sábado, 14 de fevereiro de 2009

Sobre o adaptador USB para Ethernet AS-601 (com chip Davicom)

Meu notebook velho de guerra (Acer Travelmate TM360) sempre teve um problema na entrada ethernet. Dava pra conviver com isso colocando o cabo de rede apoiado na tela ou por baixo do aparelho até conseguir um bom contato. Já havia desmontado o notebook uma vez e sabia que o problema era causado pelo conector de rede que acabou quebrando as soldas. Esse conector é SMD e com os movimentos do cabo pra lá e pra cá acaba soltando da placa.

Adaptador USB para Ethernet AS601Desta primeira vez resoldei e acabou funcionando por um tempão até dar problema de novo. Como não queria passar por todo o trabalho de desmontar o notebook acabei comprando um desses adaptadores USB para Ethernet Xing-Ling. Comprei via Mercado Livre e veio apenas o adaptador e um CD com drivers. O CD eu não sei onde foi parar, já o adaptador é este da foto. A caixinha é de acrílico transparente e de várias cores diferentes. Como o meu veio na cor preta a única forma de dar uma olhada na placa de circuitos é desmontando o aparelhinho.

Adaptador USB para Ethernet AS601 - Placa por cima Adaptador USB para Ethernet AS601 - Placa por baixoA caixa não possui nenhum parafuso, sendo apenas duas partes fechadas com cola. Uma vez aberto não dá pra fechar sem colar de novo. A placa – fotos acima – não tem nada de mais, só um chip DM9601E da Davicom e uma memória flash serial. Não sei se na caixa ou manual (se existir) vem escrito o endereço MAC. No aparelho só tem o número de série e o modelo (AS-601). A descrição do driver no Windows aparece assim:

Driver USB Etherner AS601Bom, para o que eu preciso o adaptador funciona perfeitamente. Só uso para acessar internet via modem ADSL, não testei numa rede de verdade transferindo arquivos. Acredito que não seria a mesma coisa que uma placa de rede de verdade, ainda mais com as portas do meu notebook sendo USB 1.0.

O único problema que vi até agora foi que após o notebook voltar da hibernação (costumo só fechar a tampa do notebook) o Windows acusa falha na conexão. Daí tem que retirar o adaptador da USB e reconectar pra voltar ao normal.

Um comentário:

  1. oi , gostaria de saber como e a bateria da bios e onde fica. tem como tirar uma foto e me mostrar....

    ResponderExcluir

1. Alguns comentários são moderados automaticamente. Caso isso ocorra pode levar algum tempo até que eu veja e o libere.
2. Comentários fora do assunto do post podem ser apagados.
3. Não, eu não posso consertar os seus aparelhos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...