Conserto e por dentro dos multímetros analógicos FT-360TR e YX-360TR

Multímetros analógicos
Recebi estes dois multímetros analógicos (e outros 3) do Aldeir, seguidor do canal, para fazer uns vídeos tentando recuperar os aparelhos. Segue o vídeo:

São dois multímetros bem parecidos e com circuitos um pouco diferentes do tradicional Sanwa YX-360TR. Como mostrei no vídeo fiz o Kokay YX-360TR está com o galvanômetro sem linearidade e não tentei conserta-lo. Como o Smart FT-360TR estava com o knob da chave quebrada arrisquei e troquei pelo do Kokai e funcionou. Segue uma foto interna dos dois aparelhos:

Multímetros analógicos

Programando um braço robótico com Arduino

Controle Braço Robótico
Comprei este kit de braço robótico ano passado pra brincar, mas só acabei montando há pouco tempo. Segue o vídeo de demonstração do funcionamento e do código:

O controle foi montado numa caixa Patola com o joystick daquela mesa de controle de câmeras que já mostrei aqui no blog e um potenciômetro para a garra:

Controle Braço Robótico
A parte com fita isolante é um buraco que fiz para o joystick e não ficou muito bom. O código fonte para o Arduino está no meu Github. Fiz um pouco diferente dos códigos pra controle deste tipo de braço que se encontra por aí. 

O braço normalmente vem em kit desmontado e praticamente todo site e canal de Arduino ou Eletrônica já fez algo sobre ele. O kit é facilmente encontrado em lojas online e tem versões em acrílico e em MDF, com e sem os servos.

Consertando um micro System Philips

Philips AZ2425
Um conserto rápido que fiz aqui, segue o vídeo:

O aparelho era um micro-system Philips modelo AZ2425 e não estava ligando quando conectado na tomada. Como mostrei no vídeo o fio de entrada do transformador em 127V estava soldo ou mal conectado - olhando melhor agora é a segunda opção. Aparentemente já havia passado por manutenção na placa da fonte e a solda devia ter algum problema.

O outro defeito era o clássico da correia arrebentada no tape deck. Trocada a correia o aparelho voltou a funcionar. Aqui descobri que está difícil encontrar correias pra comprar. Tive que apelar pra compra de um kit de 50 correias pela internet e esperar uma semana pra chegar e concluir o conserto - e o vídeo...

Neste post não tem fotos internas do aparelho, esqueci de tirar e acabei devolvendo o micro system pra dona.