Por dentro de um gerador de áudio Philips GM2315

Gerador de áudio Philips GM2315

Ano passado comprei vários equipamentos num lote, no ferro velho e fiquei de falar mais sobre eles aqui no blog e no canal. De lá pra cá acabou que repassei alguns e não consegui fazer os vídeos, mas achei essas fotos internas e resolvi compartilhar.

Na foto acima ele ainda estava no ferro-velho. É um gerador de áudio Philips modelo GM2315, valvulado. O circuito é o clássico com uma lâmpada para controlar a distorção. Aqui uma foto por cima:

Gerador de áudio Philips GM2315
Detalhe da lâmpada, entre as duas valvulas:

Gerador de áudio Philips GM2315
O equipamento parecia estar com as valvulas originais, marcadas com "Made in Holland". E na parte de baixo temos a montagem dos componentes discretos:

Gerador de áudio Philips GM2315
Esse eu nem cheguei a testar, ele foi embora rápido. Pelo painel ainda em ciclos por segundo dá pra ver que ele é bem velhinho, talvez da década de 50.

Por dentro de um Sterilair

Sterilair por dentro
O Sterilair é um aparelho para esterilização do ar do ambiente. Como eu tenho alergia a ácaros e mofo resolvi comprar um para ver se melhora a minha situação. Segue o vídeo com mais comentários:


Aqui o equipamento desmontado:

Sterilair por dentro
Aquilo que parece ser uma chave ali em cima é um chave térmica. O aparelho em si é apenas um bloco com uma resistência de fio:

Sterilair por dentro
Como disse no vídeo não senti melhoras com o uso do aparelho. Controle do ambiente ainda é a melhor coisa que faço para controlar minha alergia.

Conserto das portas USB da Raspberry Pi 3

Raspberry Pi 3 com defeito
Um problema comum na Raspberry Pi (quase todos os modelos) é a parada das portas USB. Meu irmão estava com uma placa com esse sintoma e me passou para ver se eu consertava. Resumindo o defeito: O capacitor C97 entra em curto ou fica com fuga, acionando a proteção de sobrecorrente do protetor das portas USB. Na foto acima da pra ver a posição de C97 na Raspberry Pi 3B (Seta vermelha).

Na placa da foto eu apenas retirei o capacitor e as portas voltaram. Ela funciona sem o capacitor mas não é recomendável deixar sem ele. 

Para quem prefere ver o conserto em vídeo, segue:

Montando um osciloscópio de bolso JYE Tech DSO Shell DSO-150

JYE Tech DSO Shell DSO-150
Mais um kit, pra não perder o costume. Ainda não falei aqui o quanto eu gosto de montar kits, menos quando tenho que montar e filmar ao mesmo tempo. Registrado...

Então, esse é um kit da JYE Tech modelo DSO Shell (DSO-150). Você tem a opção de comprar em kit ou já montado. Como o meu veio em kit, segue o vídeo da montagem:


O que vem no kit:
JYE Tech DSO Shell DSO-150
O manual é muito bom e colorido, ponto pra JYE tech!

A placa de entrada é essa:

JYE Tech DSO Shell DSO-150
Os componentes SMD já vem soldados ficando apenas os PTH para o usuário. Nela tem uns multiplexadores analógicos (74HC4053 e 74HC4051) e um TL084 (4x amplificadores operacionais) e mais uns reguladores de tensão.

A placa do microtonrolador é a maior:

JYE Tech DSO Shell DSO-150
O microcontrolador é um STM32F103 e o LCD do osciloscópio vai soldado direto nessa placa, por baixo:

JYE Tech DSO Shell DSO-150
Em resumo é um osciloscópio pequeno e bom para principiantes. Não é um equipamento profissional, mas pode quebrar um galho para quem não tem como comprar um osciloscópio "de verdade".

Por dentro do multímetro digital BK Precision 2703C

multímetro digital BK Precision 2703C

Mais um multímetro? Sim, mais um multímetro. Esse é do tempo da Farnell (ô, saudades), quando ganhei ele de brinde na compra do meu osciloscópio . Segue o vídeo do unboxing:


Embora seja o modelo de entrada da marca o multímetro é mais profissional, com entradas de medição bem protegidas com fusíveis de respeito:

multímetro digital BK Precision 2703C

O CI principal é um ES5106 (mesma pinagem de um 7106) feito para medidores de 3 e 1/2 digitos. A placa por baixo:

multímetro digital BK Precision 2703C

Em resumo é um multímetro de 3 e 1/2 digitos padrão com uma qualidade muito melhor que os equivalentes chineses. Como sempre me cobram, segue a foto da posição dos contatos da chave:

multímetro digital BK Precision 2703C

Tomem cuidado quando forem abrir um multímetro digital. Se perder a poisção correta dos contatos da chave vai ser dificil fazer o aparelho funcionar depois.

