Como transformar uma tela LCD de notebook em uma TV (com a placa T.VST29.03)

Finalmente coloquei a placa T.VST29.03 pra funcionar com a tela LCD de notebook. Aqui vai o que descobri até agora:
Placa T.VST29.03 IC TSUMV59XU
  1. Onde comprar (clique nos links): 
  2. A placa que comprei é uma T.VST29.03 com o CI TSUMV59XU-Z1. O manual da placa pode ser baixado aqui e o fabricante é a VS Display Technology. É importante verificar o código correto da placa, pois existem outros modelos para outros sistemas de TV analógica (para o Brasil tem que ser PAL-M). Corrigido em 18/08/2014: A placa parece ser a mesma para qualquer sistema.
  3. Placa T.VST29.03 IC TSUMV59XU
  4. Como já falei no post sobre a placa MT6820 é importante ter o cabo certo para o seu LCD. Quando for comprar é bom também verificar se virá somente a placa ou com os acessórios (teclado, controle remoto, receptor do controle remoto). Esta aqui veio a placa, o controle remoto e o receptor IR (infra vermelho).
  5. Como não veio a placa de teclado eu tive que montar uma. A placa suporta até 8 teclas (K0 a K7) cujas funções dependem do firmware. O esquema de ligação do teclado e do receptor do controle remoto estão no manual. Montei o meu teclado num pedaço de placa universal, com 7 teclas. Montei também o receptor IR e os LEDs. Como não tinha um LED bicolor aqui usei dois LEDs separados.
    Teclado (keyboard) T.VST29.03
  6. Ao ligar a primeira vez a tela até acendeu mas ficou branca e não mostrava nada. Pesquisei um pouco e descobri que a placa precisa de um firmware certo para cada resolução. Acabei achando alguns num fórum do Vietnã (Tem que ser cadastrado para baixar). Baixei também um pacote de firmwares com 70MB de outro site, mas não anotei o link. O primeiro teste com um firmware para 1366x768 (resolução do meu LCD) não deu certo, mas o segundo teste já funcionou.
  7. Para atualizar o firmware é bem fácil: Coloque o arquivo .Bin na raiz de um pendrive (só um .Bin!). Com a placa desligada da fonte (sem alimentação) encaixe o pendrive na porta USB. Depois é só ligar a fonte na placa e esperar um instante. Os LEDs acenderão e ficarão piscando. Quando terminar de piscar a placa estará atualizada.
  8. Com este segundo firmware as cores ficaram estranhas e os menus estavam todos em Chinês. Mais uma pesquisada e descobri que deveria entrar no menu de serviço da placa para alterar a configuração do cabo LVDS de 0 para 1. Não sei o que isso significa, mas depois de passar de 0 pra 1 as cores ficaram normais.
  9. Para entrar no menu de serviço é preciso pressionar a tecla "Menu" do controle remoto e depois o código 1147 (teclas "1", "1", "4" e "7" em sequencia).
  10. Antes disso tive que alterar o idioma. É a primeira opção do menu de opções (ícone de engrenagens). São muitas opções de idiomas, incluindo o Português. Com os menus configurados em Português a coisa ficou muito mais fácil.
  11. Os firmwares são arquivos em .BIN e tenho a desconfiança de que ficam gravados na memória flash serial da placa (CI de 8 pinos próximo ao CI TSUMV59XU). Uma olhada nos arquivos com um editor binário talvez revele uma forma simples de editar para mudar as configurações. Tenho que ver isso com mais calma...
  12. A placa tem um amplificador de áudio estéreo com saída direta para os dois alto falantes. Liguei apenas um alto falante para testar (do próprio notebook de onde tirei a tela LCD). O som ficou como o de uma TV normal.
  13. Como antena usei a segunda versão da minha dipolo de meia onda. Acionei o scan de canais automático da placa e ela memorizou os mesmos canais que a TV que usa esta antena consegue captar. A imagem não me pareceu tão diferente das outras TVs aqui de casa.
  14. Agora algo importante. Testei com o cabo VGA do PC e a imagem ficou perfeita, sem os ruídos que notei com a placa MT6820. E eu fiz o teste com o mesmo cabo que usei na placa MT6820. Logo os ruídos são da MT6820 e não do cabo.
  15. O manual recomenda usar uma fonte de 12V x 2A para alimentar a placa. Estou usando uma de 3A, de uma velha impressora, que é o que eu tinha aqui. Não notei muito aquecimento da fonte, nem dos reguladores da placa. O único aquecimento significativo é o do CI principal. Talvez precise de um dissipador.
  16. Estes conectores usados na placa são muito pequenos e não tinha nenhum aqui que casasse com eles. O alto falante eu liguei por baixo, nos pads do conector. O do teclado eu tirei e soldei os fios da placa que montei diretamente.
    Placa LCD T.VST29.03
  17. Falta testar as entradas HDMI e de video analógico. Mas devem funcionar sem problemas. A placa parece ser muito boa e devo usá-la junto com este LCD no meu PC (finalmente terei dois monitores!). Preciso bolar um suporte para colocar a tela LCD.
  18. Quase ia esquecendo a parte de tocar arquivos pela USB. Até onde testei só tive problemas com arquivos .AVI (em DIVX) com áudio em MP3. A placa acusa áudio não suportado. Testei alguns vídeos .MP4 e .MKV e rodaram perfeitamente com áudio e tudo. A tela de arquivos é esta aqui:
    Placa T.VST29.03
  19. Vou ver se faço um vídeo mostrando os menus da placa.

