Por dentro de uma TV LG 47LK950

Essa é TV principal aqui de casa e foi comprada no fim de 2011. Na época havia a dúvida entre comprar uma TV smart ou uma 3D. Como eu sou bobo comprei essa que é 3D. Ela vinha com 4 óculos que se perderam nas infinitas mudanças. Devo ter assistido no máximo uns cinco filmes 3D nela e só no primeiro ano. Nessa época usava o PS3 como tocador de Blu-ray e eram poucos os filmes que eram 3D.

De lá pra cá ela de vez em quando apresenta o problema de ligar e desligar logo em seguida. É estranho, mas basta abrir e apertar os parafusos da fonte ou da placa principal (ainda não descobri qual) e ela volta a funcionar normalmente por vários meses. Numa dessas desmontadas tirei umas fotos pra postar aqui.

Como é uma TV grande (47 polegadas) só colocando ela em cima da cama pra abrir e não correr o risco de danificar a tela. Ela por dentro:
TV LG 47kL950

É um modelo LCD lançado pouco tempo antes das LEDs dominarem o mercado. Tem lâmpadas fluorescentes para o backlight com entradas nas laterais. A placa mãe:

placa TV LG 47kL950

Desta placa saem os dois cabos para os LCDs. Ela tem uma boa quantidade de entradas e a USB que já não consegue rodar os novos formatos de vídeo que surgiram nos últimos tempos. Ali na lateral direita, com uma grande área branca no silk parece um conector para uma placa ou cartão.

A fonte:
placa fonte TV LG 47kL950
A fonte é muito boa, tem uma filtragem com 3 indutores, um circuito que parece ser corretor de fator de potência e a fonte em si. Os dois transformadores na lateral superior esquerda são dos inversores para as lâmpadas. Talvez, algum dia, eu converta ela pra LED. Mas só no dia que comprar uma TV nova.

Um comentário:

  1. artigo muito bom, você teria uma foto das conexões na traseira da tv pra me mandar?

    ResponderExcluir

1. Alguns comentários são moderados automaticamente. Caso isso ocorra pode levar algum tempo até que eu veja e o libere.
2. Comentários fora do assunto do post podem ser apagados.
3. Não, eu não posso consertar os seus aparelhos!