TGIMBOEJ Brazil 2009

Pois é, já que ninguém fez, faço eu... Hoje enquanto organizava a bagunça por aqui lembrei da TGIMBOEJ ou “The Great Migratory Box of Electronics Junk” (algo como “A grande caixa migratória de sucata eletrônica”). Pra ficar mais prático vou chamar apenas de TGIMBOEJ daqui pra frente.

Durante a arrumação acabei montando uma caixa para começar uma “rede de compartilhamento de sucata” aqui no nosso Brasil. Já tenho alguns destinatários em vista e ela deve seguir viagem ainda esta semana. As regras para receber a caixa (haverá uma cópia dentro da caixa) estão no fim do post, junto com uma mini-FAQ traduzida e adaptada da Wiki oficial.
BrazilBasicamente é uma caixa de sucata itinerante onde quem recebe retira o que quiser e adiciona o que quiser e passa adiante. Depois que eu enviar a minha vou passar a atualizar lá na wiki oficial e aqui no blog o caminho que ela for percorrendo.

Quanto ao conteúdo inicial procurei variar o máximo que pude, com CI’s, relés, placas, componentes discretos e outras “curiosidades” que os destinatários poderão comentar melhor depois. Não pude encher muito, pois tinha que deixar espaço para as próximas adições. Eu ia comprar uma caixa padrão dos correios mas achei mais “ecologicamente correto” reaproveitar uma caixa do Submarino que de outra forma iria para o lixo.

BrazilAgora, as regras, FAQ e observações que comentei aí em cima:

Condições para receber a TGIMBOEJ:

1. Retire e adicione o quanto de lixo eletrônico quiser (mas mantenha leve, para um frete econômico). Mas nada de itens perigosos que possam causar problemas. Ou seja: nada de chaves de mercúrio, líquidos, itens muito frágeis, baterias, imãs muito fortes, etc...

2. Escreva, fotografe, documente... Ou seja: publique de alguma forma na internet suas impressões, o que tirou, o que colocou, etc... Pode ser em site, blog, Flickr, Picasa, Youtube, forum... Orkut eu não sei, pois precisa logar.

3. Há um bloquinho dentro da caixa. Adicione uma marca no seu nome para mostrar que ela já passou por você. Proponha um novo destinatário adicionando o nome e o e-mail/website no bloquinho.

4. Envie a caixa para uma das pessoas que estão no bloquinho (não precisa seguir a ordem) o mais rápido possível. Mas antes de enviar tenha certeza que a pessoa concorda com as condições e quer participar.

Lembre-se que isso NÃO É UMA CORRENTE! Não envie para o “próximo da lista” e nem indique alguém que não tenha interesse em divulgar e/ou compartilhar conhecimentos em eletrônica. O destinatário deve ser alguém para o qual valha a pena enviar a caixa.

TGIMBOEJ Brazil --- FAQ ---

Parece legal, como posso participar?

Quando receber um e-mail de alguém perguntando se quer participar, diga SIM e envie a ele o seu endereço físico. Isso, claro, se você se encaixa nos requisitos das regras de destinatários. Para isso tenha uma presença online, escreva sobre seus projetos, gambiarras e brincadeiras com eletrônica. Se fizer isso mais cedo ou mais tarde alguém irá entrar em contato.

De outra forma você pode deixar o seu nome e website na área de comentários deste post ou pelo e-mail de contato ou ainda na Wiki oficial.

Se receber a caixa, pra quem você pode enviar?

O destinatário deve ser alguém que você suspeite que tenha uma massa critica (ou ao menos interesse suficiente) em lixo eletrônico, tenha uma efetiva presença online e seja confiável o bastante para você acreditar que ele ira passar a caixa adiante. Naturalmente pessoas que tenham páginas de divulgação de seus projetos eletrônicos são as mais indicadas. Use o bom senso e escolha um bom destinatário.

Por que você iria querer receber uma caixa de sucatas pelo correio?

É importante manter uma caixa de sucatas para futuros projetos. Talvez um componente da caixa – ou a caixa inteira – possa lhe inspirar em seu novo projeto. Ou ela pode conter aquele componente que você procura há séculos. Ou ainda apenas pela diversão de entrar em nosso movimento de compartilhamento de sucata.

Não se apegue a detalhes…

Posso dizer “não” se alguém me oferecer a caixa? Claro que sim. Posso enviar para alguém cujo nome eu incluí na lista? Sim. Posso enviar para alguém que já tenha uma marca em seu nome? Sim. Se a caixa ficar cheia demais posso dividi-la e enviar para duas direções diferentes? Sim (mas não se esqueça de adicionar um novo bloquinho com nomes na nova caixa).

11 comentários:

  1. Muito boa iniciativa, espero que todos colaborem.

    ResponderExcluir
  2. Opa! Tou interessado em receber a caixa e passar adiante. Tô cheio de tranqueiras interessantes aqui, que estão tomando lugar e eu sei que nunca vou usá-las :)

    Meu email é leandro.pereira em gmail, e eu sou o autor do Blog "Gambiarra!" (http://gambiarra.tia.mat.br").

    ResponderExcluir
  3. Opa, eu também já estou lá.
    DIY Brasil - http://www.diybr.com

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde, sou louco por eletrônica e tenho muito a contribuir, principalmente com metodo fácil de cofeccionar placas por processo fotográfico. Posso colocar o CD do passo-a-passo entre circuitos que monto, CI's módulos de medição entre outros. É uma ótima iniciativa e deve ser levada a sério pelos amantes da eletrônica.
    gostaria que alguém me adicionasse para "concorrer" ao envio. alexvrs@gmail.com e participo do grupo CpTurbo.org.
    Obrigado e parabéns!

    ResponderExcluir
  5. Olá, também gostaria de participar dessa lista. Já efetuei cadastro no site, mas não sei como entrar na lista do Brasil.
    Outro detalhe, se vocêpuder entrar em contato comigo, gostaria de conversar sobre a sua compra do saco de resistores. Tenho interesse em adquiri o mesmo.

    Por último, parabéns pelo seu blog e sua dedicação à eletrônica.

    Abraço

    ResponderExcluir
  6. Thelonious, se o seu nome está na lista da wiki é só esperar alguém entrar em contato com você. Eu apenas dei inicio a caixa por aqui, não controlo a rota dela. No momento ela está parada no Espirito Santo...

    ResponderExcluir
  7. Voyage, esse é o detalhe, não consegui publicar o nome, apenas fazer o cadastro.
    De qualquer modo,obrigado pela resposta.
    Um abração

    ResponderExcluir
  8. Eletric Thelonious,

    Vou tentar editar a página lá com seu nome...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. bem, até hoje nada, mas parece que existe outra nova. Bem, mesmo que não consiga entrar na lista, gostaria de saber se posso enviar para você algum material para contribuir quando você for fazer outra? Pode ser? Abraço

      Excluir
    2. Olá, infelizmente as caixas pararam. Eu não tenho intenção de criar outra por enquanto.

      Excluir

1. Alguns comentários são moderados automaticamente. Caso isso ocorra pode levar algum tempo até que eu veja e o libere.
2. Comentários fora do assunto do post podem ser apagados.
3. Não, eu não posso consertar os seus aparelhos!