quarta-feira, 25 de março de 2009

Revistas de Eletrônica lançadas no Brasil

Atualização 07/09/2015: Para uma versão mais completa desta lista veja meu projeto com os índices de revistas de eletrônica no Github.
Revista Nova EletrônicaPara todos que trabalham ou brincam com eletrônica é inegável a contribuição das revistas em sua formação. Acredito que mais de 90% dos visitantes deste blog certamente leram ao menos uma revista de eletrônica na vida. Falo isso por experiência própria e por conhecer várias pessoas que trabalham na área. Dos mais antigos que liam a “Eletrônica Popular” até os mais novos, leitores da “Saber Eletrônica”.

Meu primeiro contato com uma revista de eletrônica deu-se em 1986. Minha irmã comprou um pacote de encalhes das revistas da extinta editora Bartollo Fittipaldi. Vieram duas “Divirta-se com a eletrônica” e duas “Bê-a-bá da Eletrônica”. Li e reli muitas vezes essas edições e acabei fazendo a minha primeira montagem. Era um pisca-pisca com 555, seguindo a risca as instruções da “Bê-a-bá” número 18. Nem preciso comentar a felicidade de ver que aquilo realmente funcionava.

Revista Monitor de Rádio e Televisão
Mais de dez anos depois eu já estava com uma bela coleção, com várias revistas de épocas, formatos e editoras diferentes. Infelizmente, por volta de 1999 juntei todas em sacos de lixo e coloquei na porta de casa. Lembro que não durou nem 10 minutos lá fora, um cara passou e perguntou se podia levar. Ainda me arrependo de ter feito isso, muitas daquelas revistas tinham histórias interessantes. Algum dia, quem sabe, readquiro toda a coleção.

E pensando na coleção resolvi procurar na rede se alguém tinha uma lista de revistas de eletrônica lançadas no Brasil. Infelizmente as informações para colecionadores são bem escassas por aqui. Encontrei apenas um site de um colecionador desse tipo de literatura.

Puxando da memória e pesquisando um pouco levantei a listagem abaixo. Não é uma lista definitiva, com o tempo certamente novos dados surgirão e terei que atualizar. Caso apareça no texto o símbolo (?) significa que não tenho certeza da informação.
.
Vale lembrar que qualquer colaboração a esta lista será bem vinda.
.

Antenna – Antenna Edições Técnicas (1206 edições)

Lançada em 1926 (Abril - ?) a revista Antenna é a mais antiga revista de eletrônica do Brasil. Não sei se foi cancelada, no site oficial consta que o último número publicado foi a edição 1206 do ano de 2007. Também segundo o site as assinaturas estão suspensas temporariamente.

Revista AntennaRevista Antenna

Até Dezembro de 1982 ela se chamava apenas Antenna. Em Janeiro de 1983 foi unificada com a “Eletrônica Popular”, da mesma editora, passando a se chamar “Antenna – Eletrônica Popular”. O forte da revista sempre foi o radioamadorismo, possuindo inclusive seções especificas para as varias modalidades existentes. Também possui a excelente seção TVKX sobre práticas de service.

Meu primeiro contato com ela foi por meio de uma edição da década de 70. Depois li muitas edições na biblioteca do curso técnico (edições de 1956 até a década de 90). Curiosamente comprei apenas uma edição nova em banca cuja capa era sobre a montagem de um caleidoscópio eletrônico (199?).

Eletrônica Popular - Antenna Edições Técnicas (Maio de 1956 a Dezembro de 1982 - 460 edições, 53 Volumes)
Publicada no Brasil a partir de 1956, Eletrônica Popular era a versão brasileira da “Popular Electronics”. Isso até 1967 quando acabou o contrato com a editora americana Ziff-Davis. Caso o contrato tivesse sido renovado por mais uma década quem sabe não haveria uma capa com o Altair 8800 por aqui também. Depois disso a revista seguiu outros rumos, tendendo - como sua irmã mais velha - para os lados do radioamadorismo.
Revista Eletronica PopularRevista Eletronica Popular
Só recentemente descobri a existência dessa revista, depois de conversar com um colega do trabalho. Agora tenho os três últimos volumes (51,52 e 53) completos e mais algumas edições avulsas que comprei num sebo.

A numeração da revista é meio confusa assim como a numeração das paginas. A quantidade de edições por volume varia de 3 a 6 edições. Isso vale também para a Antenna.

Be-a-ba da EletronicaBe-a-ba da EletronicaBe-a-bá da Eletrônica – Editora Bártollo Fitippaldi (32 Edições ? – Dezembro de 1982 [?] a Julho de 1985 [?])

Revista publicada em forma de curso, cada edição era uma “aula”, com um introdução teórica seguida por montagens ligadas ao assunto da edição. Inicialmente publicada em formatinho (14 x 21 cm) ela passou a formato magazine (21 x 27 cm) na 25a edição. Também foi ai que pararam de colocar as placas de circuito impresso grátis. Uma pena, pois as placas eram uma mão na roda para quem não tinha condições de fazer em casa.

