domingo, 5 de março de 2017

Por dentro de um antigo telefone de disco

Telefone de disco antigo verde

O aparelho da foto foi comprado ontem, no ferro-velho. Ainda não tenho um uso pra ele, mas acho que dá pra reaproveitar o disco para um projetinho com Arduino e a campainha eletromecânica para incomodar os outros. Claro que tem vídeo de "por dentro" (o pessoal parece que realmente gosta disso):


E vamos as fotos. Primeiro uma vista interna do aparelho:

Telefone de disco - por dentro

Como eu disse no vídeo, o circuito é mais ou menos padrão e pelo que me lembro tinha um tal de "padrão Telebrás" com um esquema básico. Me lembrou da época em que trabalhei consertando telefones públicos. O capacitor de 1uF é o da campainha para não deixar passar o nível DC. O transformador é uma hibrida telefônica para separar o áudio que vem do que áudio que vai:

Telefone de disco - por dentro - placa

O disco tem uma marcação escrita "1972" que deve ser o ano de fabricação. Pela caixa transparente dá pra ver os dois contados chaveadores. Um é fechado quando se gira o disco e só abre novamente quando ele para. O outro é interrompido um número de vezes igual ao do número discado:
Telefone de disco - por dentro do disco

A bobina da campainha, que aciona o badalo (ou martelo) que bate nos sinos. A peça de plástico branca é o "controle de volume" da campainha. Ele ajusta a força com que o badalo (ou martelo, como queira) bate nos sinos:
Telefone de disco - Campainha eletromecânica

Um angulo melhor, de cima, onde se vê o martelo (ou badalo, hehe). Preciso tirar a parte elétrica, desmontar as peças e limpar tudo:
Telefone de disco - Badalo da campainha

3 comentários:

  1. Se fosse possível restaurar o plástico, do corpo e do discador, daria um lindo telefone retrô, de alto valor, Pakequis !

    ResponderExcluir
  2. É muita coincidência... semana passada eu peguei um telefone de disco, um GTE Starlite em uma lixeira. Tava sujinho, dei um banho nele e ficou muito bonito.

    Quanto ninguém ter linha fixa... bem... eu tenho e conheço mais uma tonelada de gente que tem :) Esse aqui vou acabar usando ele.

    Preciso trocar o cabo espiral dele, pois o mesmo está arrebentado.

    ResponderExcluir
  3. Alguém ai sabe, fazer uma máquina de choque com os componentes destes telefones, já ouvi que da pra fazer mais não achei nada na net.

    ResponderExcluir

1. Alguns comentários são moderados automaticamente. Caso isso ocorra pode levar algum tempo até que eu veja e o libere.
2. Comentários fora do assunto do post podem ser apagados.
3. Não, eu não posso consertar os seus aparelhos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...