aparelhos!