39 comentários:

  1. Ola amigo.
    Gostei da sua postagem e gostaria de fazer o mesmo com um monitor identico ao seu.
    Vc vende essa placa. Tenho interesse em compra-la.
    Obrigado

    ResponderExcluir
  2. Olá tudo bem/ Gostaria de lhe fazer uma perguntaa. è possível ligar uma mini camera wireless num tablet? Ou seja, tranformar o tablet em monitor desta cam? Obrigado

    ResponderExcluir
  3. Olá amigão, tenho um notebook que deu pau na placa mãe, porém atela esta ok.
    Eu gostaria de ligar a tela no porta malas do carro, usando um DVD Pioneer para enviar imagens pra tela, é possível com esta placa (Ou alguma outra que vc conheça)?
    Obrigado

    ResponderExcluir
  4. ola, de qual tv e essa placa, saberia aonde conseguir uma dessas.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia onde eu acho uma completa a minha tela é um da acer

    ResponderExcluir
  6. Amigo gostaria de compra as teclas com ir você vende?
    ricardosantos198349@gmail.com

    ResponderExcluir
  7. Como transformar uma tela LCD de notebook em luminária utilizando bateria comum e colocando essa tela na parede para iluminação seria possivel poderia postar em seu blog
    Elifas@hotmail.com

    ResponderExcluir
  8. Como transformar uma tela LCD de notebook em luminária utilizando bateria comum e colocando essa tela na parede para iluminação seria possivel poderia postar em seu blog
    Elifas@hotmail.com

    ResponderExcluir
  9. acho que vc deveria fazer para venda, eu mesmo compraria de vc, pense a respeito, qualquer coisa so me responder, diogenes2076@hotmail.com

    ResponderExcluir
  10. Olá!!!
    você poderia mostrar a parte de trás dessa placa que você fez ?

    http://1.bp.blogspot.com/-9_531jp61NE/U-lMR7Y_DdI/AAAAAAAAD8c/zRpK0aBrSms/s1600/Teclado1.JPG

    ResponderExcluir
  11. bom dia como encontrar o esquema para a tela M215HW01-V6

    ResponderExcluir
  12. Bom dia, estou tentando montar uma tela seguindo seus passos, porém a tela ficou dividida em 4 (quadruplicada), não consegui solucionar isso. Meu monitor é LG Philips, LP141WX3, não achei o driver, pode me auxiliar ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eider, tenho o mesmo LCD, estou aguardando chegar a placa controladora, acho que terei o mesmo problema que o seu. Você conseguiu resolver este problema da tela quadruplicada? Encontrou o firmware correto?

      Excluir
  13. cara como eu faço para conseguir essa placa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. na China, procure aqui no blog que tem outros posts com videos da placa...

      Excluir
  14. Bom dia Rodrigo Feliciano!
    Estou com uma duvida. O esquema descrito por você pode ser aplicado em Tvs de Plasma... e como poderia ser feito???

    ResponderExcluir
  15. Ola. td bem? Como faço para encontrar este cabo flat, o link que você deixei não tem este cabo, q liga no monitor e no inversor.Onde vc comprou?

