quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Mais um pen drive de (quase) 64GB

E vamos lá com mais uma história sobre pen drives de 64 GB falsos. Pensei que depois de quatro anos do primeiro caso (que não aconteceu comigo) as coisas já tinham melhorado. 

Comprei alguns pen drives na China para usar na TV aqui de casa e emprestar para os parentes e amigos. Antes eu tinha um pen drive de confiança (de 16 GB) e outros dois (8GB e 16GB) para usar na TV. Destes dois últimos o de 16GB quebrou e virou um Frankenstein e o de 8GB não pode mais ser apagado (está com os vídeos infantis que minha filha pequena assiste e reassiste em loop infinito). 

Pen drive
Foto de um pen drive parecido...
Depois do tradicional prazo indeterminado para a entrega os pen drives chegaram (1 de 8GB, 2 de 16GB e o de 64GB). Comprei o de 64GB mais pela curiosidade de ver se era verdade (e não era). Só não esperava ver tanta complicação nesta enganação. Vejam:

1 - Liguei o bichinho no computador e o Avira chiou acusando a presença de um vírus. Fui olhar o drive e tinha um arquivo "LoginTool.exe":

LoginTool.exe
Olhei o tamanho do drive e o windows indicou algo em torno de 3MB para o "disco" todo. Tentei formatar e fui informado que o drive estava protegido contra gravação. Tentei no Linux e também não deu.

2 - Acabei colocando o pen drive em uma máquina de testes com o antivírus desabilitado e rodei o tal do "LoginTool.exe". Me apareceu a seguinte tela:

Tela do programa do pen drive

Hm, um drive protegido por senha. Já tinha ouvido falar, mas nunca tinha lidado com um. Tentei as senhas padrão (00000, 1234, 123456, ABCDEF, ETC) até acertar a 12345. Pimba! A janela fechou, o drive sumiu do Windows Explorer e (re)apareceu com outro nome e agora com 60GB livres:

Pen drive 64 GB

3. Tentei descobrir qual o fabricante dos CIs do aparelho para ver se conseguia desabilitar o programa de senha e ir direto para o drive de 60GB para poder usar na TV. Rodei o Chipgenius para pegar o VID (Vendor ID) e o PID (Product ID) do drive. Deu VID ABCD e PID 1234 e minha esperança de que o pen drive fosse "de verdade" foi pro saco.

Teste no Chipgenius 3.00


4. Só pra confirmar testei o drive com o H2testw e depois de quase oito horas ele mostrou a verdade:

H2testw

Pois é, nada de 64GB. Na verdade é só um pen drive de 8GB disfarçado de 64GB e bem ruim (R/W de 3.09 e 7.67 MB/s respectivamente). E ainda ficou a suspeita de que realmente o "LoginTool.exe" possa ser um vírus.

Segue o log completo do H2testw:

Warning: Only 61946 of 61947 MByte tested.
The media is likely to be defective.
7.8 GByte OK (16449024 sectors)
52.6 GByte DATA LOST (110416384 sectors)
Details:0 KByte overwritten (0 sectors)
0 KByte slightly changed (< 8 bit/sector, 0 sectors)
52.6 GByte corrupted (110416384 sectors)
0 KByte aliased memory (0 sectors)
First error at offset: 0x00000001e5fd3000
Expected: 0x00000001e5fd3000
Found: 0x0000000000000000
H2testw version 1.3
Writing speed: 3.09 MByte/s
Reading speed: 7.67 MByte/s
H2testw v1.4

Um comentário:

  1. Acho que, pelo que indicou a mensagem do H2testw, devem ter usado um chip de memória de 64Gb com defeito, isolado uma parte e deixado apenas os 8Gb disponíveis. Pelo menos foi o que me levou a pensar as seguintes mensagens: "52.6 GByte corrupted" (52.6 Gb corrompidos); "52.6GByte Data Lost" (52.6Gb de - espaço de armazenamento, suponho eu - dados, perdido) e "The media is likely to be defective" (A mídia provavelmente está defeituosa). Posso estar enganado mas parece um caso de reaproveitamento de chips defeituosos, lembrando aquele esquema de particionar HDs com Bad Blocks para isolar as áreas defeituosas do HD. Um grande abraço!

    ResponderExcluir

1. Alguns comentários são moderados automaticamente. Caso isso ocorra pode levar algum tempo até que eu veja e o libere.
2. Comentários fora do assunto do post podem ser apagados.
3. Não, eu não posso consertar os seus aparelhos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...