O grande diferencial da revista foi a forma fácil e simples de ensinar eletrônica. Era possível aprender sem problemas apenas seguindo a revista. Claro que isso era por mérito do grande “professor” Bêda Marques (diretor técnico). Infelizmente ele deixou a revista na edição 30. Os novos produtores técnicos mudaram a cara da revista e esta só conseguiu sobreviver por mais duas (tenho o número 32) ou três (nunca vi a 33, mas é citada na 32) edições.

Divirta-se com a eletronicaDivirta-se com a eletronicaDivirta-se com a eletrônica – Editora Bártollo Fitippaldi (52 Edições [?] – Abril de 1981 [?] a Julho de 1985 [?])

Irmã mais velha da Bê-a-bá que publicava apenas artigos práticos, sob a direção de Bêda Marques. Também trazia uma placa de circuito impresso grátis em cada edição e era publicada em formatinho (não sei se teve uma edição em formato maior posteriormente). O número mais alto que já vi foi o 43 e pode ter chegado ao 52.

No geral as montagens eram simples e de fácil montagem, raramente passando de 3 circuitos integrados.
Update 27/06/2009: O leitor Marcelo Santos me enviou scans das capas das edições 41 e 42. A partir da 41 a revista passou para formato magazine. Na edição 42 há um índice com todos os projetos publicados desde o número 1.

Informatica Eletronica DigitalInformatica Eletronica DigitalInformática Eletrônica digital – Editora Bartollo Fitippaldi (24 Edições – Agosto de 1983 [?] a Julho de 1985)
Revista focada em eletrônica digital e informática. Não sei muito a respeito, pois só a vi em propagandas nas outras revistas da editora e em sites, não tive oportunidade de ler. Como era prática comum da editora trazia uma placa de circuito impresso grátis a cada edição. Não sei se também era dirigida pelo Bêda Marques.




Aprendendo e praticando eletronicaAprendendo e Praticando Eletrônica – Editora Petit (85 Edições [?] – 199?)

Revista que publicava apenas montagens práticas. Foi a volta de Bêda Marques as publicações técnicas. Algumas edições vinham com placas de circuito impresso e todos os projetos estavam disponíveis em forma de kit. Que eu saiba foi a única revista de eletrônica brasileira a fazer isso.

Comprei muitas destas em banca e montei algumas das placas que vinham grátis. Confesso que achava graça daquelas histórias em quadrinhos com os componentes. A página com as informações sobre componentes quebrava um galhão na época pré-internet.


ABC da EletronicaABC da Eletrônica – Kaprom Editora (19 ediçoes [?] – 1991 a 199?)

Uma tentativa de reviver a antiga Bê-a-bá. Também dirigida por Bêda Marques e seguindo a mesma linha editorial. Mais uma revista que só conheci bem depois de lançada.





Revista Monitor de Rádio e TV – Instituto Monitor (429 Ediçoes – Outubro de 1947 a [?] de 1982)
Revista Monitor de Rádio e TVExcelente revista que teve sua melhor fase nas décadas de 60 e 70, quando republicava artigos da Rádio-Electronics. As montagens geralmente eram de nível mais profissional com grande quantidade de ilustrações. Possuía também a seção “bancada de serviço” com dicas muito boas (e as vezes nada convencionais).
Aqui em casa havia muitas destas revistas encadernadas que só fui descobrir muito tempo depois de começar a me interessar por eletrônica.





Eléctron – Editora Fitippaldi (67 Edições [?] – 199?)
Revista ElectronEsta eu comprava de vez em quando. Normalmente saía 3 ou 4 montagens por edição e alguns artigos teóricos. Não lembro de nenhum projeto extraordinário, eram mais os tradicionais alarmes, instrumentos de teste, áudio, etc...

Electron – Editora Etegil ( 4 Volumes [?] - Edições [?] – 1965 a 1967 [?])

Pesquisando para este post descobri esta outra Electron publicada na década de 60. Infelizmente não consegui mais informações, não deve ter durado muito.
.



Rádio-TV Técnico – Editora Signo (58 Edições – 196? A 197?)

Revista Rádio-TV TécnicoOutra que eu não conhecia. O número mais alto que encontrei foi o 58 de 1973.


Radiotécnica – Américo Ietto (Editor) – (174 [?] edições – Janeiro de 1946 A 196?)
E mais uma desconhecida. Encontrei pouca informação sobre ela.
Update 02/01/2009: Encontrei o número 148 em um Sebo. Como o nome da revista já dá a entender ela trata mais de consertos de equipamentos. Esta que eu tenho tem alguns projetos (somente esquema) e muita informação sobre manutenção. O formato é aquele conhecido por aqui como "americano" e com 60 páginas.

Nova Eletrônica – Editele: Editora Técnica e Eletrônica – (114 edições [?] – Fevereiro de 1977 a [?] de 198?)

Uma das melhores revistas que já apareceram no Brasil. Era a versão brasileira da “Nuova Eletronica”. Acredito que tenha sido a primeira a publicar o projeto de um computador Z80 por aqui. Eu apenas sonhava em montar um daqueles (Nestor, Ciclop, etc...).


