Opa, finalmente um post sobre meu multímetro digital Heathkit IM102. É um multímetro que vinha em forma de kit, com lógica discreta, válvulas Nixies no mostrador e outras coisinhas interessantes. Segue o vídeo e, depois, as fotos com mais comentários:

A parte de cima da placa do multímetro, onde se vê as Nixies do mostrador, a parte lógica, fonte de alimentação e o conversor frequência/tensão com amplificadores operacionais metálicos:
Placa de circuito impresso do multimetro

Por baixo da placa. Junto das chaves tem outra placa com os circuitos de entrada. Ali em cima, à direita da foto vê-se o cabo de alimentação, onde liguei um cabo para a tomada. O conector original é estranho, com três pinos, não veio com o cordão original.
Parte de baixo da placa do multimetro

A placa de entrada, com capacitores de tântalo verdes. Sei que estes capacitores causam problemas com o tempo (me lembram o Game Gear), mas ainda vão ficar aí.
Placa de entrada do multimetro

Detalhe da fonte de 3,5V da parte lógica, onde trocaram o capacitor original por um maior e o transistor Darlington  por um TIP41C. O problema é que tem que ser um Darlington para dar a tensão correta de 3,5V para os CIs lógicos, com sua queda  de mais de 1V (tensão base-emissor de dois transistores). A tensão está em 4V e pouco na saída e os CIs estão esquentando um pouco.
Fonte modificada
As Nixies de costas:
Valvulas Nixie
Como falei no vídeo, este kit vinha com uma placa calibradora. Era um arranjo com uma célula de mercúrio que gerava uma tensão (1,35V) de precisão.