Meu primeiro contato com o novo padrão brasileiro de tomadas

Essa semana saí pra comprar uma régua de tomadas pra bancada e acabei me deparando com o novo padrão brasileiro e sua total incompatibilidade com os equipamentos eletrônicos que tenho em casa. Fui a três lojas de material elétrico e de construção e em todas só havia réguas com o novo padrão. Por sorte na última loja o vendedor conseguiu encontrar uma com quatro tomadas de três pinos (como as de filtros de linha). Como eu precisava de duas acabei por levar uma da nova também. O vendedor me disse que era só cortar o plástico em volta da tomada pra ela ficar igual as antigas.

O interessante foi que ao chegar em casa notei que as proteções plásticas em volta das tomadas são destacáveis e depois de retiradas elas realmente servem para os plugs antigos. Na verdade, a tomada não passa de uma comum que aceita tanto os plugs chatos quanto os redondos e a proteção plástica talvez seja uma solução encontrada pelo fabricante para vender o seu estoque antigo. A tomada não está totalmente dentro da norma (falta o terceiro pino central de terra) e talvez ainda vejamos muitas dessas tomadas “híbridas” até o novo padrão se tornar definitivo.

Nota: Um bom documento sobre o assunto pode ser lido aqui (em PDF).

2 comentários:

  1. Acho que isto está acontecendo por causa do estoque velho, que ainda está no padrão antigo. Enquanto ele não for "Desovado", estas farsas serão comuns.

    ResponderExcluir
  2. Aqui onde moro, Fortaleza CE, não encontro mais tomadas para computador no padrão antigo. com os 3 pinos (terra). Só no padrão novo, e não tem estabilizador nem filtro de linha no padrão novo, pelo menos não achei, em varias lojas pesquisadas.
    Resultado, acho que vou cortar os fios de um filtro de linha, e abrir a tomada e ligar direto. Alguem tem idéia melhor???

    ResponderExcluir

1. Alguns comentários são moderados automaticamente. Caso isso ocorra pode levar algum tempo até que eu veja e o libere.
2. Comentários fora do assunto do post podem ser apagados.
3. Não, eu não posso consertar os seus aparelhos!