segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Por dentro do multímetro digital Heathkit IM102

Opa, finalmente um post sobre meu multímetro digital Heathkit IM102. É um multímetro que vinha em forma de kit, com lógica discreta, válvulas Nixies no mostrador e outras coisinhas interessantes. Segue o vídeo e, depois, as fotos com mais comentários:

A parte de cima da placa do multímetro, onde se vê as Nixies do mostrador, a parte lógica, fonte de alimentação e o conversor frequência/tensão com amplificadores operacionais metálicos:
Placa de circuito impresso do multimetro

Por baixo da placa. Junto das chaves tem outra placa com os circuitos de entrada. Ali em cima, à direita da foto vê-se o cabo de alimentação, onde liguei um cabo para a tomada. O conector original é estranho, com três pinos, não veio com o cordão original.
Parte de baixo da placa do multimetro

A placa de entrada, com capacitores de tântalo verdes. Sei que estes capacitores causam problemas com o tempo (me lembram o Game Gear), mas ainda vão ficar aí.
Placa de entrada do multimetro

Detalhe da fonte de 3,5V da parte lógica, onde trocaram o capacitor original por um maior e o transistor Darlington  por um TIP41C. O problema é que tem que ser um Darlington para dar a tensão correta de 3,5V para os CIs lógicos, com sua queda  de mais de 1V (tensão base-emissor de dois transistores). A tensão está em 4V e pouco na saída e os CIs estão esquentando um pouco.
Fonte modificada
As Nixies de costas:
Valvulas Nixie
Como falei no vídeo, este kit vinha com uma placa calibradora. Era um arranjo com uma célula de mercúrio que gerava uma tensão (1,35V) de precisão.

Um comentário:

  1. Ajusta a tensão de alimentação trocando o TIP41C por um darlington e depois verifica se tem algum CI esquentando. Com o esquema e um osciloscópio dá para investigar se tem algum CI com defeito. O problema é que não é lógica TTL e os ampops são bem antigos, de sorte que acredito que você terá muita dificuldade de achar sobressalentes. Boa sorte!

    ResponderExcluir

1. Alguns comentários são moderados automaticamente. Caso isso ocorra pode levar algum tempo até que eu veja e o libere.
2. Comentários fora do assunto do post podem ser apagados.
3. Não, eu não posso consertar os seus aparelhos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...