O Robô Seguidor de Linha "Analógico"

Mais um kit comprado na China (no Aliexpress, como sempre). O preço é bem em conta e é a montagem é um bom passatempo. Montado ele fica assim ó:

kit de robô seguidor de linha

A montagem em vídeo:


Agora algumas fotos e comentários:

1. Apelidei o kit de "robô seguidor de linha analógico", pois não tem microcontrolador no comando. É só um CI LM393 (duplo comparador de tensão). A qualidade dos itens é boa, mas tem alguns problemas. Segue o que vem com o kit:

kit de robô seguidor de linha componentes

2. A parte eletrônica é bem tranquila de montar. A placa é bem espaçosa e (quase) tudo se encaixa perfeitamente. O suporte de pilhas é bem ruim, as pilhas se encaixam com muita dificuldade. Até pensei que seria para pilhas AAA, mas estas não ficam bem nele. 
kit de robô seguidor de linha placa por cima

3. Os motores e o suporte de pilhas são fixados na base do robô (a pcb é o chassi) por meio de fita dupla face. Isso torna o conjunto um pouco frágil. A fita não é muito boa e com um pouquinho de força ela pode se soltar. A fixação das rodas também requer cuidados. Elas não encaixam direito nos eixos das reduções dos motores. As rodas vieram também com pequenas falhas e excessos no plástico que tive que ajeitar com um estilete. 
kit de robô seguidor de linha placa por baixo

4. A posição dos sensores da linha foi muito tranquila. Quando comprei o kit pensei que seria a parte mais crítica. É só soldar um pouco abaixo do parafuso da "roda que não é roda" frontal. 
kit de robô seguidor de linha sensores
5. Um ponto legal do circuito é sua facilidade de ajuste. Ajustei um trimpot numa posição logo antes de desligar um motor e ligar outro e depois fiz o mesmo com o outro trimpot. Para minha surpresa foi só colocar o robô na pista que ele seguiu a linha de primeira. Não estava esperando um funcionamento tão rápido assim.

6. Quando colocado no centro da pista e ligado o robô segue até a linha e encontra o ponto certo novamente. É muito legar ver isso acontecendo com um circuito sem "inteligência" (microcontrolador).

7. Descobri, sem querer, outro comportamento legal dele. Estava com ele sobre a mesa de pedra da minha cozinha e ele estava fora da "pista" de papel. Ao ligar ele encontrou a borda do papel e acabou seguindo por ela. Neste caso a mesa é mais escura que o papel e deve ser por isso que funcionou.

8. O esquema:
Esquema do robô seguidor de linha

3 comentários:

  1. Muito legal o kitzinho do robo seguidor de linha! Ele serve de algum exemplo, como se pode complicar certas coisas colocando um microcontrolador, né?

    Ah... a "coisinha" que é a "roda" da frente, é uma porca calota. :)

    ResponderExcluir
  2. Maldito voiage jogador de bananas no meu caminho!!! Acabei de entrar em "momento banana induzido" por sua culpa! :D

    ResponderExcluir

1. Alguns comentários são moderados automaticamente. Caso isso ocorra pode levar algum tempo até que eu veja e o libere.
2. Comentários fora do assunto do post podem ser apagados.
3. Não, eu não posso consertar os seus aparelhos!