quarta-feira, 24 de abril de 2013

Celulares são os novos ferros de passar roupa (ou "os três defeitos mais comuns em telefones celulares")

6 comentários
Ferro de Passar VFA

O título pode parecer estranho, mas deixa que eu explico: Quando comecei o curso técnico há mais de 20 imediatamente minha mãe, tias, vizinhas (e etc) passaram a pedir que eu consertasse seus ferros de passar roupa ("você tá estudando pra isso"). E o curioso era que só aparecia um modelo: O maldito ferro da Black & Decker modelo VFA (foto acima). Só quem desmontou um destes sabe a desgraça que é remontar aquele seletor de temperatura. Este modelo já deve ter mais de 40 anos de mercado e continua igual, o que parou mesmo foi o pessoal me pedindo pra consertar. Nem que me paguem (e nunca pagaram) eu coloco a mão num destes de novo...

E com o avanço da tecnologia, quem tomou o lugar dos ferros foram os celulares. É sempre a mesma conversinha: "Dá uma olhada e vê se tem conserto". Antigamente (199X) consertar celulares dava um bom lucro, hoje só dá trabalho. Catando aqui contei estes seis exemplares que vieram e ficaram:

Telefones Celulares com Defeito

E todos eles vieram da mesma pessoa (leitores antigos do blog já sabem quem era a dona dos aparelhos). Cinco deles tem um dos três defeitos mais comuns em celulares que normalmente é descrito pelos donos da seguinte forma (e começando o Top 3):

3. "Meu celular não está carregando a bateria"
Normalmente é mesmo a bateria que foi pro saco, mas o dono nunca acredita. É comum a resposta: "Mas a bateria custa R$XX,XX, muito caro! Não tem outro jeito?". E lá vou eu mostrar que o carregador está bom e o conector de carga também funciona. Nunca peguei um carregador com problema e apenas uma vez era o conector.

2. "Meu celular caiu e quebrou a tela"
Com a variação da tela que não "acende". Meus irmãos (tenho sete) são mestres na arte de quebrar tela e  cabos flat de LCD. Abaixo dois consertos que eu fiz em celulares do meu irmão mais velho. A primeira foto é de um Motorola onde o problema era no Flat do LCD. A Segunda é do N95 dele, que caiu e quebrou o LCD. Um tempo depois tive que trocar a caraça plástica do mesmo N95 pelo mesmo motivo.

Telefone Celular Conserto

Telefone Nokia Tela Trocada

Os LCD´s e cabos flat eu costumo comprar no Mercado Livre, pois o povo tem pressa e não fica sem celular. Se o dono não está desesperado o melhor é comprar no Ebay.

E pra fechar a lista o mais clássico de todos:

1. "Meu celular molhou e parou de funcionar"
E o "molhou" quase sempre vem acompanhado de uma história engraçada como a extraordinária, mas muito comum, variação: "Meu celular caiu na privada". Incrível o número de pessoas que já passou por isso. Só de  cabeça agora contei uns cinco casos.

Celular molhado eu nem pego pra ver. Falo pra pessoa tirar a bateria, desmontar até onde der e deixar secar por alguns dias. Depois remonta e vê se funciona, se não funcionou sinto muito. Semana passada mesmo meu sobrinho veio reclamar que havia derrubado o telefone no copo com Coca-Cola. E ficou sem o telefone...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...