Revista Nova Eletronica
Revista Nova Eletronica
Em certa época ela chegou a ter uma seção com resenhas de discos de música. Eu achava estranho demais ver um artigo técnico e logo em seguida os detalhes do último disco da Simone...

Revista ElektorElektor (Primeira Série) – Editora ? (81 edições [?] – 1986 a 199?)
A melhor revista do mundo teve a sua primeira versão brasileira no fim da década de 80 até inicio dos anos 90. Era basicamente uma tradução direta da versão original. Como vivíamos na época da reserva de mercado alguns projetos eram impossíveis de se montar por falta de componentes.


Elektor (Segunda Série) – Editora Ferreira e Bento do Brasil (Iniciada em 2001 e publicada até hoje)
A segunda série da Elektor veio para o Brasil através de seus editores Portugueses. Como na série anterior ela é uma tradução direta dos artigos publicados na Holanda. Existe uma defasagem de alguns meses entre a versão Holandesa e a Brasileira. Atualmente está muito mais fácil para quem deseja montar algum projeto das revistas. Os componentes mais difíceis e placas podem ser encomendados diretamente com os editores.


Revista ElektorRevista Elektor

Revista Eletrônica e Saber Eletrônica – Editora [?] e Editora Saber
Talvez a mais conhecida de todas, a Saber Eletrônica é publicada até hoje. Tive alguns problemas em conseguir informações sobre o inicio da publicação. O que desconfio que tenha acontecido é que a revista era publicada por outra editora sob o nome de Revista Eletrônica (em 1965) e depois passou para a editora Saber com o mesmo nome até por volta do numero 150 (198?). Depois disso ela se tornou a Saber Eletrônica que conhecemos.

Revista EletronicaRevista Saber Eletronica

Aqui em casa tinha uma “Revista Eletrônica” da década de 70 que lembra um pouco a “Revista Eletrônica” da Saber. Antes do curso técnico eu comprava a Saber nas bancas e por fim acabei assinando por 2 anos (1994-95). Atualmente a revista se tornou mais teórica e profissional. Gostava mais da versão antiga...

Revista Esperiencias e Brincadeiras com Eletronica JuniorExperiências e brincadeiras com eletrônica Junior – Editora Saber (25 Edições [?]- 198?)
Um nome enorme para uma revista em formatinho. Tratava de noções básicas de eletrônica e publicava projetos para iniciantes e hobbystas. Só tive oportunidade de ler umas 4 ou 5 edições.

Eletrônica Total – Editora Saber (1988 até hoje)
A irmã mais nova da Saber Eletrônica era inicialmente dedicada aos projetos mais simples para os hobbystas. Tinha uma seção muito boa sobre Dexismo. Hoje ela parece ocupar o lugar da Saber Eletrônica e teve sua periodicidade reduzida.

Revista Eletronica TotalRevista Eletronica Total



Update 27/06/2009: Eduardo Dantas mandou mais informações e scans de capas. Destas, três eu não conhecia (Os comentários são do Eduardo):
Revista Componentes Eletrônicos
Revista Eletrônica Avançada
Componentes eletrônicos
Lançamento: 1981
Editora: Teleart Telefones Artísticos Ltda.
Formato: 18x26cm

Comentário: A primeira edição trazia cinco projetos. Isso da página 2 até a 12. Da página 13 até a 64 era um catálogo de componentes.


Eletrônica avançada
Lançamento: final da década de 1990
Editora: Escala
Formato: 20,5x27,5cm

Comentário: revista de vida efêmera, talvez não tenha passado do n. 1, a julgar pelo pouco que se encontra sobre ela na internet.


Revista do Instituto Universal BrasileiroRevista do Instituto Universal Brasileiro
Lançamento: junho de 1984
Editora: IUB Editorial Ltda.
Formato: inicialmente 21x28cm

Comentário: o Instituto Universal Brasileiro que até então era apenas uma escola de cursos por correspondência dos mais variados segmentos (supletivo, corte e costura, chaveiro, técnico em eletrônica, mecânica de automóveis, etc.) lançou esta revista nas bancas. O primeiro número trazia uma reportagem sobre algo que muitos já tinham ouvido falar mas poucos tinham visto: o computador.





Atualizado em 15/08/2013: Agora em vídeo (só a primeira parte, estou trabalhando nas outras duas, aguardem):


Atualizado em 26/08/2013: Agora a segunda parte:



Atualizado em 24/04/2013: A terceira parte:

74 comentários:

  1. Oi colega.
    Voce sabe me dizer o nome de uma revista de eletronica que vinha com os componentes para aprender em casa. Devo ter visto na tv à algum tempo.

    ResponderExcluir
  2. boa tarde quero saber como posso adquirir a revistas da eletrônica, pois eu possuo três revistas e quero comprar o seu kit não tenho o nº do seu telefone e também quero o seu enderço
    por fovor me envie informação o meu E- mail:willians.2@hotmail.com,sem mais muito obrigado Deus abençoe

    ResponderExcluir
  3. sabe de alguma revista ainda em circulacao que contenha esse tipo de informacoes? que ensine o be a ba e guie a pessoa na montagem d algo?
    grato

    ResponderExcluir
  4. na internet e muito dificil achar projetos realmente simples alguem sabe se essas revistas simples tem em algum site!!!,grato!!

