quarta-feira, 11 de abril de 2018

Desmontando antenas WiFi

Antenas WiFi

Daí eu desmontei algumas antenas WiFi e gravei um vídeo. Só isso mesmo, vejam:


E as fotos das antenas desmontadas:

Antenas por dentro

Antenas por dentro

4 comentários:

  1. Vamos lá, essa parte eu sei ahahaha..

    Primeira antena que abriu... nada mais é do que um dipolo de 1/2 onda. A única coisa que te confundiu é que o cabo coaxial passa por dentro do elemento que está ligado a malha do cabo. Então mede da ponta do tubo ao final da antena, tem 1/2 lambada e pronto.

    A segunda antena é uma 2 x 5/8 de onda, a bobina o meio serve pra criar a defasagem entre os dois trechos de 5/8 e também fazer o acerto da impedância. O tubinho embaixo é novamente o radial de terra, nas antenas tradicionais, você deve imaginar as varetinhas em 90 graus, nesse caso é uma unica vareta mas virada pra baixo, com o cabo saindo por dentro pra não ter um elemento parasita ao lado da parte ativa.

    Terceira antena é a mesma coisa, mas... agora com 4 x 5/8. Explicando um pouco mais a coisa é a grosso modo você colocar 4 antenas uma em cima da outra fazendo uma pilha. Objetivo? Aumentar o ganho.

    As duas últimas em placas impressas, você já matou, são dipolos. No caso são o que chamamos de antena colinear, que nada mais é que um array de dipolos devidamente espaçados e alimentandos em fase.

    ResponderExcluir
  2. Ehehehehe... e eu sabia que você ia gostar! Ah... quanto ao software beeeeeem caro que pode ter sido usado pra fazer as antenas impressas, sim, é verdade, mas também pode ter sido um software beeeem barato ou até livre e muuuuuuuuuuuuuita, mas bota muita nisso, matemática pra calcular tudo certinho! :D

    ResponderExcluir
  3. Showww, Parabéns Rodrigo Feliciano e explicação do Luciano, toop!!!!

    ResponderExcluir

1. Alguns comentários são moderados automaticamente. Caso isso ocorra pode levar algum tempo até que eu veja e o libere.
2. Comentários fora do assunto do post podem ser apagados.
3. Não, eu não posso consertar os seus aparelhos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...