Pois é, já que ninguém fez, faço eu... Hoje enquanto organizava a bagunça por aqui lembrei da TGIMBOEJ ou “The Great Migratory Box of Electronics Junk” (algo como “A grande caixa migratória de sucata eletrônica”). Pra ficar mais prático vou chamar apenas de TGIMBOEJ daqui pra frente.

Durante a arrumação acabei montando uma caixa para começar uma “rede de compartilhamento de sucata” aqui no nosso Brasil. Já tenho alguns destinatários em vista e ela deve seguir viagem ainda esta semana. As regras para receber a caixa (haverá uma cópia dentro da caixa) estão no fim do post, junto com uma mini-FAQ traduzida e adaptada da Wiki oficial.
BrazilBasicamente é uma caixa de sucata itinerante onde quem recebe retira o que quiser e adiciona o que quiser e passa adiante. Depois que eu enviar a minha vou passar a atualizar lá na wiki oficial e aqui no blog o caminho que ela for percorrendo.

Quanto ao conteúdo inicial procurei variar o máximo que pude, com CI’s, relés, placas, componentes discretos e outras “curiosidades” que os destinatários poderão comentar melhor depois. Não pude encher muito, pois tinha que deixar espaço para as próximas adições. Eu ia comprar uma caixa padrão dos correios mas achei mais “ecologicamente correto” reaproveitar uma caixa do Submarino que de outra forma iria para o lixo.

BrazilAgora, as regras, FAQ e observações que comentei aí em cima:

Condições para receber a TGIMBOEJ:

1. Retire e adicione o quanto de lixo eletrônico quiser (mas mantenha leve, para um frete econômico). Mas nada de itens perigosos que possam causar problemas. Ou seja: nada de chaves de mercúrio, líquidos, itens muito frágeis, baterias, imãs muito fortes, etc...

2. Escreva, fotografe, documente... Ou seja: publique de alguma forma na internet suas impressões, o que tirou, o que colocou, etc... Pode ser em site, blog, Flickr, Picasa, Youtube, forum... Orkut eu não sei, pois precisa logar.

3. Há um bloquinho dentro da caixa. Adicione uma marca no seu nome para mostrar que ela já passou por você. Proponha um novo destinatário adicionando o nome e o e-mail/website no bloquinho.

4. Envie a caixa para uma das pessoas que estão no bloquinho (não precisa seguir a ordem) o mais rápido possível. Mas antes de enviar tenha certeza que a pessoa concorda com as condições e quer participar.

Lembre-se que isso NÃO É UMA CORRENTE! Não envie para o “próximo da lista” e nem indique alguém que não tenha interesse em divulgar e/ou compartilhar conhecimentos em eletrônica. O destinatário deve ser alguém para o qual valha a pena enviar a caixa.

TGIMBOEJ Brazil --- FAQ ---

Parece legal, como posso participar?

Quando receber um e-mail de alguém perguntando se quer participar, diga SIM e envie a ele o seu endereço físico. Isso, claro, se você se encaixa nos requisitos das regras de destinatários. Para isso tenha uma presença online, escreva sobre seus projetos, gambiarras e brincadeiras com eletrônica. Se fizer isso mais cedo ou mais tarde alguém irá entrar em contato.

De outra forma você pode deixar o seu nome e website na área de comentários deste post ou pelo e-mail de contato ou ainda na Wiki oficial.

Se receber a caixa, pra quem você pode enviar?

O destinatário deve ser alguém que você suspeite que tenha uma massa critica (ou ao menos interesse suficiente) em lixo eletrônico, tenha uma efetiva presença online e seja confiável o bastante para você acreditar que ele ira passar a caixa adiante. Naturalmente pessoas que tenham páginas de divulgação de seus projetos eletrônicos são as mais indicadas. Use o bom senso e escolha um bom destinatário.

Por que você iria querer receber uma caixa de sucatas pelo correio?

É importante manter uma caixa de sucatas para futuros projetos. Talvez um componente da caixa – ou a caixa inteira – possa lhe inspirar em seu novo projeto. Ou ela pode conter aquele componente que você procura há séculos. Ou ainda apenas pela diversão de entrar em nosso movimento de compartilhamento de sucata.

Não se apegue a detalhes…

Posso dizer “não” se alguém me oferecer a caixa? Claro que sim. Posso enviar para alguém cujo nome eu incluí na lista? Sim. Posso enviar para alguém que já tenha uma marca em seu nome? Sim. Se a caixa ficar cheia demais posso dividi-la e enviar para duas direções diferentes? Sim (mas não se esqueça de adicionar um novo bloquinho com nomes na nova caixa).