Som do PC: Pré amplificador e simulações do controle de tom

Vamos lá...
Depois de testar a etapa de potência e ver que estava tudo certo passei para o estágio de entrada (pré amplificador). O nível na entrada da etapa de potência tem que ser de 7,5 VRMS para conseguir os 7W (em 8 Ohms). Para um sinal de 500mV na entrada seria necessário então um ganho de 15 vezes no pré (23,5 dB). Para um ganho tão alto ainda vou ver o que fazer, tenho alguns poucos CIs LME49710 que devem dar conta do serviço. Como esses bichinhos não são baratos devo usar apenas um em cada canal, só para o ganho mesmo.

No momento estou desenhando as placas e pensando nos controles do amplificador. Além do controle de volume pretendo colocar mais alguns ajustes para equalização (controles de tonalidade). Olhei alguns circuitos por aí, desde um ajuste de Loudness até equalizadores multi-banda. Pra não complicar demais acabei ficando no meio termo: um controle de tom com ajustes de graves, médios e agudos. Como decidi não gastar mais nada neste projeto terei que usar os componentes que tenho por aqui, o que inclui um saco de potenciômetros duplos de 50k. O circuito é clássico e tem por aí na web variando apenas nos valores dos componentes. Desenhei o circuito no LTSpice com os potenciômetros de 50k (R2/R3, R8/R9 e R12/R13) e dei uma fuçada nos valores até chegar nesta versão:

Esquema controle de tom
Ignorem o código do amplificador operacional, pode ser qualquer um (usarei o NE5532), o que importa são os componentes passivos. O ideal em um controle de tom seria usar um ampop para cada controle (graves, médios e agudos) para evitar a interação dos componentes de cada ajuste. Mas como quero simplicidade e poucos componentes este circuitinho já está bom. As curvas de resposta ficaram assim na simulação, com os controles no máximo para cada faixa:

Graves
Graves
Médios
Médios
Agudos
Agudos
Com os três controles no máximo a interação fica mais visível, com uma diferença de 9dB entre os graves e agudos:

Agora é montar e testar na "coisa" de verdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1. Alguns comentários são moderados automaticamente. Caso isso ocorra pode levar algum tempo até que eu veja e o libere.
2. Comentários fora do assunto do post podem ser apagados.
3. Não, eu não posso consertar os seus aparelhos!