Estive essa semana na XXVIII Projete na Escola Técnica de Eletrônica Francisco Moreira da Costa em Santa Rita do Sapucaí, MG. No corredor principal junto a um dos banners que contavam a história da escola havia o seguinte equipamento:

JRC Radar Indicator 1956Trata-se de um JRC Radar Indicator fabricado em Agosto de 1956 conforme a placa de identificação abaixo. A foto não ficou muito boa mas por sorte anotei a data.

Placa de identificação do radarSeguem mais algumas fotos e o banner com a história. Não consegui fotos da antena do radar pois ela fica num local de dificil acesso.

O aparelho visto de frente e detalhes dos controles:

Vista frontal do radarDetalhes dos controlesDetalhes dos controles

Por dentro do visor:

Detalhe do visor do radar

Vista traseira:


O Banner e a história do radar:

Banner com a história do radar"O Radar foi doado à ETE FMC no primeiro ano de funcionamento da escola, pela Marinha Brasileira. Naquela ocasião, a ETE recebeu diversos militares que vinham para estudar eletrônica em Santa Rita do Sapucaí e a doação do equipamento foi um gesto simbólico de agradecimento à instituição. Hoje, o radar que ainda funciona perfeitamente, é considerado um marco histórico daquele momento vivido pela escola e um símbolo da amizade que uniu as duas instituições. "

A antena mostrada na foto é a original do aparelho.

As fotos com uma qualidade um pouco melhor podem ser vistas no meu álbum do Picasa.
Nos próximos posts colocarei mais algumas coisas interessantes que vi durante a feira.