sábado, 8 de janeiro de 2011

Lembranças do Univac 418...

5 comentários
A foto abaixo é do painel de um computador Univac 418 que pertencia a FAI. Os 418 eram computadores transistorizados de 18 bits e foram produzidas aproximadamente 400 unidades de três modelos diferentes (O da FAI parece ser um modelo 2) de 1963 a 1969. Um brinquedo destes, na versão básica, custava mais de US$250.000. (fonte)

Univac 418

Esta unidade pertencia a Companhia de Processamento de dados do Estado de Minas Gerais (PRODEMGE) e foi doado para a FAI em 1977, pelo governador Aureliano Chaves. Dando uma pesquisada encontrei um documento com um projeto de alunos da FAI que modelaram o computador e o prédio onde ele ficava (ocupando uma sala inteira) em 3D no Blender. A leitura é interessante (página 173).

Consegui estas fotos do painel do U418 no mês passado e elas me trouxeram algumas lembranças de infância. Era por volta de 1985 e eu morava perto da ETE e da FAI. De vez em quando alguma criança aparecia com estranhos cartões com furos e sequências de números (parecidos com este aqui) encontrados perto da FAI. A utilidade destes cartões era motivo de muita especulação. A hipótese mais aceita era a de que os cartões seriam as provas aplicadas aos alunos da “administração” (era assim que chamávamos a FAI na época).

Para nós o uso mais comum dos cartões era como moeda de troca (já que dinheiro de verdade ninguém tinha). Os cartões eram escassos e todo mundo queria ter alguns. Dava pra trocar por brinquedos, figurinhas ou gibis (alguns exemplares da minha primeira coleção foram embora assim) com os outros moleques do bairro. Isso durou algum tempo até a “desvalorização da moeda” quando uma menina conseguiu uma caixa inteira destes cartões e distribuiu pra todo mundo.

Já deu pra entender que os cartões eram os usados para programar o U418. Como os programas ocupavam muito espaço físico por causa dos cartões estes eram descartados depois de um tempo. E nós então brincávamos com programas velhos que foram jogados fora. A caixa de cartões devia ser de um programa bem grande (tipo esta aqui)...
Univac 418

Univac 418

Univac 418

Univac 418

Pulando alguns anos tive meu primeiro e único encontro com este lendário computador (a lenda dizia que ele era da NASA). Numa feira da FAI a sala onde ele ficava estava aberta a visitação. Não sei se ainda era usado ou mesmo se funcionava. Desta visita o que mais me chamou a atenção foi o piso elevado verde do CPD que tinha uma das placas estragadas (com um rombo). O computador que é bom eu nem lembro direito...

Parece que o painel mostrado nas fotos é a única parte que sobrou do computador e estará no acervo do futuro museu da FAI.

Univac 418 circuit

Univac 418 circuit
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...