    ResponderExcluir
  5. Algumas informações para você complementar seu post, que por sinal é muito bom.

    A saber também tinha uma serie de livros que se chamava "Experiências e brincadeiras com eletrônica" foram publicados 12 volumes entre 1976 e 1984 ou 1984. Era um livro em formatinho, mas tinha cara de revista. Eu tenho um único volume em minha coleção.

    Com o sucesso dessa serie, eles resolveram lançar em formato "revista" e nasceu em agosto de 1984 a "Experiências e brincadeiras com eletrônica Junior". Foram 25 volume que foram publicados bimestralmente até o numero 15, quando dai pra diante passou a ser mensal. O ultimo numero, o 25 foi publicado em 1988 (acredito que em maio, basta ver a data de edição da eletrônica total 1 e voltar um mês atrás) e a partir dessa data virou a Eletrônica Total.

    Quanto a "Informática Eletrônica digital" eu tenho uns 2 números lá em casa, eu posso olhar depois e lhe dizer se era dirigida pelo Beda Marques, tenho quase certeza que sim.

    ResponderExcluir
  6. Gostaria da matéria ANTENA MULTIBANDA TIPO "GRUARDA CHUVA" DA REVISTA antenna/eletronica popular de SET/OUT de 1984 - Obrigado

    ResponderExcluir
  7. Meu prezado amigo. Há algum tempo venho procurando "incasavelmente" a revista APRENDENDO E PRATICANDO ELETRONICA de numero 22.
    É que nesta revista contém um projeto com o nome de "CONTADOR/DESCONTADOR DE PASSAGEM". Será que o amigo tem esta revista? Em caso positivo, gostaria de lhe comprar uma cópia deste projeto.

    ResponderExcluir
  8. Ola caro colega! Muito bom essa sua página sobre as revistas de Eletrônica. Gostaria de acrescentar algumas informações: eu fui assinante, na época, da Bê-a-Bá da Eletrônica, e acompanhava esporadicamente a DCE. Tenho a coleção completa de ambas. A Bê-a-Bá realmente terminou no N.32, e a DCE, no 52. Mas, elas ficaram "grandes" a partir do N. 21, a Bê-a-Bá, e a partir do N.41, a DCE. Ambas pararam de vir com plaquinhas grátis a partir, respectivamente, do N. 24 e 44.

    E quanto a Saber, que eu também tenho a coleção até o fim da década de 80, ela inicialmente, até o número 44, era publicada por outra Editora e se chamada apenas "Revista Eletrônica". Ela parou de ser publicada um tempo, até que a Editora Saber adquiriu os direitos e voltou a publicar, a partir do N. 45 (ela não "zerou" os números) como "Revista Saber Eletrônica".

    Abraço !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Eduardo Luccas.
      Da revista Saber Eletrônica, você tem os números entre a 1 e a 45?
      Se sim, poderia digitaliza-las em formato 600Dpi e disponibilizar para mim?
      Grato pela atenção.
      Euclides Rezende
      euclas@gmail.com

      Excluir
  9. Amigo, você tem em sua coleção algum projeto de uma interface do computador Z80 Nestor com uma TV ou monitor?

    ResponderExcluir
  10. Muito bom,seu post. Infeslimente eu lembre de algumas capas que já não esta mais entre "mim". Ratos, baratas, meu descuido, etc. fez com que algumas se perdessem ao longo dos anos. Meu pai era assinate da Eletrônica Popular so me restou a revista volume 53 n 4, tenho alguns números da revista Antena, algumas revistas da Electron (eu tenho essa da foto), 2 revistas da Seltro. Agora da Saber e Eletônica Total eu tenho muitos, eu gosto muito das fora de série e também da Circuitos e Soluções. Total que eu tenho são 147. Tinha mais como eu falei. Nunca comprei nem uma todas eram do meu pai. Por falar nisso queria saber se vc tem um projeto de um amplificador com o TDA 2611, pois estou com uns 30 componetes destes aqui.
    Até Mais.

    ResponderExcluir
  11. Olá,

    Me chamo Flaviane e trabalho na editora Antenna, ainda temos centenas de exemplares das revistas ANTENNA(1926 EM DIANTE), ELETRÔNICA POPULAR(1956 EM DIANTE), ANTENNA ELETRÔNICA POPULAR e a REVISTA DO SOM, Também alguns exemplares da editora SELEÇÕES ELETRONICA (SELTRON). Se houver interesse entre em contato pelo e-mail correspondecia@anep.com.br
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  12. FALTOU VC INCLUIR A REVISTA ELETRONICA PASSO A PASSO,TENHO 12 EDICOES DA DECADA DE 80,POSSO ENVIAR FOTOS DELAS.GUARDAMAIA@GMAIL.COM

    ResponderExcluir
  13. Eu to procurando a um tempão uma revista de eletrônica que tem na capa um cientista consertando um robozinho, se você tiver informações sobre qual revista é ou imagem da capa, agradeço demais... Um abraço

    ResponderExcluir
  14. alguns dados:
    1-a SABER começou em 1976 a partir de outra revista.
    2-a eléctron tem um projeto de uma câmera infra vermelho que é único por aqui,mas para montar é impossível pois não se acha a válvula especial.
    3-a nova eletrônica vai até agosto de 1986.