    ResponderExcluir
  16. Tem como ligar no lcd lp140wh1 ???

    ResponderExcluir
  17. Oi onde vc compro esse cabo flex??

    ResponderExcluir
  18. Amigo,me tire uma duvida. Para o projeto o que preciso comprar? Depois de comprados é só ligar os cabos no meu monitor, ou preciso soldar e etc?a agradeço

    ResponderExcluir
  19. Amigo, o receptor de já é para o padrão digital brasileiro?

    ResponderExcluir
  20. Bom dia!
    Estou montando a placa numa tela (1280 x 800), modelo CLAA 154WB05A.
    já tenho imagem! Sendo que a tela não está completa do lado direito, faltando uns 4cm. Não achei o arquivo bin para esta resolução.
    Vc. tem?

    ResponderExcluir
  21. Amigo você poderia me dizer, como faço pra fazer quais modelos de tela que essa placa suporta.
    Pois eu tenho duas telas e não queria perder. E também queria saber em que loja vende a placa ja com o cabo.
    os modelos que eu tenho:
    B116xw02 - b140xw01

    ResponderExcluir
  22. Amigo tenho uma tela de not hp compaq. E já tenho essa placa que está no seu vídeo, aquela mais moderna, porém não sei como comprar os cabos necessários para a placa, gostaria que você me ajudasse.

    ResponderExcluir
  23. Amigo onde encontro o Cabo para a placa AX1L001, DD0AX1LC001 e HLNA0UE036?

    ResponderExcluir
  24. Bom dia!Os links para compra dos cabos não funcionam.Teria outras lojas online que vendem?Pode deixar o link?
    O cabo de 40 pinos serve para o modelo de Monitor TD141THCA1 da positivo?
    email para resposta alinekarolaine@outlook.com

    ResponderExcluir
  25. A minha placa está esquentando muito. O que posso fazer?

    ResponderExcluir
  26. Será que é compatível com m140nwr2

    ResponderExcluir
  27. Boa tarde eu tou querendo compra essas placas

    ResponderExcluir
  28. Olá boa tarde eu tou querendo compra essas placas

    ResponderExcluir
  29. Boa tarde, tenho uma tela parecida e vou comprar a mesma placa para fazer esse projeto e gostaria de saber qual cabo (de quantos pinos) vc usou nela, obrigado!

    ResponderExcluir
  30. Boa tarde, vou comprar uma placa igual a essa e gostaria de saber como definir a quantidade de pinos nos cabos que irei precisar, pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  31. Boa tarde
    Gostaria de saber se há possibilidade de usar um notebook apenas como tela para outro que está sem a mesma.

    ResponderExcluir
  32. Parabéns pelo blog. Após algum tempo eu decidi reciclar um notebook Pavilion e utilizar seu LCD para montar uma TV/monitor.

    No vídeo você disse que ia tentar adaptar o cabo LVDS original, mas utilizou um cabo novo. Você tentou adaptar e não deu certo, ou o cabo novo chegou antes da tentativa?

    Estou pensando em cortar o cabo LVDS original (30 pinos - 1CH 6bits), e aproveitar um cabo IDE de HD, utilizando o conector para 30 pinos da placa controladora (se for necessário eu corto o conector). Tenho a pinagem do LCD e a pinagem da controladora. Faria a união desses cabos de acordo com suas respectivas pinagens.

    Seria mais ou menos isso que você estava pensando em fazer?

    Se tentou e não ficou bom ou não deu certo, me dá um toque.

    ResponderExcluir
  33. Parabéns pela montagem, eu queria realizar com um monitor de 14 de um notebook (B140XW01 V.8) a minha dúvida é em relação ao cabo certo para esse monitor.

    ResponderExcluir
  34. ala cara beleza? eu gostaria de sanar uma dúvida contigo, eu tenho uma placa s455 e gostaria de adaptar para um display de 8, 9, ou 10 polegadas. e a pergunta é se tem uma maneira de conseguir adaptar?
    Desde já te agradeço!

    ResponderExcluir

1. Alguns comentários são moderados automaticamente. Caso isso ocorra pode levar algum tempo até que eu veja e o libere.
2. Comentários fora do assunto do post podem ser apagados.
3. Não, eu não posso consertar os seus aparelhos!