Montando um kit de balança eletrônica

Kit de balança eletrônica
Mais um kit para montar (compre aqui). Desta vez uma balança eletrônica. Segue o vídeo:


O kit é para montar uma balança eletrônica de 10kg e parece ser produzido pela 52DZ (www.52DZ-DIY.com). É um kit intermediário e de eletrônica vem o seguinte:

Kit de balança eletrônica

Como acontece na maioria dos kits comprados lá fora ele não vem com manual de instrução. A placa principal da balança é de face simples:

Kit de balança eletrônica

O microcontrolador usado é um STC89C52 (um 8051) e ligado a uma célula de carga marcada com 611N 10Kg 1.0-A por meio de uma placa com o CI HX711 em SMD, já montada. A placa ainda tem um CI 18B20 (medidor de temperatura, um DS1302 (relógio) e uma memória 24C02. 

A placa por baixo:

Kit de balança eletrônica

Soldagem fácil e rápida, já que tem legendas com os códigos dos componentes. Só tomar cuidado quando for montar a rede resistiva de 10k Ohms por causa da posição correta do pino comum. A eletrônica montada fica assim:

Kit de balança eletrônica

A montagem da célula de carga não sei se foi a correta, mas foi a que funcionou:
Kit de balança eletrônica
Como não tem manual de montagem foi o que imaginei que seria. A tampa da caixa fica só em contato com os espaçadores e a célula de carga. Para o teste liguei tudo sem o painel frontal:

Kit de balança eletrônica
O que falta agora é conseguir uns pesos padrão para calibrar o aparelho.

Conserto fone Philips SHB3075 não liga

 fone Philips SHB3075

Ganhei esse fone (Phlips SHB3075) do meu irmão e o problema era que não ligava. A foto acima é dele depois de consertado, durante a colagem dos protetores. Segue o vídeo do conserto:


As proteções são coladas e dão trabalho pra tirar e pra abrir depois:

 fone Philips SHB3075
A plaquinha do lado da bateria é só com trilhas de bypass para os fios:

 fone Philips SHB3075

O fone usa uma bateria de Lítio de 240 mAh. Ele dura até que bastante entre uma carga e outra.

A plaquinha principal, que fica no outro fone:

 fone Philips SHB3075
O problema era o fio do GND desligado. Soldado o fio o fone carregou e passou a funcionar normalmente. Na foto dá pra ver a antena do Bluetooth impressa. Ponto para o projetista da placa que colocou legenda pra todas as conexões da placa.

 fone Philips SHB3075

Conserto mixer Mondial Versatile black

Mixe Mondial Versatile Black com defeito

Correndo pra colocar o blog em sincronismo com o canal...

O mixer daqui de casa parou de funcionar de uma hora pra outra. Como não compensa mandar consertar por causa do baixo custo a solução seria comprar outro. Mas antes, claro, resolvi dar uma olhada pra ver se eu mesmo consertava. Olha o resultado aí no vídeo:



A plaquinha interna do mixer:

Mixer Mondial Versatile Black - placa

Um fusível na entrada e uma ponte de diodos para retificar e mandar DC para o motor. O motor:

Mixer Mondial Versatile Black - motor
O motor é um SR5512S de 127 Vdc. Após medir tudo antes ele se mostrou o problema. Abrindo o motor, com certa dificuldade, encontrei a escova fora. As molas das escovas também não estavam corretas no lugar:

Mixer Mondial Versatile Black - escovas
Depois que ajeitei as molas e as escovas o mixer voltou a funcionar.

Testando um multímetro valvulado BN1050 da Rohde & Schwarz

Multímetro analógico BN1050 R&S

rohde & Schwarz bn1050


Ano passado comprei um lote de equipamentos de testes antigos no ferro velho e, na época, escrevi sobre a aventura. A ideia inicial era salvar os equipamentos da destruição caso ficassem por lá. Fiz alguns vídeos sobre o CP200, do kit de eletrônica digital e o medidor da Philips e só. Alguns acabei repassando pra outras pessoas para desocupar espaço. O que sobrou vou ver se faço uns vídeos, começando por esse multímetro valvulado. É um BN1050 da Rohde & Schwarz, da década de 50 ou 60.

Segue o vídeo


Internamente o aparelho parece estar todo original, a única coisa que parece não ser original é o cabo de alimentação. No lote que ele veio havia mais um BN1050 em estado um pouco pior que estava com o cabo original bem deteriorado. Dá pra ver no post da epoca.

A parte interna está muito bem conservada principalmente pelo fato da caixa ser bem vedada:

rohde & Schwarz bn1050

São só três válvulas nele:

rohde & Schwarz bn1050

A maior é um E80CC (Triodo duplo), a do meio gordinha é uma ZZ1040 (estabilizadora de tensão) e a menorzinha é uma EAA91 (duplo diodo).

No vídeo eu disse que não sabia dos diodos da fonte. Olhando o esquema agora vi que o aparelho tem alguns, quatro formam uma ponte retificadora para a ZZ1040 e um retificador para outra saída do transformador de alimentação. Falando em alimentação, a seleção da tensão de entrada é feita trocando o fusível de lugar:

rohde & Schwarz bn1050

O multímetro está funcionando nas escalas de tensão DC, corrente DC (testei depois de gravar o vídeo) e Resistência. As medidas AC ainda não fiz, mas devem estar funcionando também.

rohde & Schwarz bn1050

Normalmente o procedimento para manter um equipamento dessa idade funcionando é o chamado "recap", onde todos os capacitores eletrolíticos, óleo e de alguns outros tipos específicos são trocados. Como eu liguei e ele parece estar em bom funcionamento prefiro deixar assim mesmo, original.