Uma conversa sobre o futuro do Pakéquis

Ok, vamos a um post que eu queria escrever já há um tempo. Neste post são dois assuntos, sendo o primeiro o futuro do Pakéquis. Segue o vídeo onde eu falo sobre isso:

Resumindo o vídeo: Talvez eu faça mais vídeos de projetos em Inglês (Ênfase no "Talvez") e o blog aqui continua normal, pelo menos até o fim deste ano.

O segundo assunto, que é o mais interessante, é sobre como eu produzi esse vídeo. Eu tinha a ideia de gravar um vídeo falando diretamente com o publico sobre o que eu queria fazer no Pakéquis daqui pra frente. Só que sempre esbarrava na forma de como abordar o assunto e manter um ritmo para o vídeo. No caso faltava um roteiro. E roteiros são o grande problema no canal, normalmente eu não faço um.

No máximo crio um mapa mental no FreeMind onde jogo tudo que quero falar e depois vou classificando e modelando pela ordem. Pra quem não conhece o formato de mapa mental (mind map) veja este, que fiz para o vídeo da falta de Raspberry Pi no mercado:


Mapa mental

Seria bom se eu fizesse isso pra todo vídeo pois fica bem mais organizado os pensamentos e é só sentar e gravar. Mas isso é a exceção por aqui.

No caso deste vídeo agora a ideia era testar o ChatGPT para ver como ele se sai gerando roteiros, começando apenas com ideia do título (o Pakéquis acabar). Usei um prompt inicial e ele começou gerando um roteiro até que interessante:

Roteiro com AI

Desse primeiro prompt fui pedindo pra inserir outros assuntos e retirando alguma coisa e ele chegou num resultado muito bom, que foi o usado no vídeo. De última hora acabei inserindo o assunto dos multímetros e de receber produtos para review, que ficaram meio deslocados no vídeo. Gostei muito do resultado final embora não tenha seguido 100% o que estava ali. Realmente essa AI ajuda muito para gerar conteúdo partindo de uma ideia inicial.

Outra coisa que a AI pode fazer e descobri recentemente é gerar a transcrição do áudio para texto e gerar as legendas automaticamente. Neste caso usei o Whisper, também da OpenAI. Não estava levando muita fé nele, mas o resultado foi mais impressionante do que o gerador de roteiros. Mesmo com a minha dicção ruim ele conseguiu transcrever muito bem tudo e gerou as legendas quase perfeitas. Só tive que fazer uma correção ou outra em nomes e alguma coisa que eu falei muito baixo e ele errou na transcrição. O arquivo gerado não precisa de modificações pra subir junto com o vídeo no Youtube:
Transcrição via Whisper

O Whisper faz tradução também e pretendo usar ele para os próximos vídeos e para os antigos. Vou fazer isso com o tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1. Alguns comentários são moderados automaticamente. Caso isso ocorra pode levar algum tempo até que eu veja e o libere.
2. Comentários fora do assunto do post podem ser apagados.
3. Não, eu não posso consertar os seus aparelhos!