sábado, 11 de agosto de 2018

Iniciando a montagem de um novo PC

Então pessoal, tava olhando aqui e o meu PC foi montado em Março de 2010. A primeira postagem sobre ele aqui no blog trazia a seguinte foto:


Relembrando as configurações:

1. Processador Intel I5-750 (sim, primeira geração!).
2. Placa-mãe Asus P7P55D Pro.
3. 4 GB de RAM DDR3 1333 MHz Corsair. (Trocados em 2012 por 8 GB).
4. Fonte Corsair 550VX.
5. Placa de vídeo XFX GF 250GTS 512 MB.

Ele começou com 1 TB de HD, depois coloquei mais 1 TB em 2012 e mais 2 TB ano passado.

O bichinho já passou dos 8 anos sem nenhum problema. Mas, infelizmente, está na hora de atualizar. O maior motivo é o canal de penteados da dona esposa. Ele cresceu de tal forma que o fluxo de trabalho para gerar os vídeos tem que melhorar. Hoje o grande gargalo é a renderização dos vídeos, que leva um tempo 3 vezes maior que a duração do vídeo (1 minuto de vídeo leva 3 minutos para renderizar no Vegas). E enquanto renderiza o PC fica indisponível, o que significa menos tempo para responder comentários e os demais trabalhos de manter o canal (edição de fotos e outras coisas que ninguém imagina que precisam ser feitas).

Assim lá vou eu pesquisar para montar uma nova solução. Este post é apenas para organizar as idéias e para que eu possa relembrar daqui alguns anos, como aconteceu com o post de 2010. Só espero que não leve mais 8 anos para montar outro PC...

Algumas observações sobre o novo PC:

1. O objetivo é renderizar um vídeo em 1:1 (1 minuto de vídeo renderizado em 1 minuto). Mas acredito que possa chegar a 2:1 ou até mesmo 3:1.

2. O fluxo de trabalho será em Full HD (1920 x 1080). Por mais que falem por aí quase ninguém usa a resolução de 4k. Ainda é muito caro e 92% das visualizações do canal (mais de 10 Milhões por mês) são feitas no celular. Fora que não tenho câmera 4k e nem penso em comprar uma.

3. Eu não jogo mais no PC como antes e quando jogo é alguma coisa antiga. Obs: Minha recomendação pra quem quer jogar é comprar um console (PS4).

Sendo assim acho que não preciso de uma placa de vídeo top de linha. Uma GTX 1050 ou, exagerando, uma 1060 já tá bom. Processador estou em dúvida entre um AMD Ryzen ou um i5 de oitava geração. Isso definirá a placa mãe, que deve ser o modelo mais barato que seja possível fazer RAID (ideia futura, o canal gera muito conteúdo que não pode ser perdido) e tenha muitas portas USB. RAM vai ser 16 GB (se der) de 2.4 ou 2.6 GHz, ainda não decidi. Gabinete será decidido pela quantidade de baias para HD + número de portas USB frontais + preço + nível de ruído, nessa ordem. Não me importo com cores, LEDs e essas coisas gamers.

O PC de 2010 provavelmente ainda será mantido como step, talvez com um upgrade para SSD e uma nova placa de vídeo, embora não seja prioridade agora.

Bom é isso e aceito sugestões dos leitores mais antenados na área. Principalmente na questão do processador. Não é um computador pra jogos, é um PC pra "Youtuber" (é estranho escrever isso, mas é a realidade, nunca imaginei que isso ia dar certo da forma como está dando).



6 comentários:

  1. Vai de intel que não tem erro...o i7 já está com preço aceitável. Abração !

    ResponderExcluir
  2. Montei um PC em 2015, garimpei muito na Sta Ifigênia em São Paulo e achei preços abaixo das lojas virtuais.
    Uma coisa que errei foi nos coolers, comprei barato e é um nível de ruído que incomoda.

    ResponderExcluir
  3. Opa,

    Não te conheço, mas se é amigo do Luciano, é gente boa!

    Atualmente, os Intel não estão compensando, pelo preço das placa-mãe. A AMD chegou forte com os Ryzen, e, para o que vc quer (edição de video), vão te atender melhor. Intel só compensa, para quem quer jogar, pois eles dão mais FPS no final das contas.

    ResponderExcluir
  4. Olha o Bob Esponja ai! kkkk Eu sempre fui partidário de AMD justamente por isso! Briga ferrenha no preço, hoje tenho um I5 só porque ganhei o kit (placa, processador e memória) antes a ele tinha um Opteron que era o bicho. Alias, esse opteron na epoca o que comprava um pentium 4 com uma placa-mãe furreca, comprei o Opteron e uma placa-mãe premium! E Intel? To ficando com medo das mazelas que se lê por ai! A última foi do Intel Management Engine.

    ResponderExcluir
  5. Se for pegar Ryzen as memorias para funcionar de acordo devem ser de 3.2GHZ senão não funciona de acordo. Dica de um colega meu que ja teve Ryzen.

    ResponderExcluir
  6. Bom, primeira vez acessando o blog, acompanho o canal no youtube.
    Minha sugestão:
    Processador Ryzen 5 1600 3.2Ghz
    Placa Mãe Asus Prime B350-plus (Essa aguenta OC de ram e de processador, caso não vá usar pode pegar uma A320)
    16GB RAM DDR4 2400Ghz (4x 4gb ou 2x 8gb. Lembrando que 4x 4gb da um melhor desempenho)
    1x SSD 120GB (para sistema operacional e os programas de edição)
    1x HDD 1TB (ou qualquer outro HDD)
    1x Placa de vídeo 1050ti ou 1060
    1x Fonte ATX 500W reais

    ResponderExcluir

1. Alguns comentários são moderados automaticamente. Caso isso ocorra pode levar algum tempo até que eu veja e o libere.
2. Comentários fora do assunto do post podem ser apagados.
3. Não, eu não posso consertar os seus aparelhos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...