Investigando um medidor analógico de um tuner Quasar

Numa visita ao ferro velho, semana passada, encontrei o seguinte medidor:

Medidor tuner Quasar
Medidor difícil de fotografar sem que a luz atrapalhe
O velhinho dono do ferro velho disse que havia desmontado o aparelho um dia antes e só sobrou o medidor. Dei uma olhada por lá mesmo e acabei levando, já que gosto muito de medidores analógicos. O ponteiro no centro não é defeito, o medidor possui zero central.

Olhando a escala já da pra ver que é um "Dial", que mostra a frequência de recepção na faixa de FM (88-108 MHz). O escrito "Quasar electronic tunning system" também deixa isso claro.  Procurando um pouco no Google imagens acho que este medidor era de um tuner FM-1004 da Quasar. Infelizmente não consegui encontrar o esquema para ver como ele fazia a medição. Mas olhando a página do site não-oficial me parece que é usada a tensão de sintonia. Isso indica também que o tuner usava Varicaps nos circuitos de sintonia.

O medidor por trás:
Medidor Tuner Quasar

Além da escala de frequência o medidor conta ainda com dois LEDs vermelhos, um para indicar a sintonia e outro para indicar recepção em estéreo. Olhando mais de perto dá pra ver a marca ARC e "Japan" ali na caixa. Ainda não consegui mais informações sobre este fabricante. O medidor é bem grande (12 x 11 cm) e um pouco pesado.

Para determinar o fundo de escala dele usei minha fonte de bancada e alguns resistores. Normalmente galvanômetros comuns variam na faixa de 50uA até 1mA. Valores diferentes destes são raros. Para começar coloquei a fonte em 1V e um resistor em série de 10k. Isso dá próximo de 100uA (tem que lembrar da resistência da bobina) e a agulha se moveu, mas não para o fundo de escala. Com um resistor de 1k a agulha foi rapidinho para o fundo, indicando sobrecorrente (1mA). Um resistor de 2k acabou dando o fundo corretamente. Então é um medidor de 500uA para cada lado (1mA no total).

Como bônus vieram as duas lâmpadas da iluminação do medidor. São duas lâmpadas GE número 46 (6V), com os soquetes. Testei as lâmpadas e uma está boa e a outra queimada. Hoje não compensa usar lâmpadas para iluminar medidores por causa dos LEDs brancos. Na verdade acho que nem usar medidor analógico compensa mais, a não ser por causa da estética.

Lâmpada do medidor do tuner Quasar
Não tenho nada previsto para reaproveitar o medidor. Até tive uma ideia, mas deve demorar pra ficar pronto (se for pra frente). Comprei mais por gostar de medidores analógicos mesmo. O fato de ser um galvanômetro de zero central diminui as possibilidades de uso.

Um comentário:

  1. Possuo um QFM 1004 funciinando. Mas pouco uso no meu sistema por vezes ligo só para dar uma aparencia melhor ao conjunto com um QA 5500

    ResponderExcluir

1. Alguns comentários são moderados automaticamente. Caso isso ocorra pode levar algum tempo até que eu veja e o libere.
2. Comentários fora do assunto do post podem ser apagados.
3. Não, eu não posso consertar os seus aparelhos!