Piscando LEDs com Arduino no estilo Quake (1996)

Quake LED flicker

[Update: 01/2022] Fui parar no Gizmodo e no Hackaday!

Em Junho deste ano alguém descobriu que o piscar de luzes de alguns jogos são muito parecidos. Isso é causado pelo reuso de código desde o saudoso Quake de 1996, aparentemente. No repositório oficial no Github tem as sequências de estilos para as piscadas. Daí eu peguei essa informação e montei uma inútil lâmpada que pisca igual ao original. Segue o vídeo com mais detalhes:

Na montagem eu tirei todo o circuito da lâmpada de emergência original, deixando só a placa com os 30 LEDs. Os testes iniciais foram feitos com um Arduino Uno R3, mas pra caber ali dentro da caixa mudei pra um Arduino Mini Pro:

Arduino Mini Pro Lamp

O esquema final ficou assim:

Esquema da Lâmpada
O código fonte está no meu Github pra quem quiser montar uma igual. O código está com o estilo 10 ativo (mmamammmmammamamaaamammma), mas dá pra trocar pelos outros pelo #define.

3 comentários:

  1. Hahaha
    Muito legal.
    Me deu a ideia de fazer um diorama de alguma cena famosa de um desses jogos (eu curto mais HL).

    Já pensou em mandar para o Hack a Day?

    ResponderExcluir
  2. É possível alterar o código e acrescentar um "push button" para alternar entre os estilos das piscadas, mesmo que não sejam todos eles?

    ResponderExcluir
  3. puts, que blog maneiro, parabens pelo trabalho!

    ResponderExcluir

1. Alguns comentários são moderados automaticamente. Caso isso ocorra pode levar algum tempo até que eu veja e o libere.
2. Comentários fora do assunto do post podem ser apagados.
3. Não, eu não posso consertar os seus aparelhos!