    ResponderExcluir
  15. Nos anos 70 eu comprei muitos números, mês a mês, da Nova Eletrônica. Perdi esses exemplares em minhas mudanças ao longo dos anos.

    Mas até hoje, passados mais de 30 anos, decora minha mesa um despertador publicado pela Nova Eletrônica com design bonito e cujo kit se comprava na antiga Superkit na Rua Aurora. Perdi o esquema dele, e gostaria de encontrar algum colecionador dessa revista, para adquirir a cópia das páginas desse kit.

    Já xeretei a Net de monte e nada de encontrar quem tenha feito a coleção. Talvez com o nome da editora possa chegar ao número que o publicou.

    Abraço e parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  16. nossa a eletronica antigamente era muito mais asesivel que hoge! alem de ter ficado sem graça eles não publicam mais aquelas montagens que nos divertiam antigamente!

    ResponderExcluir
  17. OLÁ, ALGUÉM PODERIA ME DIZER COMO FAÇO PARA CONSEGUIR A REVISTA A.P.E. nº40 ou parte de dela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tenho todas essas coleções amigos escaneadas em arquivos PDF entre em contato. Centroeletros@gmail.com

      Excluir
  18. Gostaria de informar ao BAT que eu possuo a revista APE 22 e se quizer, eu mando foto do circuito que VC quer. Meu email é clepoan@click21.com.br

    ResponderExcluir
  19. olá colega! aqui é lucas mafra do gambiologia.net, eu tenho algumas revistas brasileiras que vc não tem na lista aí !! se tiver interesse posso te mandar por email! muito legal seu blog !! abraço!

    ResponderExcluir
  20. Prezados(as),

    Algumas informações para completar os textos:

    Nova Eletrônica, Editora Editele, de Fevereiro de 1977 (1) até Agosto de 1986 (114). Não era uma versão brasileira para a italiana Nuova Eletronica, há apenas semelhança no nome. A Nova Eletrônica tinha uma outra proposta com projetos nacionais e aplicações pertinentes ao nosso mercado e à realidade da época;

    Elektor Brasil, primeira série, Editora Publitron, de Julho de 1986 (1) até Fevereiro de 1989 (31), sendo 11 exemplares por ano (um número duplo nas férias, que no Brasil era em Janeiro e na europa em Junho). Não há e nunca houve laboratório no Brasil, é a versão em português da original holandesa. Atualmente não há outra publicação que chegue ao elevado nível de profissionalismo da Elektor (que teve fortíssima e justa concorrência pela Nova Eletrônica, que algumas vezes até superou o nível técnico da Elektor).

    Carlos Cristiano Nunes
    CEO | New Technologies
    www.newtechnologies.com.br
    http://newtechnologies-br.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Lucas,
    O e-mail do blog é cuxaxo#gmail.com, pode passar as informações por lá.

    New Technologies,

    Obrigado pela colaboração.

    ResponderExcluir
  22. A quem interessar,: Tenho umas 300 revista de eletronica: APRENDENDO E PRATICANDO ELETRONICA (41 Und.) - ELETRONICA TOTAL (60 Und.) - SABER ELETRONICA (70 Und.) ELECTRON - INFORMATICA - E MUITAS OUTRAS... PARA QUEM SE INTERESAR EM COMPLETAR AS SUAS COLEÇÕES, VENDO AS ORIGINAIS E TAMBEM EM PDF EM FACICULOS...Contato( roberto-multservicos@hotmail.com )

    ResponderExcluir
  23. quero a colecao completa da revista saber eletronica desde a primeira ate 100

    meu amail tvdica@tvdica.com.br

    ResponderExcluir
  24. MINHA GENTE É MUITO INTERESSANTE ESSAS COISAS , SOU ENTUSIASTA DESSA ELETRÔNICA , JÁ CHEGARAM A ME CHAMAR DE SAUDOSISTA , PORÉM NÃO LIGO PARA ISSO. A ELETRONICA DE HOJE POR UM LADO FACILITOU MUITA COISA , PORÉM COM A POTÊNCIA DA PALAVRA , FICOU MUITO DESCARTÁVEL E COMERCIAL , ALÉM DE POLUIR A NATUREZA...

    ResponderExcluir
  25. Eu tenho diverssos exemplares das revistas:
    Saber eletrônica, Experiências e Brincadeiras com Eletrônica Jr, Eletrônica Total, Circuitos & Informações... quem se interessar: vnegrao@hotmail.com

    Eram ótimas revistas, fui assinante da Revista Saber Eletrônica por uns 10 anos.... até ela se desvirtuar do que pretendia e se tornar muito técnica como é hoje... preferia o modelo antigo.. ela chegou inclusive, a publicar o protótipo de im clone IBM-XT...

    ResponderExcluir
  26. Mais algumas informações sobre as revistas.

