terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

As maritacas comedoras de fiação elétrica

3 comentários
Até pouco tempo atrás eu não acreditava no "mito" da maritaca comedora de fios. Precisei ver com meus próprios olhos os estragos causados por esses bichinhos verdes.

Então, no Sábado de carnaval minha mãe havia reclamado de uma das tomadas de seu quarto que parou de funcionar. Meu irmão que estava cuidando do caso subiu no telhado pra dar uma olhada e acabou descobrindo que um dos fios desta tomada estava rompido e parte do isolamento havia desaparecido. O segundo fio estava quase arrebentado e com parte do revestimento plástico faltando, assim:

Fio comido pela Maritaca

A foto foi tirada já com o fio rompido remendado e com fita isolante. Atente para os papéis de bala espalhados, as maritacas levam de tudo para os ninhos. Meu irmão aproveitou para dar uma olhada nos outros fios e a cena se repetia:

Fiação comida por Maritacas
e mais essa:


Em outros pontos havia fios com falhas menores no isolamento. Como a fiação foi feita em 1987 e nunca foi trocada, minha mãe decidiu trocar tudo após a saída das aves, quando os filhotes já estiverem crescidos. Por enquanto nos limitamos a isolar as falhas com fita isolante.

E por falar em filhotes, são dois que ficam andando pela lage da casa. Olha os dois aí (os pais só aparecem no fim do dia):
Filhote de maritaca

Filhote de maritaca
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...