Continuando minhas aventuras no mundo dos Power banks montei o maior possível aqui. Segue o vídeo:
Para a montagem comprei um kit que suporta 16 bateria 18650 (compre aqui). Nos testes, considerando a conversão de 3,7 V para 5V e as perdas, o resultado chegou próximo aos 40.000 mAh. Mais pra frente vou ver se refaço o teste pra ver se isso se mantém, melhora ou piora. O Power bank montado:
Usei as 16 baterias mas isso não é necessário. O circuito funciona com uma, duas ou outra combinação, já que as baterias são ligadas em paralelo. O circuito até que é complexo:
O CI maior, perto do indutor, é um SW6106 - controlador de carga de bateria, com suporte aos protocolos PD, QC e outros que eu nem conhecia. Assim ele consegue trabalhar com tensões na USB de 5, 9 e 12V. Os conectores de entrada são um Micro-USB, um USB-C e um Lightning (Apple). Na saída são dois conectores USB tipo A aparentemente na versão 3. O CI de 14 pinos é um microcontrolador 32P10 da ChipSea (RISC de 8 bits, OTP - só grava uma vez). Fora isso tem uns transistores e MOSFETs. Embaixo da placa tem o display, o botão e os LEDs da lanterna:
Este é o maior power bank que eu já testei aqui. Não é muito prático para usar no celular devido ao tamanho e peso, mas para aplicações que requerem mais potência ele dá conta. Talvez pelo suporte a QC e PD ele consiga recarregar os novos notebooks que estão no mercado via USB-C. Preciso testar isso qualquer hora também.
Uma coisa que notei depois do vídeo é que ele demorar pra carregar (quase dois dias). Isso é esperado por causa da alta capacidade.
bello power bank acho que vou compra um https://notinciasemcensura.blogspot.com/2023/01/pgr-pede-ao-stf-para-investigar.html
ResponderExcluirAgradeço as suas informações, mas estou analisando um modelo com menos recursos, um deles de 6 baterias 18650, mas que oferece diversas tensões na saída 3,6V, 5V, 6V, 9V 12V.
ResponderExcluir