quarta-feira, 25 de junho de 2014

Por dentro do monitor LG M237WA

Recentemente recebi duas placas universais de LCD e na hora de testar descobri que o cabo que veio com uma delas não serviria para o LCD que eu tinha (uma tela de notebook com backlight de LED). Como eu queria testar as placas o quanto antes tive a ideia (de mula) de testar no monitor do meu PC, que tem backlight de lampada. O monitor é um LG M237WA de 23 polegadas:

Monitor LG M237WA

Como o monitor teria que ser desmontado seria bom aproveitar o momento para consertar a tecla de "Power" que afundou. O monitor só era ligado pelo controle remoto.

Monitor LG M237WA teclas

Na foto abaixo dá pra ver o motivo d'eu ter escolhido este modelo: Ele tem duas entradas HDMI, uma VGA, uma DVI, Vídeo componente, vídeo composto e é uma TV (com um módulo externo modelo TN300). Hoje qualquer TV LCD tem isso ou até mais, mas na época que comprei (2010) não era tão comum ou era muito caro. Tem uma RS232 também, mas parece que é só pra manutenção.

Monitor LG M237WA traseira

Como todo aparelho fabricado ultimamente poucos parafusos e muitas "travinhas" plásticas para fechar a caixa. E é humanamente impossível desmontar sem quebrar ao menos uma das travinhas.

Monitor LG M237WA aberto

A placa do teclado, que fica na lateral:
Monitor LG M237WA placa do teclado
Não tenho fotos, mas todas as teclas de plástico que acionam estas chaves aí da foto ficam numa única peça e a tecla de Power acabou se soltando desta peça. Com um pouco de cola a tecla voltou a posição correta. A outra placa (abaixo) é a do sensor do controle remoto, que tem também o LED indicador On/Off e o conector para fones de ouvido:
Monitor LG M237WA placa do receptor IR

Retirei a tela LCD e a caixa com as placas do monitor do gabinete plástico para poder desmontar e chegar onde eu queria:
Monitor LG M237WA por dentro
Aqueles alto falantes são uma desgraça pelada pra colocar no lugar de novo. Me arrependo de ter retirado eles do gabinete. Mas continuando...

Dentro da caixa de metal estão as duas placas do aparelho: uma da fonte e outra a placa principal (já vi chamarem de "placa de sinal"):

Placas do Monitor LG M237WA

E agora o que me decepcionou: o inversor da lâmpada do LCD é montado na placa da fonte (olhe as setas vermelhas) o que jogou um balde de água fria na minha ideia de testar as placas universais com este monitor. Catar os sinais de liga/desliga e de brilho da lâmpada e, talvez, ter que modificar o circuito para ligar a plaquinha universal me pareceu um trabalho ingrato e se algo saísse errado eu poderia perder o monitor.

Placa da fonte do Monitor LG M237WA

 E vejam a fonte pelo lado dos componentes:
Placa da fonte do Monitor LG M237WA

Tirei uma foto da "placa de sinal" também, mas esqueci de anotar os códigos dos CIs.
Placa principal Monitor LG M237WA
Agora que vi, aquilo ali é o "foot print" de um conector SCART?

Concluindo: Levei um tempão desmontando o monitor com o máximo cuidado pra não estragar nada só pra descobrir que daria muito trabalho pra modificar só pra testar as placas universais. E depois ainda tive que remontar o monitor (afinal ele é o monitor do meu PC, não posso ficar sem ele). Acabei comprando os cabos certos para a tela LCD de notebook que tenho aqui. Só mais uns três meses pra testar...

Malditos alto falantes!!!!!

8 comentários:

  1. O pior é que 99% dos monitores tem o inverter integrado a fonte. Mas pense por um lado bom, você consertou a tecla power quebrada e não vai mais ter que ligar/desligar pelo controle remoto :)

    ResponderExcluir
  2. ola meu nome e jefferson eu tenho um monitor igual a o seu e perdi 2 peças da placa da fonte e gostaria de saber se vc pode bater a foto desas peças para me ajudar

    ResponderExcluir
  3. tenho uma m237 identica , mas fica com o led azul ligado e nao da sinal de video do pc pela vga. Ajudem se puderem. da pra fazer reset sem controle? obrigado!

    ResponderExcluir
  4. Me deram um monitor deste que está morto. Abri para ver.. e percebi a placa fonte foi "beliscada" por algum outro técnico... considerando todas as gambiarras que percebi, acho q o tecnico nao era tao experiente e muito menos cuidadoso. Encontrei a placa fonte no mercado livre e estou pensando em comprar... mas tenho receio de que a placa principal esteja danificada por causa das tentativas gambiarristicas do técnico anterior - sou iniciante e estou aprendendo a medir e reparar placas eletrônicas - gostaria de saber se existe uma maneira de testar a placa principal sem a placa fonte.

    ResponderExcluir
  5. Ola a todos, tenho uma TV com a mesma especificação porém com a tela quebrada, alguém tem uma pra vender?

    ResponderExcluir
  6. Caraca, eu tenho esse mesmo monitor/TV e a tela power do meu fazia o volume baixar de vez em quando, e essa semana a função do volume fica o tempo todo ativada como se tivesse alguém apertando ela, até bloqueei o teclado físico pela função da tv, mas fica escrito o tempo todo na tela, tava querendo abrir ele pra tentar resolver, mas não acho nenhum tutorial de como abrir, só pra lembrar, eu nunca abri nenhuma TV na vida kkk, vc teria como me orientar?

    ResponderExcluir
  7. Esse monitor tem os botoes descartaveis, tenho 2 aqui em casa e ja quebrou 2 botões em cada, o destaque quebra e o botão fisico fica entra do lado fo botao da placa, afundando então desmostei e colei uma peça maior no botao fisico para apertar o botão na placs, desse jeito ela não afunda por mais que o botao esteja mole pois nao tem pra onde afundar e nao vai me dar problemas

    ResponderExcluir

1. Alguns comentários são moderados automaticamente. Caso isso ocorra pode levar algum tempo até que eu veja e o libere.
2. Comentários fora do assunto do post podem ser apagados.
3. Não, eu não posso consertar os seus aparelhos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...