4 Serviços do Google que talvez você não conheça

Além dos óbvios Gmail, Youtube e o Blogger, o Google tem mais quatro serviços que eu gostaria de comentar e recomendar. Acredito que pelo menos um deles você ainda não conhece.

Google Acadêmico:
Um sistema de busca focado em artigos científicos. A busca padrão abrange artigos, citações e patentes, mas dá pra buscar só por artigos desmarcando as outras opções a direita da tela.

É bom para buscar patentes idiotas, como a US5110999 (cabo AC para melhorar o som do seu amplificador).

Alertas do Google:
Simples e direto: Cadastre as palavras-chave e selecione a frequência, fontes (blogs, notícias, vídeos e outros), idioma, região, quantidade e para qual e-mail quer receber a informação. Quando alguma coisa com as palavras-chave aparecer no Google você recebe um e-mail.

Normalmente crio algum alerta quando quero acompanhar alguma notícia. O que mais usei até agora usava as palavras "Aeroporto" e "Jaguaruna", para acompanhar o andamento de um aeroporto lá no Sul de Santa Catarina que facilitaria muito minhas férias anuais. O aeroporto já está funcionando e já passei por lá, mas o alerta ainda está ativo.

Outra utilidade é acompanhar as citações e links para o Pakéquis. Como já falei aqui, ter uma palavra única para identificar o blog e minhas coisas na Internet facilita. Se alguém colocar "Pakéquis" (e suas variações) em algum lugar, recebo um e-mail avisando.

Google Trends:
Digite uma palavra e veja o quanto ela foi buscada desde o ano 2004 até agora. Dá pra comparar termos de pesquisa também, pra ver quando uma ultrapassou a outra.

Um exemplo que gosto de mostrar aos colegas é o da "briga" Orkut x Facebook. Comparando as duas palavras e selecionando apenas para o Brasil surge o gráfico:

Okut vs Facebook no Brasil

No gráfico vemos que as buscas por Facebook ultrapassaram o Orkut no fim de 2011, justamente quando o Facebook começou a ganhar espaço por aqui. O pico foi atingido em Dezembro de 2012 e a partir de Julho de 2013 as buscam começaram a diminuir. Olhando os dois gráficos parece que seguem o ciclo do Hype.

Já no assunto eletrônica vejam o gráfico das buscas para "Arduino", "Raspberry pi" e"Beaglebone":

Arduino vs Raspberry Py vs Beaglebone

Um outro exemplo seria o caso de busca imobiliária. Pegando aleatoriamente, vamos supor que eu queira comprar um apartamento triplex (ah, se eu pudesse!). Vou lá no Trends e vejo como anda o interesse do povo no assunto:

Triplex que não é do Lula

Parece que houve um súbito interesse em apartamentos triplex agora em Fevereiro. Talvez os preços subam, quem sabe um sítio em Atibaia seja uma opção melhor...

Ngram Viewer:
É parecido com o Google Trends, só que os gráficos são gerados a partir da quantidade das palavras-chave em livros publicados de 1800 até o ano 2000. Ainda não está disponível em Português, mas em Inglês já dá pra brincar.

Testando com os transistores 2N3055, 2N2222 e 2N3904:

Transistores no Ngram Viewer

Como era de se esperar, os livros começam a falar deles depois de 1960. O pico acontece na década de 80 e depois começam a cair. Vou falar mais sobre isso no meu próximo post.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1. Alguns comentários são moderados automaticamente. Caso isso ocorra pode levar algum tempo até que eu veja e o libere.
2. Comentários fora do assunto do post podem ser apagados.
3. Não, eu não posso consertar os seus aparelhos!