quinta-feira, 10 de agosto de 2017

Estação de solda e retrabalho SMD Yaxum 881D

Yaxum 881D

Iniciando uma nova série aqui no blog e no canal, com reviews de equipamentos novos. Deve sair um a cada três ou quatro meses, pra ficar dentro do orçamento que não é muito grande (se a audiência aumentar esse tempo pode cair). Pra começar vamos dar uma olhada na estação de solda e retrabalho Yaxum 881D. Segue o vídeo:




Foto da estação por dentro:
Yaxum 881D por dentro
O transformador usa carretel isolado para primário e secundário. A caixa é de metal e achei bem fortinha. A montagem interna tem fios demais e a parte eletrônica fica presa ao painel pelos eixos dos potenciômetros e do encoder:
Yaxum 881D por dentro

A placa de controle da estação:
Yaxum 881D placa

O microcontrolador é um SN8P2714KB da Sonix e não achei mais detalhes sobre ele. Ao lado dele tem uma memória 24CXX, que deve ser pra guardar as configurações:
Yaxum 881D placa

Logo abaixo tem um TRIAC BT136, para controle da resistência do soprador:
Yaxum 881D placa

E mais um TRIAC, no caso um BTA12:
Yaxum 881D placa

E ali quase no meio um TIP122:
Yaxum 881D placa

O soprador térmico usa uma ventoinha e a resistência é de 127V:
Yaxum 881D soprador térmico
O ferro de solda parece ser de 24V, comum em estações de solda. A resistência do soprador sendo de 127V cria o problema de ter sempre a tensão da rede no conector frontal. Por isso não é bom deixar ele desconectado. O sensor para a posição de descanso do soprador parece ser indutivo (até onde consegui entender do manual - de quatro páginas - em Xinglês).

2 comentários:

  1. Sempre lhe acompanho e gosto muitos dos seus canais e desejo sucesso sempre, eu ainda não comprei a minha e acho que vai demorar muito mas show pra vocÊ.

    ResponderExcluir
  2. Bacana a estação, eu só não gosto dessa com ventoinha pois o ajuste de velocidade do ar, nas que usei eram ruim ou inexistentes, aqui eu tenho uma velha Sunkko 850+ analógica que é meu cavalo de batalha, já tem uns 10 anos e tá firme e forte.

    ResponderExcluir

1. Alguns comentários são moderados automaticamente. Caso isso ocorra pode levar algum tempo até que eu veja e o libere.
2. Comentários fora do assunto do post podem ser apagados.
3. Não, eu não posso consertar os seus aparelhos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...