Como conectar o Chromecast via Ethernet

Daí eu comprei um Chromecast... Pra quem não tem uma TV Smart é uma ótima opção. No meu caso estou usando apenas para assistir Netflix e Youtube e recomendo.

Não tive problemas com a conexão, o roteador WiFi fica no rack da TV (menos de um metro de distância) e funciona em 5GHz. Mas um colega e meu irmão mais novo já tiveram problemas com roteadores WiFi antigos e/ou conexões distantes. Existe o adaptador para Ethernet oficial para ele, mas o difícil é encontrar por aqui.  Por isso dei uma pesquisada e encontrei uma página falando como conectar o Chromecast via cabo de rede. Resolvi então testar e mostrar o resultado aqui, já que não há nada em Português sobre o assunto.

Primeiro, meu Chromecast é o modelo 2 (redondo). Ele vem com a fonte de alimentação e o cabo USB. No meu caso dispenso o uso da fonte de alimentação ligando o cabo USB na porta USB da minha TV.

Chromecast 2 Preto

O material necessário para a conexão Ethernet é este aqui:
Adaptadores

É um adaptador USB para Ethernet e um cabo USB OTG Y. Pra ficar claro, o adaptador USB Ethernet é assim:

Adaptador USB para Ethernet

O detalhe deste adaptador é que, segundo o pessoal, tem que ser um adaptador com chipset AX88XXX (o Chromecast só tem drivers para ele). Os adaptadores genéricos (como o da foto) podem ter chipsets diferentes para um mesmo modelo. Este da foto vem com um CD de drivers para 4 tipos diferentes. Se o chipset for diferente a conexão não funcionará.

Já o cabo USB OTG Y não tem mistério. Tem um conector USB tipo A macho, um USB tipo A fêmea e um micro USB OTG.
Cabo USB OTG Y

A ligação final fica assim:
Ligação do Chromecast via Ethernet
O conector micro USB do cabo OTG Y vai no Chromecast. O conector USB A macho vai na fonte de alimentação (ou na USB da TV, se preferir). E por fim o adaptador USB Ethernet vai no conector USB A fêmea. Daí é só ligar o Chromecast na HDMI da TV e o cabo Ethernet no adaptador USB e ligar tudo.

A conexão é automática e o Chromecast parece dar preferência para a Ethernet. Ainda é necessário usar o Wifi no celular (ou outro dispositivo) para o controle, mas o Chromecast irá baixar o conteúdo via Ethernet. 

Estranhamente não há qualquer confirmação da conexão Ethernet na tela da TV. Pra confirmar se ele conectou e funcionou tem que ficar de olho nos LEDs do roteador ou acessar a página de configuração (do roteador).

5 comentários:

  1. Obrigada pelas informações, poderia me dizer quanto gastou?

    Obrigada.

    ResponderExcluir
  2. Olá amigo, tem que comprar um adaptador de internet que tenha qual chipset? Pois já usei dois modelos e não funcionou. Obrigado.

    ResponderExcluir
  3. Onde consigo comprar esse adaptadorcom chipset AX88772?

    ResponderExcluir
  4. Eu comprei um adaptador ethernet igual esse da sua foto vem com um cd de instalação sabe se esse adaptador da certo?

    ResponderExcluir

1. Alguns comentários são moderados automaticamente. Caso isso ocorra pode levar algum tempo até que eu veja e o libere.
2. Comentários fora do assunto do post podem ser apagados.
3. Não, eu não posso consertar os seus aparelhos!