    A elektor editada no Brasil na década de 80 teve vida curta, o último número foi o 31(Fevereiro de 89). Ela foi descontinuada porque não seguia os mesmos esquemas das originais européias. Somente alguns textos e esquemas das originais européias foram editados. Os editores colocavam circuitos que condiz com a realidade da época. Se hoje já é difícil encontrar componentes de circuitos das revistas elektor, imaginem na década de 80.
    A revista Eletrônica Avançada teve somente o número 1 porque ela copiava esquemas da internet e não trazia as devidas referências. Um dos autores dos esquemas que tem na revista processou a editora, junto com outras pessoas.
    O "Mestre" Bêda Marques faleceu dia 17/06/2004.

    Parabéns pelo post. Um abraço

    ResponderExcluir
  27. Que saudade dos anos da revista divirta-se com a eletroniac e be a ba da eletronica...eu com meus 13 - 14 anos, esperava ansioso o mês seguinte para meu pai comprar as revistas, era muito bom, que saudade...

    Fiquei triste com a noticia do falecimento so professor Bêda Marques, que o colega comentou acima...

    Que época maravilhosa...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela vinha com um brinde na capa...Muito legal!
      Professor Bêda Marques,saudades...

      Excluir
  28. Parabens pelo blog. Pelo menos alguem aqui na net, faz algo sem putaria".fico muito triste de saber que um dos mais nobres "Beda Marques", faleceu. Alguem aqui sabe qual a melhor revista atualmente (fora a Saber, que assino) de Eletronica.??

    ResponderExcluir
  29. Cara, me desculpe, mas quando li seu artigo me deu muita raiva e pensei em você como um grande burro por se desfazer da sua coleção!!! Eu tenho várias Be-a-ba da Eletronica aqui (quase a coleção completa), e apesar de ser engenheiro eletricista com mestrado,jamais de desfaria das minhas revistas. Além da be a ba, tenho també a saber desde 1979. E te digo que juntas formam um acervo inestimável de informações técnicas que não se encontram em livros.

    ResponderExcluir
  30. Anonimo,

    Realmente foi burrice, mas já passou. Tenho atualmente uma coleção maior que a antiga. O problema é espaço para guardar tudo...

    ResponderExcluir
  31. pessoal,. procuro a revista elektor portuguesa de jnho de 94. projeto do amplificador hexfet

    re.panvini@gmail.com

    ResponderExcluir
  32. guerra diz: Possuo diversas revistas de eletrônica, inclusive as A.P.E.. Se quiseres algum circuito, comunique-me que eu envio por email.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, por acaso tens a revista que traz o pirilampo perpetuo se tiver poderia me enviar?

      Excluir
  33. Sou programador hoje em dia, mas posso dizer que meu gosto pela tecnologia veio de muitas dessas revistas que meu tio e meu irmão colecionavam. Eu lia as revistas lá pelos meus 10 anos e ficava sonhando em um dia por a mão na massa. Bateu uma nostalgia forte agora vendo a capa Divirta-se com a Eltronica e lembrando da minha infância! hahaha
    Abraço!

    ResponderExcluir
  34. Olá pessoal, me chamo Paulo e curti e aprendi muito com essas revistas.
    Pra quem interessar em adquirir alguns números, visitem o blog do picco http://blogdopicco.blogspot.com
    O cara é firmeza e disponibilizou várias revistas para baixar grátis, vale a pena.
    A leitura dessas revistas vale mais do que muitos cursos.
    Até algum dia...

    ResponderExcluir
  35. Olá amigos, esse blog é sensacional. Um colega anomimo aqui do blog ofereceu ajuda, caso alguém estivesse precisando de algum esquema, pois bem eu era colecionador da Revista ELETRONICA PASSO A PASSO, só que devido a uma praga maldita chamada cupim, perdi tudo. Na ocasião montei uma célula fotoelétrica que vinha funcionando perfeitamente até os dias de hoje, só que parou, e eu gostaria de consertar, só que os números e códigos dos compontes estão muito apagados, e não consegui substituí-los. Gostaria se possível, que alguém localizasse pra mim esse esquema e me enviasse por email. Seria maravilhoso fazer esse conserto, pois seria o mesmo que voltar no tempo e reviver momentos em que eu era feliz e não sabia!! Um grande abraço a todos, e especialmente ao criador deste blog. e-mail para contato: markriorj@hotmail.com

    ResponderExcluir
  36. Sou Eletricista e técnico em eletrônica desde 1991 e comprei muitas revistas Eletrônica hoje,Saber Eletrônica, Aprendendo e Praticando ,divirta-se com Eletrônica, Elektor , hoje já não trabalho com Eletrônica + ainda sou apaixonado por Ela...monto pequenos projetos como Hoby ,e adorei este Blog,e as minhas revistas doei ao meu sobrinho que faz escola técnica um braço e parabens...

