Conserto do feriado (DVD-4230N LG)

Eu não ia postar nada até terminar minhas provas, mas tive que consertar o DVD player das fotos abaixo e pensei em escrever um pouco sobre o caso.
DVD-4230N LGNão pude deixar esse DVD pra outra hora, pois minha irmã que mora em outro estado veio pro feriado e trouxe o aparelho pra eu dar uma olhada. É a “maldição do técnico em eletrônica”. Se você é técnico, mesmo que nunca tenha trabalhado com manutenção, sempre tem alguém (normalmente parentes e vizinhos) que vai te trazer algum aparelho elétrico ou eletrônico pra consertar. Não adianta explicar que não é a sua área. Normalmente a conversa acaba com a frase: “Mas você é técnico, tem que saber!”. Algum dia farei um post melhor sobre isso e contarei minhas desventuras com os ferros de passar roupa da Black & Decker (Aquele modelo preto e vermelho). Mas continuando...

Perguntei o histórico do DVD e minha irmã disse que ele era de uma vizinha e que ia ser jogado fora. O defeito era que o DVD não ligava nem pelo controle nem pelo botão no painel e o LED de “Power” ficava aceso direto. Segundo a vizinha o aparelho foi para a “assistência técnica” e após o tradicional “tempinho” para o orçamento foi declarado como irrecuperável. O aparelho é um DVD-4230N da LG relativamente velho.

Fonte do DVD-4230N LGComo o LED ficava aceso descartei a queima do fusível e pensei logo na fonte. Abri o aparelho e enquanto olhava a placa principal tentei ligar pelo botão do painel e senti que ele não fazia o barulho normal daquelas micro-chaves normalmente usadas para esta função. Resolvi desmontar esta parte do painel antes de checar a fonte para ver como era a chave. E para minha surpresa, após retirar a proteção (blindagem) metálica vista na foto abaixo, encontrei a placa de circuito impresso fora do lugar. Recoloquei a placa na posição certa e o aparelho voltou a funcionar.

DVD-4230N LG - Blindagem da placa do painelEste conserto me fez pensar em quantos aparelhos são jogados fora todos os dias com defeitos simples e de fácil reparo. Não acredito que a “assistência técnica” tenha declarado o “óbito” do DVD por falta de habilidade do técnico. Parece mais um caso de preguiça de procurar o defeito. O técnico deve ter olhado aquela placa enorme e pensado que não valia a pena desmontar tudo pra consertar a fonte.

9 comentários:

  1. Pakequizou o dvd né? :oD Ali em vila velha, na saida da terceira ponte, tem um cara que compra "sucata de empresas". Vira e mexe ele compra uma tonelada de videocassetes, dvds e fornos de microondas velhos, de empresas de conserto. Os donos mandam consertar, o conserto fica caro, abandonam ou pedem pra jogar fora. Vira e mexe eu pego alguma coisa la e boto funcionando com facilidade: CD Changer Pioneer de 6 discos, DVD Pioneer da serie "Elite", Laserdisc Pioneer Elite, e por ai vai :o)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. aonde é esse lugar? quero ir lá.
      eu sou assim, adoro consertar equipamentos antigos, já consertei muitos equipamentos recentemente dados como sucata, inclusive valvulados.
      comprei as valvulas na valvolandia, em são paulo pelos correios.
      adoro trabalhar com radios transceptores, e outras coisas mais, adoro mexer "nessas encrencas".
      Isso aí.

      Excluir
  2. é a maldição do tecnico da eletronica é fds msm, eu msm to começando agora meu curso e parece q qndo algum aparelho naum funciona direito todo mundo vem primeiramente a min T.T

    ResponderExcluir
  3. Eu já fala que não sei e pronto, principalmente TV e aparelhos de som "tudo em um", tenho medo disso, e também tenho um sério problema com ventiladores.....

    ResponderExcluir
  4. Aparelhos de som tudo-em-um só sao superados por aqueles MALDITOS televisores com videocassete "embutido" (leia-se: Soldado no fundo). QUE MELECA! :oD

    ResponderExcluir
  5. Alexandre,

    Morri nada... Acabei de concluir a faculdade e tô procurando emprego e tentando acertar a vida... hehe... Assim que tudo estiver ok eu volto a escrever.

    ResponderExcluir
  6. gostaria de saber se é possível que meu dvd desta mesma marca esteja com o mesmo problema.ele só acende o power por alguns instantes e apaga o técnico me falou que é a placa(perda total)gostaria de saber se é cara esta placa alguem pode ajudar?

    ResponderExcluir
  7. TBM TENHO UM COM O DEFEITO IGUAL, SÓ QUE NAO ACHEI O TAL CI ,COMO ACIMA E SIM UM CAPACITOR TORRADO NA FONTE O RESTO GOSTARIA DE OPNIAO

    ResponderExcluir

1. Alguns comentários são moderados automaticamente. Caso isso ocorra pode levar algum tempo até que eu veja e o libere.
2. Comentários fora do assunto do post podem ser apagados.
3. Não, eu não posso consertar os seus aparelhos!