Construindo uma antena interna para TV

Bom, antes de falar sobre a antena interna que tive que construir (para que a patroa pudesse assistir novela no quarto) vamos dar uma olhada na solução que não deu certo:

Antena Baby Color

A antena interna aí de cima foi comprada numa loja de 1,99 para ver se melhorava a recepção da TV do quarto, onde "provisoriamente" havia somente um fio de uns 50cm ligado ao conector de entrada e pendurado na cortina. Confesso que deveria ter dado uma olhada melhor antes de comprar essa daí, mas agora já foi. A última frase escrita lá embaixo é "TV - FM - VHF - UHF" o que já é de se estranhar: Não dá pra fazer uma antena de VHF ou FM com elementos deste tamanho (17cm o maior, que lembra um dipolo dobrado). Foi burrice minha mesmo, deveria ter lembrado das aulas sobre antenas...

Mas continuando a história, esta antena perdeu feio para o fio pendurado. Testei também na casa da minha mãe onde a recepção é infinitamente melhor (visada direta e bem no alto) que aqui embaixo e deu no mesmo. Como o fio pendurado pegava mal alguns canais e eu havia prometido construir uma antena melhor, depois desta aí tive que honrar a promessa. A antena nova está muito melhor (embora a recepção continue meio ruim em alguns canais, a localização não favorece mesmo) e já está funcionando há alguns meses. E como ninguém quis a "baby color" nem de graça eu a desmontei hoje pra dar uma olhada. Vamos aos detalhes:

Antena Baby Color

Primeiro a bobininha com 17 espiras de fio esmaltado e 5mm de diâmetro. Esta bobina "liga" o centro do suporte metálico da parábola ao seu parafuso lateral e não aparenta ter utilidade alguma, já que este suporte é só um suporte mesmo (a parábola é toda feita de plástico não tendo nenhum elemento metálico):

Antena Baby Color

Os dois elementos da antena também não possem conexão com o cabo da antena (normalmente não tem mesmo):

Antena Baby Color

E por falar em conexção com o cabo, olha como o elemento principal é "conectado":

Antena Baby Color

É assim mesmo: o metal passa por dentro da fita e apenas um fio é conectado. Gostaria de ver os cálculos do "projeto" desta antena, não lembro de nada assim no livro do professor Justino...

Mas então qual foi a minha solução para o problema de ver novela no quarto? Foi este aqui:

Antena "dipolo" DIY

São duas antenas de rádio portátil iguais, ligadas a um cabo de 75 Ohms (que foi cortado de um cabo de RF de videocassete) dentro de uma caixinha Patola comum. Detalhe da conexão:

Detalhe da antena Dipolo DIY

A primeira versão não contava com a presilha plástica e quebrou o fio algumas vezes. Este "aprimoramento" prejudicou a colocação da tampa da caixa, mas nada que uma fita isolante não tenha resolvido.

Atualização 02/08/2012: Ajustando o tamanho dos elementos da antena acabei pegando a EPTV Sul de Minas digital (HDTV)!

Um comentário:

  1. Creeeedo! Que porcaria! Se pelo menos a fita de 300 ohms estivesse ligada nas duas pontas do quadro, ai ela até poderia funcionar mais ou menos pra UHF.

    ResponderExcluir

1. Alguns comentários são moderados automaticamente. Caso isso ocorra pode levar algum tempo até que eu veja e o libere.
2. Comentários fora do assunto do post podem ser apagados.
3. Não, eu não posso consertar os seus aparelhos!