    ResponderExcluir
  37. Olá, a respeito da revista Eléctron, há duas edições: uma, editada lá por 1926 e a outra da década de 1980 em diante. Veja o link da Rádio Sociedade do Rio de Janeiro: http://www.fiocruz.br/radiosociedade/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?sid=60. Há também uma revista CTA Eletrônica, acho que era editada por uma escola, tinha muitas dicas de manutenção, bem mastigadas. E também tinha a Eletrônica Prática, editada pela Graffiti Cultural, do editor João G. M. de Sá. Tenho uns 3 números dela, era excelente. Posso passar umas fotos das capas, se quiser. Abraços Eusébio Pizutti

    ResponderExcluir
  38. Olá Pepe Legal,

    Obrigado pelas informações, não conhecia essa de 1926.

    ResponderExcluir
  39. Galera, possuo a coleção completa da Revista Nova Eletrônica de 1977 a 1986 e pretendo vendê-la, pelo melhor preço, claro.
    Estão todas em ótimo estado de conservação e pertenceram a um tio meu.
    Se alguém se interessar, envie-me uma mensagem e poderemos conversar sobre o assunto.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Maurício.
      Quais são os números (se é de 1 a NNN ou tem "falhas" na numeração)? Quanto você quer por cada uma?
      Obrigado.

      Excluir
  40. Cara, quase chorei quando vi este blog!
    Que saudades senti destas publicações,eu tive todas estas revistas,não perdia uma, mas com o tempo tive que me desfazer de algumas e só me restaram poucas que leio "releio" até hoje.
    Faltou falar da somtrês,que mesmo não sendo de eletrônica,interessava a quem gostava de audio,que naquela época SOM éra assunto da moda.
    Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  41. Muito legal esse post. Também não conhecia o blog e estou adorando. Dando uma geral na casa de meus pais eu acabei me desfazendo de minha coleção (em apartamento não dá para juntar muita coisa...). Dê uma olhada aqui https://www.facebook.com/photo.php?fbid=2375021746395&set=a.2374501053378.2098364.1576132926&type=1&ref=notif&notif_t=photo_comment&theater

    ResponderExcluir
  42. Por favor, se alguem aqui conhece alguma revista de eletronica-informatica, que possam me indicar, mas sou novo no mercado, sou formado em eletrotecnica, preciso começar a estudar eletronica, por isso peço indicação de uma revista p/ fazer assinatura. arildesilva@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. www.blogdopicco.blogspot.com.br

      Excluir
    2. Amigo a melhor revista para aprender é a Divirta-se com a eletronica. Aprendi muito com ela. Tem um anuncio no mercado livre vendendo a coleção completa http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-734545766-divirta-se-com-a-eletrnica-coleco-completa-brinde-_JM

      Excluir
  43. Parabens pelo site Voyager :-) !

    ResponderExcluir
  44. Olá.

    Mas que excelente post! Uma verdadeira retrospectiva!

    Eu tenho a primeira edição da revista "Informática Eletrônica Digital" e, só a título de confirmação, sim, ela começou em agosto de 83.

    ResponderExcluir
  45. Ola amigo se alguem interresar nessas revista tenho quase 20 coleções de Revistas Antigas algumas coleções estão completas e outras não e-mail centroeletros@gmail.com

    ResponderExcluir
  46. Ola, estou procurando um livro antigo Circuitos praticos de audio hifi stereo da SELTRON capa vermelha so amps valvulados. Alguem teria ou me daria uma dica ? Grato.

    ResponderExcluir
  47. Que saudades....eu tinha a maioria destas revistas,principalmente do grupo Saber,
    a Elektor também me deixou na mão, comprei essa edição que tinha o pré amplificador assinado pelo Douglas Self, um mestre no áudio...meus parabéns pelo Blog.

    ResponderExcluir
  48. Algumas informações que podem ser lhe úteis:
    Revista Electron (52 edições, que eu posso confirmar). A de maior número que eu possuo é 52 porem, acredito, haja mais algumas após essa.

    Ele teve duas fases: A primeira neste formato da foto postada e uma segunda em que a revista ficou maior e foi reformulada (número 42 em diante).

    Número 52: preço Cr$7.500,00 e há um anúncio da Shop Kit com preços válidos até 06/05/1992.

    Número 40: preço Cr$370,00 e há um anúncio da Postal Saber com preços válidos até 06/12/1990.

    Número 14: preço Cz$100,00 e há um anúncio da Postal Saber com preços válidos até 15/01/1988.

    ResponderExcluir
  49. Minha pequena contribuição para sua pesquisa histórica:
    Revista Eléctron: N: 12 Cz$80.00 nenhuma data encontrada.
    N: 14 Cz$100.00 c/ anúncio com preços válidos até 15/01/1988.

    FASE 1: Editora Fitippaldi.
    N: 1 até o N: 41 com formato 26 x 18 cm.
    N: 41 Cz$490.00 Não encontrei datas

    FASE 2: Editora Fitippaldi.
    N: 42 em diante com formato 27.5 x 20.5 cm
    N: 42 Cr$600.00 nenhuma data encontrada.
    N: 46 Cr$1500.00 c/ anúncio preços válidos até 15/11/1991
    N: 66 Cr$4.40 nenhuma data encontrada.

