Recuperando um laptop da Xuxa

Laptop sujo

Encontrei este laptop da Xuxa num ferro-velho já faz algum tempo, mas só agora consegui parar pra brincar com ele. Segue o vídeo da recuperação:

O problema maior aqui foi o tempo que ele deve ter passado ao ar livre. Deve ter tomado muita chuva nesse período. O primeiro problema é a sujeira da caixa do brinquedo. Para lavar tive que desmontar o aparelho inteiro para separar a eletrônica do plástico. E o problema mais grave estava nos suportes de pilhas muito oxidados:

Contato de pilhas enferrujados

Retirei os contatos com um alicate, já que eram só encaixados na carcaça e deixei de molho no vinagre durante dois dias:
Tirando a ferrugem com vinagre
Depois foi só escovar com uma escova de aço e botar no brinquedo de volta. O aparelho ligou, mas com um problema no teclado. A maioria das teclas só dava o som de erro e não conseguia entrar nas atividades. Olhei a membrana da matriz do teclado:
Teclado matricial

Tudo ok aqui, sem curtos ou teclas funcionando erraticamente. O flat da membrana vai numa placa que concentra os flats do brinquedo:
Placa do teclado
Testei colocando em curto as linhas e colunas ali nos contatos e o problema apareceu ali, no caso testei com a tecla '8' que acionava o '4'. Suspeitei dos flats e acabei trocando pra ver se continuava o problema:
Por dentro do brinquedo
Continuou, daí testei diretamente na "placa mãe":
Placa mãe do brinquedo

Problema continuou. Nisso já tinham passados alguns dias e acabei deixando com as crianças brincarem. Mesmo sem acesso as atividades eles gostaram bastante. Quando voltei a mexer no brinquedo resolvi colocar o capacitor C8/C9 ali no canto superior esquerdo da placa, que não vem montado. Coloquei um de 47uF. Aproveitei e passei um ar quente na placa e principalmente no chip bolha ali no centro (algo que já fiz, com algum sucesso, em placas de vídeo). O aparelho funcionou depois disso, sem o problema do teclado. Pode ter sido umidade ou alguma solda que ficou ruim, não sei ao certo.

Fotos bônus, o mouse:
Placa do mouse

Placa do mouse

Um comentário:

  1. Sabes, esta CPU embutida provavelmente é um 6502 ou um Z80, na maioria dos casos. As vezes da até pra 'descobrir' atraves de investigação a porta serial que permite a comunicação basica para leitura da ROM ou similar.
    O mais legal, entretanto, é 'destruir' o blob de epoxy (com um soprador termico bem quente, ir quebrando ele) e 'fotografar' o blog com um microscopio :D

    ResponderExcluir

1. Alguns comentários são moderados automaticamente. Caso isso ocorra pode levar algum tempo até que eu veja e o libere.
2. Comentários fora do assunto do post podem ser apagados.
3. Não, eu não posso consertar os seus aparelhos!