Um estranho rádio portátil

Encontrei este rádio numa das caixas de "utilidades" e me lembrei que o havia guardado para escrever um post (o primeiro!) aqui no blog. Isso foi em 2008 e depois de tanto tempo, finalmente, vou falar sobre ele.

Trata-se de um rádio AM/FM/SW da marca DAK e as informações param por aí. Nem um "Made in Algum Lugar" pra indicar a origem.

radio receiver DAK
O receptor já estava sem o indicador...
Pelo que lembro ele estava guardado na casa da minha mãe e não funcionava. Abri pra dar uma olhada e era apenas a chave do AC, que neste aparelho fica no plug onde vai o cabo da alimentação. Ao conectar o cabo a chave desconectava as pilhas e conectava a rede. "Bypassei" a chave e o rádio ligou, mas o potenciômetro de volume (com chave liga/desliga) estava quebrado. 

Foi conferindo o potenciômetro que notei o estranho circuito do rádio, principalmente a ausência das bobinas coloridas do circuito de FI:
Placa do rádio
Na época até cheguei a perguntar nas listas de eletrônica se alguém já tinha visto algo igual ou tinha mais informações. Aparentemente é um receptor regenerativo, não muito eficiente pois só recebe as estações mais próximas. Na faixa de ondas curtas não pega nada.

Conferindo o receptor esta semana vi que o circuito do amplificador de áudio é o manjado amplificador em classe AB. Na foto abaixo da pra ver o amplificador, a fonte e o que acredito ser um circuito regulador com um transistor:
Amplificador e fonte do rádio

O circuito de RF está no lado esquerdo da placa, com os componentes presos por numa "cera" (procedimento comum em receptores de rádio):

Área de RF do rádio

Levantar o esquema desta área levaria um tempo que poderia ser usado para outros posts que estou planejando. Mas se alguém souber alguma coisa sobre o aparelho ou deduzir a partir das fotos, por favor deixe um comentário aí embaixo.

Atualizado em 02/02/2014: Foto da placa por baixo:

6 comentários:

  1. Duas coisas me chamaram a atenção... 1) o fato de ser AM/SW e... FM! 2) Um capacitor variavel de DUAS sessões em um radio de 3 faixas, uma delas sendo FM??? Olha... se fosse comigo eu já tinha dado uma levantada nem que fosse parcial só pra entender que diabos é isso. Não tem nenhum CI SMD ou chip "Blob" por baixo da placa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Embaixo não tem nada, vou tirar uma foto e colocar no post.

      Excluir
    2. Amigo vc esta com um problemão nas mãos digamos que fm seja frequencia modulada am amplitude modulada e sw é a sigla que designa codigo morse ondas curtas é designada pela sigla oc. Bom isso não vem ao caso e sim que esse sw não recebe sinais de voz e sim sinais telegraficos. o capacitor variavel é comum em radios mais poucos entendem a fução que exerce ele é responsavel por fazer uma varredura de ondas no ar e ampliar 1 onda o potenciometro é uma especie de resistor analogico quando se aciona empurando a chave vc aumenta ou diminui a resistencia do aparelho. capacitor variavel ai só serve pra am fm o que vc prescisa é trocar esse potenciometro ja pensou em dar uma olhada no transistor? Talvez ele não esteja oscilando dai a ocorre isso com as frequencias essa desigualdade nas frequencias.

      Excluir
  2. Isso não é de Deus, amigo!

    ResponderExcluir
  3. Eu estou com um caso parecido! Valew o Post.

    ResponderExcluir
  4. Ola amigo, hoje em uma loja de coisas antigas em um encontro de carros antigos vi um rádio igual a esse a venda. Me chamou atenção pois tenho um igual, só que cinza e com a marca International, toda a carcaça e grafismos e circuitos internos são iguais. Nos comentários ví que o pessoal estranhou ser AM, FM e SW, quando tentou ouvir SW ele apenas sintoniza as mesmas estações que no AM. Abração, se quiser contato, tem meu facebook : facebook.com/marcelowolfarth .

    ResponderExcluir

1. Alguns comentários são moderados automaticamente. Caso isso ocorra pode levar algum tempo até que eu veja e o libere.
2. Comentários fora do assunto do post podem ser apagados.
3. Não, eu não posso consertar os seus aparelhos!