    Revista do Instituto Universal Brasileiro
    ANO III N:26 Julho 1986 Cz$11.20
    ANO VI N:67 Cz$200.00 c/ anúncio com preços válidos até 25/08/1990.
    ANO VI N:72 Cr$520.00 c/ anúncio com preços válidos até 10/06/1991

    ResponderExcluir
  50. Alguém têm um copia da edição N°51 da "Divirta-se com a Eletronica"? Tenho todas em PDF, menos esta 51, que parece ter simplesmente sumido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo tem no Mercado Livre: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-785254428-divirta-se-com-a-eletrnica-digital-escolha-o-volume-_JM

      Excluir
  51. Procuro a coleção da revista IUB radio e tv em PDF ou DOC alguem tem? email: minhasvagas@outlook.com

    ResponderExcluir
  52. Olá Voyage.

    Se a revista Bê a Bá da Eletrônica vai até o número 32 eu completei no blog.

    Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Picco, nunca vi a edição 33. Provavelmente acaba na 32 mesmo. Parabéns! Mais uma série completa.

      Excluir
  53. Rodrigo, estava vendo sua lista atualizada(07/09/2015) e tenho algumas informações para complementar.

    - A primeira versão da Elektor brasileira foi até o núm. 31 e teve 29 edições sendo duas edições duplas;
    - Teve uma revista Electron editada pela Radio Sociedade do RJ no começo do século XX, a número 1 é de 1 de Fevereiro de 1926, não sei até que número foi, mas eu tenho até o 20.
    - A Radio Sociedade também editou uma revista chamada Radio que era quinzenal, eu tenho somente duas edições, a mais antiga(núm. 13) é de Abril de 1924;
    - Tem a QTC, antiga e nova. A antiga eu tenho a número 1 que é de 1 de set. de 1934, não sei até q edição foi, mas eu tenho a 211 de Nov/Dez de 1964.
    - A QTC nova eu tenho somente um exemplar q é o número 61(Mai/Jun de 2008), iniciou em 1990;
    - Tem a CTA Eletrônica com 36 edições sendo a primeira de Dez de 1995.
    - Revista Rádio e Eletrônica editada pela Fitipaldi, tenho 3 edições;
    - Revista QSL Magazine pela editora Escala, essa provavelmente só teve um número também, igual a Eletrônica Avançada:
    - Revista Semicondutores, editada pelo A. Fanzeres iguais as outras dele com esquemas retirados de edições estrangeiras.

    Um abraço

    ResponderExcluir
  54. Saudades dessa época da DCE e APE, feitas pelo Mestre Bêda Marques (falecido em 2004).
    Numa transversal da Santa Ifigênia, tem uma loja chama Emark, que vende revistas APE e kits de montagens que saiam nela.

    ResponderExcluir
  55. Boa noite Rodrigo,

    Gostei muito do seu blog e das informações e fiz um link para o meu blog (fisica2escola.blogspot.com). Encontrei este link abaixo com algumas publicações em pdf:

    https://drive.google.com/folderview?id=0Bw-t4s6LG46WfmlQcGF2TnAzcFlHbmlfUk4xNzEyS2tyVUY5dlNfRnhBUDl0bmk3bWNKRVU&usp=drive_web

    Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Professor, tem uma coleção maior no meu blog(blog do Picco), se gostar compartilhe com seus alunos.

      Excluir
  56. Trabalhei com eletrônica até inicio de 2000. Nos anos 80 e 90 várias dessas revistas ajudaram muito na minha formação, adorava lê-las e praticar. Ai hoje estava conversando com um amigo que está mostrando interesse na área, e por curiosidade fui no google pesquisar por revistas da época e achei este artigo, que legal :)
    Muitas boas lembranças, bons tempos mesmo, que saudade! Eletrônica é sensacional!
    Muito grato pelo artigo, valeu!

    ResponderExcluir
  57. eu gostaria de adquirir as revistas be-a-ba de eletronica se alguen tiver me avisa carlosrmartins30@gmail.com ...obrigado

    ResponderExcluir
  58. tenho a revista saber eletronica do 1 ao 250 tenho varias revistas de eletronicas estou vendendo pois nao uso achei tudo jogado numa garagem de uma chacara que comprei se alguem se interesar entre em contato fone 961662703

    ResponderExcluir
  59. rapaz aquela revista electron voce diz que era do ano de 1960
    TA POR FORA MESMO EU TENHO VARIAS EDIÇÕES DESTA REVISTA procure a data do mesmo tem muita gente querendo download.............. fica sem saber !!!!!!!!

    ResponderExcluir
  60. Bom dia, alguem teria o curso completo do Instituto Universal Brasileiro anos 80/90 ? Tenho grande interesse!!!

    ResponderExcluir
  61. Olá, muito bom o conteúdo....
    Alguém teria e gostaria de compartilhar a "Rádio e Eletrônica" nº6 ?

    Obrigado,

    Att,


    Tales

    ResponderExcluir

1. Alguns comentários são moderados automaticamente. Caso isso ocorra pode levar algum tempo até que eu veja e o libere.
2. Comentários fora do assunto do post podem ser apagados.
3. Não, eu não posso consertar os seus aparelhos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...